Bahia dá início à contagem regressiva para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027

24 de junho de 2026, 11:42

Evento no Dique do Tororó marca os 365 dias para o torneio e reúne esporte, cultura, memória e protagonismo feminino (Foto: Feijão Almeida)

Enquanto a bola rola na Copa do Mundo 2026, a Bahia já prepara a próxima grande jogada: daqui a um ano, as mulheres estarão no centro do campo. Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado deu o pontapé inicial na contagem regressiva de 365 dias para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027, em evento realizado no Dique do Tororó, em Salvador. “Foi com muita alegria que a Bahia disputou e venceu como estado-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A seleção masculina está jogando, e a gente está trabalhando de domingo a domingo. São várias secretarias do Governo da Bahia envolvidas nesse processo”, destacou Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O marco da celebração foi a inauguração de uma placa comemorativa dos 365 dias para a abertura da competição, instalada ao lado do monumento em formato de berimbau. A programação incluiu também a entrega da revitalização do monumento, repaginado com as cores da Copa, preservando a homenagem a Moa do Katendê, mestre de capoeira Angola e referência da cultura popular baiana; além de um receptivo especial com as baianas. O ato conectou a preparação para o maior torneio do futebol feminino do planeta à memória e à identidade cultural da Bahia. A contagem regressiva deverá impulsionar a promoção da Bahia no mercado internacional do turismo esportivo, estimular o comércio e os serviços e contribuir para a atração de eventos e negócios ligados à competição. No campo social, o planejamento busca incentivar a prática do futebol feminino nas comunidades e ampliar o protagonismo das mulheres no esporte e na cultura. Atletas do futebol feminino baiano participaram da celebração, como Iara Pereira, de 51 anos, jogadora e fundadora do time Remo, da Península Itapagipana de Salvador. O time, por diversas vezes, foi campeão baiano de fut7 e de outras modalidades. “É uma emoção muito grande viver este momento e lembrar da luta das pioneiras do futebol feminino, que durante muito tempo foram impedidas de jogar. Hoje, além de ocuparmos esses espaços, estamos ajudando outras mulheres e meninas a fazerem o mesmo, dentro e fora de campo. A Copa Loreta Valadares e o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, têm sido fundamentais para ampliar oportunidades e dar melhores condições às atletas”, disse Iara. Primeira Copa do Mundo Feminina no Brasil A edição de 2027 será a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino realizada no Brasil e no continente sul-americano. Salvador estará entre as cidades-sede da competição, ao lado de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A preparação da Bahia está sendo organizada de forma transversal por meio do programa Elas em Campo, envolvendo diferentes áreas do Governo do Estado. Mobilidade urbana, turismo, cultura, captação de grandes eventos, ambiente de negócios e políticas para as mulheres integram o planejamento para receber atletas, delegações, torcedores e visitantes e, principalmente, ampliar os benefícios da competição para a população. A infraestrutura existente e em expansão, com equipamentos como metrô e VLT, soma-se às iniciativas de promoção turística, atividades culturais, rodadas de negócios e ações voltadas para o público feminino. Para a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Patrícia Barreto, a Copa será uma oportunidade para que mais mulheres protagonizem e se beneficiem dos impactos sociais e econômicos desse grande evento. “É um momento histórico, que reconhece a trajetória de mulheres e meninas que lutaram para conquistar espaço no futebol e em tantos outros ambientes. A realização da competição fortalece as políticas de equidade de gênero no nosso estado e reafirma o compromisso de garantir que as mulheres estejam em todos os espaços que desejarem ocupar”. Repórter: Simônica Capistrano, com informações da Ascom/Sudesb

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Ciclista usa rede social para reclamar de abandono da orla da Boca do Rio

24 de junho de 2026, 11:28

Orla da Boca do Rio (Foto: Reproduçã/Redes Sociais)

