28 de janeiro de 2021,
12:16
Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, 27, a pasta chefiada pelo general Fernando Azevedo e Silva afirmou que o contingente militar é "predominantemente jovem, o que pode aumentar as quantidades consumidas" (Foto: Reprodução)
OMinistério da Defesa justificou que a compra de altas quantidades de leite condensado para as Forças Armadas se dá pelo "potencial energético" do item na alimentação de 370 mil homens e mulheres que realizam refeições em 1,6 mil instalações militares em todo o País. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, 27, a pasta chefiada pelo general Fernando Azevedo e Silva afirmou que o contingente militar é "predominantemente jovem, o que pode aumentar as quantidades consumidas".
"O leite condensado é um dos itens que compõem a alimentação por seu potencial energético. Eventualmente, pode ser usado em substituição ao leite. Ressalta-se que a conservação do produto é superior à do leite fresco, que demanda armazenamento e transporte protegido de altas temperaturas", diz a nota.
Em 2020, o governo federal gastou cerca de R$ 15,6 milhões com leite condensado. Os dados estão no painel de compras do governo, ligado ao Ministério da Economia, e foram apresentados em reportagem publicada pelo portal Metrópoles.
O Ministério da Defesa é o órgão que mais comprou leite condensado no ano. A despesa despertou uma série de críticas nas redes sociais e cobrança de explicações por parte de integrantes da oposição.
A nota da Defesa também justificou o gasto de R$ 2,2 milhões com chicletes pelo governo federal. De acordo com a pasta, "o produto ajuda na higiene bucal das tropas, quando na impossibilidade de escovação apropriada, como também é utilizado para aliviar as variações de pressão durante a atividade aérea".
O comunicado acrescenta que os valores são todos compatíveis com as missões e tarefas desempenhadas. Além disso, ressaltou que considera um gasto de R$ 9,00 por dia, por militar. O valor não é reajustado desde 2017.
"As Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens", frisa o texto.
Após a repercussão das compras, publicações nas redes sociais passaram a distorcer o levantamento do Metrópoles, atribuindo toda a compra dos itens alimentícios ao presidente Jair Bolsonaro. O R$ 1,8 bilhão gasto com alimentos diz respeito a todo o governo federal, incluindo atividades voltadas à educação e a programas sociais dos ministérios.
Xingamento
Em discurso nesta quarta-feira, Bolsonaro atacou a imprensa por revelar os gastos do seu governo. "Quando vejo a imprensa me atacar dizendo que comprei 2 milhões e meio de latas de leite condensado, vai pra p*** que o pariu, imprensa de m****! É pra enfiar no r*** de vocês da imprensa essas latas de leite condensado", vociferou
Leia mais...
27 de janeiro de 2021,
15:32
(Foto: Reprodução)
*Por Gervásio Lima -
A crítica construtiva é altamente positiva, é uma oportunidade de reconhecer erros e, consequentemente, de poder consertar a tempo o que venha está errado. É um tipo de conselho gratuito, um aviso quanto ao que cabe fazer. A crítica construtiva serve para que se analise e modifique determinados comportamentos que inevitavelmente podem prejudicar o rumo de uma história.
“Quem avisa, amigo é”, diz o dito popular para definir aquele que previne alguém sobre algo prejudicial a ser evitado. Quando se refere à administração pública, quem avisa pode ser amigo duas vezes; da própria entidade pública e da população. Quando o receptor do 'aviso' é provido de humildade e principalmente de boas intenções a chance de aceitar a intervenção é praticamente certa, mas se a birra sobrepor a racionalidade o prejuízo será coletivo.
Na administração pública o gestor deve estar atento ao quanto a sua equipe está atualizada e capacitada para prestar os serviços. Se estiver mal preparada, o serviço será provavelmente de baixa qualidade. Excesso de improvisações, desperdício de tempo e recursos geram resultados pouco significativos e consequentemente insatisfações. É importante sempre lembrar que a relação entre sociedade e serviços define a direção, o sentido e o papel de uma gestão.
Os feedbacks que se recebe, aquele famoso “toque” que alguém, geralmente próximo, dá, já são motivos para deixar a 'orelha em pé', ou seja, ficar atento e esperto. São formas de ajudar a perceber qual a atividade que não está sendo realizada da melhor maneira e quais serão as consequências na opção escolhida.