A insatisfação do povo de Salvador com o prefeito Bruno Reis se generaliza por toda cidade. Na tarde de ontem (23), um ciclista usou o Instagram para reclamar do estado de abandono da orla da Boca do Rio. Dizendo-se eleitor de Bruno Reis que passou os festejos juninos, ao lado de ACM Neto, em Cruz das Almas, o cidadão ciclista cobrou providências, informando que, na localidade, já existem até barracos armados para abrigar “sabe-se lá quem” sem nenhuma fiscalização municipal. Para o ex-deputado estadual Marcelino Galo, se o prefeito Bruno Reis está pensando em virar cantor depois do fiasco do atual mandato, as imagens nas redes sociais da participação dele, com Neto, em karaokê em Cruz das Almas o desaprovam completamente. “O mesmo vale para ACM Neto, que, depois da derrota em outubro, não terá nem mais a consultoria milionária do Banco Master, liquidado pelo Banco Central”, diz o petista.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Teatro Castro Alves é reaberto com padrão internacional e preservação do patrimônio cultural

24 de junho de 2026, 11:19

Acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade são pilares do Teatro da Bahia (Foto: Manuel Sá)

O Teatro Castro Alves (TCA), que retoma seu funcionamento no dia 1º de julho, volta a integrar a lista de teatros mais importantes do país, dessa vez em um patamar mais elevado com estrutura que segue padrões internacionais e elementos que evidenciam, simultaneamente, modernização e preservação das características históricas do prédio.  Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2014, como importante exemplar da arquitetura brasileira do século XX, a reforma do TCA foi pautada por  cinco eixos: acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. Todos os eixos se relacionam com parâmetros técnicos de preservação e as intervenções feitas durante as obras foram vinculadas à obrigatoriedade de manter características arquitetônicas que fundamentaram a proteção histórica. “A reforma e o restauro de patrimônios exigem a conciliação entre a preservação dos valores estéticos e históricos com a atualização funcional e tecnológica exigida nos dias de hoje. Além da memória que o espaço físico carrega, trabalhamos com grande respeito à carga simbólica de um equipamento referencial da arte e cultura brasileira”, explicou o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro.  “Entregaremos um teatro que pode ser considerado o mais moderno do Brasil, com muitos elementos novos, ao mesmo tempo que preserva a excelência que marca quase 60 anos de história”, acrescentou.  Neste sentido, as obras do TCA tiveram especial atenção com a memória e significado da edificação para a cultura nacional. Do ponto de vista da preservação do patrimônio, destacam-se ações que seguem parâmetros técnicos e princípios relacionados à preservação do patrimônio material.  Restauro das fachadas com superfícies em pastilha e em concreto aparente;  Restauração das poltronas da plateia da sala principal; Restauração das superfícies de mármore do Foyer. A sustentabilidade foi também um elemento diferencial da obra, que englobou um conjunto de práticas voltada a otimizar o uso de recursos. Todo o madeiramento retirado da sala principal foi guardado e, parte dele, reutilizado em diversos espaços do teatro com o melhor aproveitamento possível.  A captação de águas pluviais foi feita no edifício principal, com a finalidade de armazenar em reservatório para uso no sistema de limpeza em áreas externas e na manutenção dos jardins. Além disso, houve substituição da iluminação por lâmpadas de LED, que consomem menos energia que as lâmpadas convencionais.   “Ao combinar preservação histórica, inovação tecnológica, acessibilidade e sustentabilidade, o TCA reafirma sua vocação como espaço de excelência para a criação, formação e difusão das artes, preparado para dialogar com os desafios e as demandas do nosso tempo, sem abrir mão da identidade que o tornou um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira. Trata-se da renovação de um patrimônio que atravessa gerações e ocupa um lugar central na memória afetiva, artística e cultural da Bahia e do Brasil”, explica Sara Prado, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).  O TCA será reaberto com estrutura requalificada em funcionamento e seguirá até o final do ano em uma fase de operação teste, período tecnicamente chamado de "operação assistida". Em obras de equipamentos teatrais, sobretudo de grandes proporções como as do TCA, esta é uma etapa que compõe a sequência de eventos necessários ao pleno funcionamento do edifício. Nesta fase, são realizados ajustes técnicos e alinhamentos operacionais essenciais, que não impedem a realização de programação artística e das ações previstas após sua reabertura.  A volta do TCA é resultado do compromisso do Governo da Bahia e do governador Jerônimo Rodrigues com a preservação e modernização do mais importante equipamento cultural do Nordeste e Norte do Brasil.  Ascom Secult-BA

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Revista Piauí relata repasses milionários, festas com prostitutas russas e presença de ACM Neto em mansão de Daniel Vorcaro

24 de junho de 2026, 11:11

Conexão Trancoso: Piauí relata repasses milionários, festas com prostitutas russas e presença de ACM Neto em mansão de Daniel Vorcaro (Foto: Reprodução)

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto *No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras extravagâncias das festas infinitas de Daniel Vorcaro, o homem acusado de enriquecer com o dinheiro finito dos aposentados* lançou novos holofotes sobre as relações entre o empresário Daniel Vorcaro e figuras conhecidas da política nacional. Entre os nomes mencionados está o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo a Piauí, empresas ligadas ao político receberam mais de R$ 5 milhões em consultorias e repasses atribuídos a Vorcaro. A reportagem também afirma que ACM Neto esteve entre os frequentadores da propriedade do empresário em Trancoso, no sul da Bahia, cenário descrito pela revista como palco de festas luxuosas, voos particulares, hospedagens exclusivas, produtos importados e presença de prostitutas russas, para as quais teriam sido contratados tradutores. Segundo a publicação, ACM Neto tentou inicialmente evitar que seu nome fosse incluído na matéria. Depois, em manifestação enviada à revista, confirmou que esteve na propriedade de Vorcaro. O caso amplia o debate sobre as relações mantidas por Vorcaro com nomes da política e do empresariado, em meio às investigações que envolvem o Banco Master e seus negócios.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Ponte Salvador-Itaparica: plataforma provisória é solução inovadora

19 de junho de 2026, 14:16

(Foto: Divulgação)

Equipamento funcionará como um ‘andaime’ de apoio, transportando insumos, equipamentos e trabalhadores Tirar da prancheta o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, com 12,4 km de extensão sobre o mar da Baía de Todos-os-Santos (BTS), não é tarefa para amadores. A construção do equipamento, de tecnologia chinesa, tem previsão para começar no início de junho e o primeiro passo será a edificação de uma Plataforma Linear Provisória (PLP) – tal qual um andaime –, que servirá para o transporte de trabalhadores, insumos e equipamentos. As 800 toneladas de materiais que aportaram em Salvador, na segunda-feira (18), a bordo de um navio vindo da China, serão utilizadas para construir a plataforma de trabalho, que deve ser finalizada em um ano e meio. A PLP é uma solução inovadora em engenharia no Brasil e sua função é estabelecer uma base estável. O secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, destaca que a plataforma será essencial para dar mais segurança e eficiência às obras e funcionará como uma base de apoio ao longo da BTS. “Com a PLP, vamos organizar melhor a operação, dar mais previsibilidade ao cronograma e reduzir em quase 70% o número de embarcações circulando na Baía durante a construção. E teremos ganhos ambientais importantes, com um controle mais eficiente da coleta e do descarte dos resíduos gerados na construção”, enfatiza o secretário. A PLP será construída paralela ao traçado da futura Ponte Salvador–Ilha de Itaparica e terá extensão total de aproximadamente 11,2 Km. A edificação da estrutura será dividida em duas fases, iniciando em Itaparica e depois na margem de Salvador. Na sequência, as frentes irão convergindo progressivamente, até chegarem ao eixo central da ponte. “Construções como a da ponte Salvador-Itaparica têm sido executadas com balsas, carregando pessoal, equipamentos e materiais, mas ficam suscetíveis a ondas e à variação das marés. Com a plataforma provisória, o transporte pode se dar a qualquer momento e nas mesmas condições de segurança, durante todo o período de execução das obras”, assegura o superintendente de Projetos e Engenharia da SVPonte, Ubaldo Brito. Segurança A construção da ponte ocorrerá em área de mar aberto na BTS, sujeita a condições ambientais adversas, tais como ventos, correntes, variações de maré e ondas. A adoção da utilização da PLP apresenta vantagens significativas não apenas sob os aspectos de segurança operacional, gestão ambiental e eficiência logística, mas também se configura como uma solução técnica ambientalmente responsável. A plataforma temporária é capaz de suportar equipamentos de grande porte e máquinas pesadas, fornecendo uma base de trabalho ideal para atividades de alta precisão e, por não estar sujeita a interferências de fatores ambientais como marés, ondulações e velocidade do vento, assegura a continuidade das atividades construtivas e contribui diretamente para redução do prazo total de obra. Além disso, irá otimizar a execução das fundações e superestrutura da ponte permitindo maior eficiência na execução e reduzindo os riscos de obras no ambiente marinho. No mundo A maior ponte do mundo construída sobre lâmina d’água é a Danyang-Kunshan Grand Bridge, na província de Jiangsu, na China, com 164,8 km de extensão. Além dessa, o país asiático possui mais nove equipamentos do gênero: Tianjin Grand Bridge (113,7 km); Cangde Bridge (105,8 km); Weinan Weihe Bridge (79,7 km); Hong-Kong-Zhuhai-Macau (55 km); Beijing Grand Bridge (48,1 km); Hangzhou Bay Bridge (36 km);  Runyang Bridge (35,6 km); Donghai Bridge (32,5 km); e Jiaozhou Bay Bridge (26,7 km). Marcia Gomes