Considerar opiniões, conselhos e avisos como sinônimos destrutivos é do comportamento típico do déspota; dos que pregam o egoísmo, a arrogância e o orgulho como suas verdades absolutas, desprovidos da capacidade de conviver em sociedade, quiçá, de exercer funções deliberativas e executivas.
Finalizando, para lidar com a crítica de uma forma mais receptiva precisa apenas ser grato àquele que está tentando auxiliar, compreender e não se considerar ofendido; para que continue sendo ajudado.
*Jornalista e historiador
Leia mais...
27 de janeiro de 2021,
12:56
Pesquisadores da Universidade Yale, EUA, explicaram por que os homens morrem 1,7 vez mais frequentemente de COVID-19 que as mulheres (Foto: Reprodução)
A diferença na mortalidade da COVID-19 entre homens e mulheres é observada em quase todos os países que têm dados divididos por gênero. Além dos fatores dos papéis sociais e comportamentais de gêneros, os mecanismos biológicos também influenciam a mortalidade deferente entre homens e mulheres, segundo estudo publicado na revista Science.
Infecção por agentes patogénicos resulta em respostas imunes diferentes, dependendo do gênero do infectado. O sexo masculino está mais associado a respostas imunes mais baixas e maior suscetibilidade e/ou vulnerabilidade a infecções.
Hormônios desempenham papel crucial na predisposição para complicações de doenças. Nas mulheres, o estrogênio pode bloquear o receptor ACE2, que o vírus SARS-CoV-2 usa para entrar no corpo. Já nos homens, o andrógeno, ao contrário, facilita a entrada da infecção, de acordo com cientistas.
Além disso, foi revelado que um dos fatores importantes é a presença em mulheres de dois cromossomos X possuidores de genes-chave por regularem a resposta do sistema imunológico. Em alguns casos, ambos os cromossomos X podem ativar simultaneamente o sistema imunológico congênito e identificar agentes patogênicos em estádios iniciais de infecção.
Homens de 60 anos de idade em geral podem começar a perder a capacidade de formar a resposta imune inicial contra o coronavírus. Em vez da resposta imune, no corpo dos homens surge uma exagerada reação compensatória, que causa inflamação grave e tempestade de citocinas, que são responsáveis pelos casos graves da COVID-19.
Brasil já registrou 8.933.356 casos, 218.878 mortes e 7.930.380 pacientes recuperados da COVID-19. No mundo há 100.371.303 casos confirmados, 2.160.562 óbitos e 55.532.629 pacientes recuperados do coronavírus.
Leia mais...
27 de janeiro de 2021,
09:04
Progenitor suspeitava de que não seria o pai das crianças e pediu um teste de paternidade. As conclusões surpreenderam todos (Foto: Reprodução)
Investigadores da Colômbia identificaram um estranho caso de gêmeos filhos de pais diferentes. Tudo começou quando o progenitor duvidou de que seria o pai das crianças e pediu um teste de paternidade para esclarecer a questão. O resultado apontou que apenas era pai de um deles.
O caso começou, conta o ABC, em agosto de 2018 quando o pedido do teste aos dois meninos chegou ao Grupo de Genética de Poblaciones e Identificación de la Universidad Nacional de Colombia.
Um comunicado da agência de notícias do Instituto revelou, agora, que os exames evidenciaram que o homem "coincidia com o perfil genético de apenas um deles", ou seja, "para o outro havia exclusão da paternidade".
Ter gêmeos de pais diferentes é possível (mas raro) devido a um fenômeno chamado superfecundação heteropaternal. Este acontece quando um segundo óvulo, libertado durante o mesmo ciclo menstrual, é fertilizado por um espermatozóide de um homem diferente, em relações sexuais distintas.
Leia mais...
26 de janeiro de 2021,
17:39
Manifestantes durante ato contra medidas de lockdown em Amsterdã, Países Baixos, 24 de janeiro de 2021 (Foto: REUTERS / EVA PLEVIER)
O governo dos Países Baixos não suspenderá o toque de recolher imposto na país por causa de "poucos idiotas", disse o ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, após protestos em massa na nação europeia.
O toque de recolher está em vigor no país desde o dia 23 de janeiro.
"Não vamos capitular diante de poucos idiotas", disse Hoekstra, nesta terça-feira (26). em um comentário sobre se o governo estava considerando suspender o toque de recolher em meio aos protestos, conforme noticiado pela emissora holandesa NOS.