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

UMBURANAS: Trecho entre o distrito de Delfino e Lagoinha receberá pavimentação asfáltica

19 de junho de 2026, 14:06

(Foto: DOE)

O Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) desta sexta-feira (19), publicou o Resumo de Acordo Consorcial para a pavimentação asfáltica entre o distrito de Delfino e o povoado Lagoinha, em Umburanas. O trecho de mais de 5 quilômetros promete encerrar os transtornos na região e garantir mais qualidade de vida, mobilidade e segurança para a população local. A oficialização da obra representa um marco para o município, pois o escoamento da produção agropecuária e o trânsito de moradores deixarão de sofrer com as condições precárias de terra batida, especialmente no período de chuvas. Com a nova estrada, o deslocamento que antes exigia tempo e esforço será feito de forma rápida e segura, integrando os povoados à malha rodoviária pavimentada com maior fluidez. O acordo, celebrado com o consórcio do Piemonte da Diamantina, demonstra o esforço conjunto do Governo do Estado da Bahia e da administração municipal para garantir infraestrutura básica à zona rural. A pavimentação também facilita o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação. “Esta tão sonhada pavimentação asfáltica beneficiará diretamente os moradores de Delfino e Lagoinha com melhor trafegabilidade, segurança viária e redução drástica no tempo de deslocamento até a sede do município. Só temos a agradecer ao Governo da Bahia, na pessoa do governador Jerônimo por mais uma importante obra que chega em nosso município”, comemora o prefeito de Umburanas, Fabrício Lopes.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Pablo Piauhy recebe mais uma vez o título de “Vereador Destaque” e reafirma compromisso com o município de Caém

19 de junho de 2026, 13:35

O trabalho parlamentar do vereador Pablo Piauhy é premiado mais uma vez (Foto: Reprodução)

O trabalho legislativo e social desenvolvido pelo vereador Pablo Piauhy foi reconhecido mais uma vez. O parlamentar foi homenageado com o Prêmio Vereador Destaque pela Empresa Vox Podium Desde 2019, ano que iniciou a coleta de informações acerca da produção legislativa das câmaras do Piemonte da Diamantina, Pablo Piauhy vem sendo escolhido sucessivamente como 'Vereador Destaque' em Caém. A premiação tem como objetivo avaliar e reconhecer os representantes políticos que se destacam pelo volume de trabalho, transparência, respeito à população e, principalmente, pelos serviços prestados à comunidade. Para Pablo, o novo troféu é um reflexo direto da dedicação constante ao município. "Receber este prêmio mais uma vez é a prova de que estamos no caminho certo. Nosso mandato sempre esteve aberto para ouvir os anseios da população, lutando por melhorias nas áreas como saúde, infraestrutura, agricultura e educação. Esse reconhecimento não é só meu, é de toda a nossa gente", destacou o parlamentar. Durante o atual mandato, o vereador tem sido autor de importantes projetos e indicações que buscam facilitar o dia a dia dos cidadãos O Advogado Pablo Piauhy, que está em seu quinto mandato, tem se destacado na apresentação de proposituras consideradas importantes para o Município e exercido com reconhecida experiência e grande competência, diversos cargos de liderança no Poder Legislativo caenense. Com mais essa conquista, Pablo reforça seu compromisso com a transparência e com a representatividade, prometendo manter o ritmo de trabalho e a fiscalização ativa das demandas municipais.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Formatura de 1.441 novos policiais militares fortalece segurança pública na Bahia