0 pessoas em uma terceira noite de distúrbios em várias cidades, onde grupos de rebeldes atearam fogo, jogaram pedras e saquearam lojas, na onda de violência desencadeada pelo toque de recolher.
Os Países Baixos estão em lockdown desde o dia 15 de dezembro de 2020. Todas as lojas não essenciais estão fechadas, junto com restaurantes, lanchonetes, teatros, museus, academias, piscinas, salões de beleza e cassinos. As escolas mudaram para o ensino a distância em 16 de dezembro.
As pessoas reagiram ao toque de recolher e à extensão do lockdown até 9 de fevereiro tomando as ruas no último fim de semana. Protestos violentos explodiram em todo o país, com epicentro em Amsterdã.
Em algumas cidades, como Haarlem e Roterdã, a polícia reprimiu os manifestantes, disparando gás lacrimogêneo e usando canhões de água. Conflitos entre manifestantes e policiais também ocorreram nas cidades de Amersfoort e 's-Hertogenbosch.
Leia mais...
26 de janeiro de 2021,
17:34
É uma prática saudável e útil onde a pessoa desenvolve um auto-diálogo interior (Foto: Reprodução)
Falar sozinho é mais comum do que se pensa. E não vamos negar: é engraçado quando vemos alguém falando consigo mesmo à frente do espelho ou na cozinha, criando uma conversa totalmente fictícia.
Segundo a abc, as conversas em voz alta consigo mesmas são chamadas de solilóquios e são uma forma que o ser humano tem de organizar os seus pensamentos e emoções, e embora não seja uma prática que todos realizamos, é utilizada quando queremos nos motivar, acalmar ou nos prepararmos para um discurso ou uma apresentação que acontecerá em breve.
A psicóloga Patricia Rosillo afirma que, por si só, não é considerado negativo, "a menos que faça parte de um distúrbio psicológico como delírios, transtorno psicótico etc.", e afirma que esse comportamento "nos ajuda a ordenar as nossas ideias", pensamentos e emoções, recordar coisas, entre outros.
Leia mais...
Baner-Pimenta-Caseira-CURVA-1
26 de janeiro de 2021,
10:19
Pastor evangélico Christian André Souza é assassinado na porta de casa em Itueta; testemunhas afirmam que o pastor vinha sofrendo ameaças (Foto: Reprodução/Facebook)
Religioso morava ao lado da igreja e foi para casa após o culto. Logo depois, um homem chamou pelo pastor e o atingiu com seis disparos
Um pastor evangélico foi assassinado na porta de casa, logo após encerrar um culto, na noite desse domingo (24) em Itueta, na região do Rio Doce, interior de Minas Gerais. Segundo registro policial, Christian André Souza, de 40 anos, levou seis tiros de um homem que foi até a sua casa para cometer o crime. Testemunhas afirmam que o pastor vinha sofrendo ameaças.
De acordo com a Polícia Militar (PM), por volta das 20h50, o pastor foi para casa junto à família após a celebração religiosa. Ele morava ao lado da igreja. Em seguida, um homem parou com uma moto em frente à residência, se identificou pelo nome de "Júlio" e perguntou se Christian estava em casa.
A esposa disse que sim e entrou para chamar o pastor. Quando o religioso foi até o portão, o homem sacou uma arma de fogo e atirou contra a vítima, fugindo logo depois. A vítima foi socorrida por uma ambulância e levado ao Hospital de Pronto Socorro da cidade de Resplendor, mas não resistiu.
Todas as informações levantadas estão sendo apuradas pela Polícia Civil para descobrir a autoria e motivação do crime. A PM, através de imagens de câmeras de segurança, localizou a motocicleta do suspeito em alguns lugares, mas ainda não encontrou o homem.
Mitsubishi Pajero Sport - A New Legend
Saiba Mais
PublicidadeMitsubishi Motors
O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Governador Valadares, também na região do Rio Doce.
Ameaças
Pessoas que frequentaram o último culto na primeira Igreja Batista de Itueta disseram à PM que, durante a pregação, o pastor afirmou que 2020 havia "sido muito difícil", porque ele havia sofrido algumas ameaças. Ainda segundo testemunhas, ele teve uma discussão com um inquilino de um apartamento na região metropolitana de Belo Horizonte.