19 de junho de 2026, 12:23

Durante a cerimônia foram entregues três aeronaves e diversos equipamentos que ampliam a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em 14 municípios (Foto: Thuane Maria/GOVBA)

A segurança pública da Bahia ganhou um importante reforço no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergências no estado com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Os atos aconteceram, na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. ‘Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar saídas para resolver problemas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante seu discurso na cerimônia de formatura. Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças policiais estaduais, sendo uma para Polícia Civil, uma para Polícia Militar e uma para o Corpo de Bombeiros Militar, em um investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros vão ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diferentes regiões da Bahia. “As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliarão o policiamento no interior do estado, o pronto socorrismo e as ações de salvamento", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também ganhou reforço com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva vidas, além de kits para salvamento aquático, em investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos vão acelerar o tempo de resposta da corporação em ações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado. “São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas. Curso de formação O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres. “Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade.", afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães. Realização de um sonho Entre a emoção da formatura e a expectativa de iniciar uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a realização de um sonho construído com dedicação e muito esforço. Para a soldado Gisele Santos, a conquista representa a recompensa por cada renúncia e pelo compromisso assumido ao longo do curso. “Hoje é ver que todos os tijolinhos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou. Repórter: Leo Moreira/GOVBA

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Editais do Governo da Bahia irão destinar R$ 64,1 milhões para fortalecer sistemas produtivos da agricultura familiar

18 de junho de 2026, 15:57

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está com inscrições abertas para quatro editais que somam R$ 64,1 milhões em investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar baiana. As chamadas públicas contemplam iniciativas nas áreas de Turismo Rural Comunitário, Plantas Medicinais, Mandiocultura e Galinha Caipira. As ações são executadas no âmbito do Projeto Bahia que Produz e Alimenta e destinam-se a associações, cooperativas e centrais da agricultura familiar, além de povos e comunidades tradicionais do campo. As inscrições são realizadas por meio do Sistema de Manifestação de Interesse (SMI), disponível no site da CAR. Turismo Rural Comunitário Com investimento de R$ 8 milhões, o edital Turismo Rural Comunitário da Bahia recebe inscrições até 30 de junho. A iniciativa visa apoiar projetos que integrem produção rural, cultura e meio ambiente, por meio da estruturação de roteiros turísticos comunitários, implantação de equipamentos simplificados e ações de promoção dos territórios rurais. Plantas Medicinais Também com inscrições abertas até 30 de junho, o edital Plantas Medicinais da Bahia contará com aporte de R$ 8 milhões. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, apoiando desde o cultivo e o extrativismo sustentável até o beneficiamento, a agregação de valor e a comercialização dos produtos. Raízes da Bahia Voltado ao fortalecimento da mandiocultura, o edital Raízes da Bahia disponibilizará R$ 22,5 milhões para projetos nos Territórios de Identidade do Recôncavo, Baixo Sul, Litoral Norte e Agreste Baiano, Sudoeste Baiano, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. As inscrições seguem até 6 de julho de 2026. A chamada pública está estruturada em três categorias: Inovação na Base Produtiva, Agregação de Valor e Apoio à Produção, e Dinamização Econômica, com investimentos que podem chegar a R$ 1,85 milhão por proposta. Galinha Caipira da Bahia Com investimento de R$ 25,6 milhões, o edital Galinha Caipira da Bahia está com inscrições abertas até 10 de julho de 2026. A iniciativa irá selecionar e apoiar 50 organizações produtivas que atuam na criação de galinhas caipiras e na produção de ovos, contribuindo para o fortalecimento da atividade e a geração de renda no meio rural. Como participar As organizações interessadas podem acessar os editais e realizar suas inscrições por meio do Sistema de Manifestação de Interesse (SMI), disponível no site da CAR. Mais informações também podem ser obtidas junto aos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) ou pelos canais de atendimento da Companhia. E-mail: bahiaqueproduzealimenta@car.ba.gov.brTelefone: (71) 3115-3941 Serviço O quê: Editais da CAR/SDR com inscrições abertas Prazos: Turismo Rural Comunitário da Bahia – até 30/06/2026 Plantas Medicinais da Bahia – até 30/06/2026 Raízes da Bahia – até 06/07/2026 Galinha Caipira da Bahia – até 10/07/2026 Onde: Site da CAR – www.ba.gov.br/car

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Durante entrevista, prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira anuncia os detalhes da maior festa de São Pedro da Bahia

18 de junho de 2026, 15:45

O prefeito Arnaldinho foi entrevistado por Geraldo Oliveira, no programa Mira da Verdade, da Serrana Líder FM (Foto: Gervásio Lima)

Durante entrevista ao radialista Geraldo Oliveira, da Serrana FM, na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira falou dos preparativos para a festa de São Pedro da Cidade, um dos maiores e mais aguardados festejos juninos do calendário de eventos da Bahia. Conforme o prefeito Arnaldinho, a festa mais aguardada da região com um circuito totalmente preparado para receber o público com conforto e segurança. A estrutura inclui palco com iluminação e sonorização de ponta, praça de alimentação, pórticos decorados, posto de saúde e um esquema estratégico de segurança com monitoramento integrado e revista policial. "Nosso São Pedro é muito mais do que diversão; é a valorização da nossa cultura e o maior motor da nossa economia. Preparamos uma festa linda para as famílias e para aquecer o comércio e os ambulantes da nossa cidade", disse o prefeito. Arnaldinho destacou ainda que a grade de atrações é o grande destaque desta edição, reunindo grandes nomes da música nacional e artistas regionais que são sucesso absoluto. “O palco principal será o grande coração da festa. A programação foi montada para agradar a todos os públicos, valorizando também a prata da casa”, disse. CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DE SÃO PEDRO DE CAÉM 2026: Sexta-feira (3): 21h - Orquestra Sanfônica de Serrinha 23h – DJ Baianos 24h – Zezo 2h - Canários do Reino encerra Sábado (4): 21h – DJ Baianos 22h - Desejo de Menina 24h - Lenízia 1h - Neto Brito 3h Kelvin Diniz Domingo (5): 12h – Desfile do Bloco Visita a Viúvas, com trio elétrico (pranchão) e shows de Paulo dos Teclados e Trio Granah de Petrolina, banda de sopro de filarmônica de Senhor do Bonfim 17h – Telão no palco principal exibirá o jogo da Copa do Mundo 19h - Ruan Vaqueiro e o EveSandes

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Umburanas realizará a X Conferência Municipal de Saúde

18 de junho de 2026, 11:44

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Umburanas, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 30 de junho a X Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores e reunirá representantes da sociedade civil, profissionais da saúde e gestores públicos para discutir propostas e contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência integra a etapa local da 18ª Conferência Nacional de Saúde e representa um importante espaço de participação popular e construção coletiva. A população está convidada a participar e contribuir com ideias para o futuro da saúde em Umburanas.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Salários de servidores estaduais da Bahia serão antecipados para os festejos juninos

18 de junho de 2026, 11:03

(Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Jerônimo Rodrigues declarou nas redes sociais adiantamento de 40% dos rendimentos Os servidores públicos estaduais da Bahia terão 40% do salário antecipado para o dia 20 de junho, devido ao período de festejos do São João. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo governador Jerônimo Rodrigues. O chefe do Executivo baiano publicou a decisão em suas redes sociais. “Nossos servidores poderão aproveitar o recesso com mais tranquilidade”, afirmou. Os servidores que possuem conta no Banco do Brasil receberão os rendimentos no próximo dia 20, enquanto os vinculados a outras instituições financeiras poderão acessar o pagamento no dia 22.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Publicidade

VÍDEOS