Além disso, a polícia tem informações de que o religioso foi testemunha contra um homem suspeito de ter abusado sexualmente da filha. Esse homem foi preso, mas acabou sendo solto, e desapareceu pouco tempo depois. Ainda segundo relatos, os familiares da pessoa em questão culpavam Christian pelo seu sumiço.
Leia mais...
26 de janeiro de 2021,
10:12
As unidades foram apreendidas em uma rede de supermercados em Recife e em João Pessoa (PB), informa o ministério (Foto: Reprodução)
O Ministério da Agricultura descartou 41.300 garrafas, de 500 ml cada, de azeite de oliva adulteradas. A destruição dos produtos ocorreu na última sexta-feira (22) em Recife (PE). As unidades foram apreendidas em uma rede de supermercados em Recife e em João Pessoa (PB), informa o ministério.
Análises feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul constataram mistura de óleo de soja, corantes e aromatizantes, ou seja, não se tratava de azeite de oliva. O produto era das marcas Oliveiras do Conde e Olivais do Porto, que já tinham sido autuadas pelo Ministério em processos anteriores.
O líquido apreendido foi encaminhado para uma empresa autorizada a fabricar óleo automotivo. As garrafas e tampas serão recicladas.
O processo resultou na aplicação de multas no valor de R$ 446 mil. Os responsáveis (embaladores) pelas marcas não foram encontrados. Desta forma, as multas foram lavradas contra WMS Supermercados do Brasil, que tem o Big Bompreço e Maxx, por ter responsabilidade solidária pela mercadoria comercializada, conforme Decreto 6.268/2007, que regulamenta a Lei 9.972/2000.
O pagamento das multas não foi efetuado e o processo foi enviado à Procuradoria da Fazenda para inscrição na Dívida Ativa da União.
Leia mais...
25 de janeiro de 2021,
22:20
As empresas precisam conseguir uma autorização para importação e para uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
O governo de Jair Bolsonaro enviou uma carta à farmacêutica inglesa AstraZeneca na qual dá aval para que empresas privadas brasileiras possam adquirir um lote de 33 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 desde que metade do lote seja doado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A carta foi encaminhada na sexta-feira, 22, e é assinada pelos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e José Levi (Advocacia-Geral da União), além de Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.O documento foi revelado pelo jornal O Globo.
O governo federal elencou condições para as empresas, que não poderão comercializar os imunizantes e deverão aplicá-los de graça em seus funcionários. Além disso, deve haver um sistema de rastreamento das vacinas.
As empresas precisam conseguir uma autorização para importação e para uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As empresas negociam as doses por US$ 23,79, valor muito acima da média no mercado.
Com a medida, as empresas poderão vacinar funcionários antes de o SUS concluir a imunização de idosos.
Leia mais...
25 de janeiro de 2021,
22:08
Frente Nacional de Prefeitos se manifesta com preocupação sobre a posição do governo federal de esvaziar o papel dos municípios no cadastramento de beneficiários de programas sociais ao adotar uso de aplicativo (Foto: Reprodução)
Em nota publicada nesta segunda-feira (25/1), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) afirma ter recebido com “enorme preocupação” a informação publicada pelo portal UOL de que o governo federal pretende reduzir papel de municípios ao adotar aplicativo para cortar os custos do Bolsa Família. A FNP destacou que a medida é inoportuna no contexto atual do país e que “a prioridade de todos deveria ser enfrentar a pandemia da covid-19 e vacinar, o mais rapidamente possível, a população”.
A FNP se posiciona em defesa dos programas sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), apontado pela frente como “porta de entrada” dos programas sociais. Segundo a FNP, “trocar esse atendimento pessoal e profissional por uma ferramenta tecnológica é retirar humanidade de uma ação do Estado”.
A frente de prefeitos argumenta que são nos CRAS que cenários de violência e problemas de saúde são percebidos e encaminhados. Além disso, pontua que os serviços desses centros também promovem o empreendedorismo, auxiliam no ingresso ou retorno ao mercado de trabalho, identificam e promovem acesso a cestas básicas, acompanham a frequência escolar, entre outros benefícios.
“Prefeitas e prefeitos pedem, mais uma vez, diálogo federativo e reconsideração neste tema. Evidentemente apoiam aprimoramentos na gestão, prevenção e combate a fraudes nos serviços públicos. Para isso apostam também na modernização e no uso de ferramentas eletrônicas. No entanto, repudiam com veemência a substituição do atendimento humanizado pelo robotizado”, finaliza o ofício assinado pela FNP.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Leia mais...
25 de janeiro de 2021,
13:18
O caso aconteceu em Espanha. Entenda a história! (Foto: Reprodução)
Familiares ficaram destroçados quando receberam a notícia de que Rogelia Blanco tinha falecido, vítima de Covid-19, e o funeral realizou-se no dia seguinte, mas 10 dias depois ficaram chocados ao ver que, afinal, a mulher de 85 anos estava viva.
De acordo com o Daisy Mail, Rogelia foi transferida da residência San Bartolomeu de Xove, no norte da Espanha, no dia 29 de dezembro, para receber tratamento após ter testado positivo para o novo coronavírus. Posteriormente, a família foi informada de que a mulher tinha morrido no dia 13 de janeiro.
O funeral ocorreu no dia seguinte, mas os familiares não puderam estar presentes devido às regras da pandemia. Foi então que 10 dias depois, Rogelia apareceu no lar onde também está o marido, Ramon Blanco, deixando todos de boca aberta. "Eu não conseguia acreditar. Eu chorava após a morte da minha esposa", disse Ramon ao jornal local La Voz de Galicia.
Mas afinal o que aconteceu? Um porta-voz da Fundação San Rosendo, que faz parte da administração do lar, explicou que a confusão ocorreu quando as mulheres pra transferidas. "Um erro de identificação durante o processo de transferência de Xove para Pereiro de Aguiar levou à morte de uma delas tendo sido certificada no dia 13 de janeiro, embora a identidade tenha sido atribuída erroneamente', disse.
O erro fez com que a outra família fosse informada que a mulher estava viva e iria voltar para casa, mas na verdade estava morta há 10 dias. "Disseram-me que ela estava curada, viajei para a ver e quando cheguei descobri que ela estava morta há dez dias", disse o irmão ao jornal da Galiza.
Leia mais...
24 de janeiro de 2021,
21:35
MEC e Inep apresentam balanço do número de estudantes que realizaram a prova, realizado neste domingo (24) (Foto: Reprodução)
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, apresentou um balanço do segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (24) em uma coletiva de imprensa em Brasília.
"Tudo correu com tranquilidade, sem complicações", afirmou Lopes. A abstenção neste segundo domingo foi de 55,3% — 2,4 milhões de estudantes realizaram a prova neste domingo, segundo o Inep.
Ainda, de acordo com o presidente do Inep, mais de 13 mil estudantes já tiveram pedido aceito para fazer a reaplicação da prova devido a doença infectocontagiosa. Os demais estudantes devem acessar o sistema amanhã para fazer o pedido de reaplicação.
Alexandre Lopes destaca que na dúvida o estudante deve pedir a reaplicação do exame e o Inep vai decidir se vai deferir ou não.
Estudantes que não puderam fazer a prova devido a superlotação de salas, o que segundo dados preliminares do Inep ocorreu em 37 escolas, os estudantes podem refazer a reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, afirmou que o exame transcorreu da "melhor forma possível do ponto de vista da segurança."
Para esta edição do Enem, 5,7 milhões de estudantes se inscreveram, mas apenas 2,8 milhões participaram do primeiro dia de prova, no domingo passado (17). O exame, realizado em meio a pandemia de coronavírus, teve índice de abstenção de 51,5% —maior da história. O recorde até então havia sido em 2009, quando 37,7% dos inscritos não realizaram as provas.
Calendário
Os estudantes que optaram pelo Enem Digital deverão fazer as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep, 96 mil candidatos inscritos deverão ir até o local de prova para responder as questões em um computador. A redação deverá ser entregue em papel.
Para os candidatos que tiveram algum problema de logística ou aquelas que tiveram covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, as provas serão reaplicadas no dias 23 e 24 de fevereiro. Neste período, os estudantes do Amazonas também realizarão o exame, que foi adiado devido ao estado de calamidade pública decretado no estado.
O resultado das notas do Enem será divulgado no dia 29 de março.
Ainda na UFRJ, estudantes protestaram contra a política de educação do governo. No cartaz é possível ler a seguinte mensagem: "Queremos um Enem justo! Que nenhum estudante tenha seu ingresso na faculdade prejudicado pela crise da covid-19".
Foto: josé Lucena / Folhapress
Leia mais...