Deputada e ex-prefeita de Barreiras afirma que Jerônimo promete e faz: “A região Oeste nunca teve tantos investimentos” (VÍDEO)

27 de junho de 2026, 11:06

Ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (Foto: Márcio Rocha)

A deputada estadual pelo PSD e ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, afirmou neste sábado (27), durante o PGP de Jerônimo Rodrigues no Território da Bacia do Rio Grande, que todas as propostas discutidas no Programa anterior, em 2022, foram cumpridas pelo governador da Bahia e acrescentou que o grande interesse da população em participar de mais uma edição do PGP se dá pelo caráter democrático do programa. “A população participa porque sabe que esse é um espaço democrático de escuta. Fizemos isso no passado e recebemos um resultado. A região Oeste nunca teve tantos investimentos e investimentos corretos na prioridade da população, porque esse governo, quando se constituiu, ouviu a população e trabalhou e executou de acordo com a sua prioridade”, disse a parlamentar ao reforçar que o time do trabalho e da entrega está com a população para juntos construir o futuro do Oeste e de toda a Bahia com a certeza de que as propostas serão levadas a sério e cumpridas. Dentre as entregas para a região Oeste, a deputada destacou o serviço de oncologia e a ampliação do hospital regional como iniciativas que demonstram o cuidado e a sensibilidade do Governo com a região, além do trabalho de infraestrutura logística, da construção dos corredores de escoamento da nossa produção, seja em com parceria com os municípios ou com os produtores da região. ”Hoje nós temos estradas que nos levam às linhas de produção, assim como temos estradas que nos levam aos portos e como temos agora a certeza de um aeroporto que complementa a nossa logística. O Aeroporto de Barreiras, a sua ampliação e a sua condição de voos comerciais maiores dão para nós tudo que nós queríamos. O Oeste da Bahia está muito bem com Jerônimo à frente. Nós estamos felizes com isso”, concluiu.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Prefeito de Tabocas do Brejo Velho rebate declarações de ACM Neto sobre gestores municipais: “Aqui, o governador abraça os prefeitos” (VÍDEO)

27 de junho de 2026, 10:56

Prefeito de Tabocas do Brejo Velho, Flávio Fogão Goiano (PSD) (Foto: Reprodução)

O prefeito de Tabocas do Brejo Velho, Flávio Fogão Goiano (PSD), rebateu neste sábado (27) as recentes declarações de ACM Neto, que minimizou a influência dos prefeitos na eleição para o Governo da Bahia. Segundo Flávio, os gestores municipais da oposição que não se sentem valorizados deveriam migrar para a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Se os prefeitos, do lado de lá, não têm valor, venham para cá. Aqui, o governador tem abraçado os prefeitos e tem dado resultados", afirmou durante mais uma edição do Programa de Governo Participativo (PGP), realizada em Barreiras. O prefeito também destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em Tabocas do Brejo Velho. Segundo ele, entre 2021 e 2026, o município recebeu mais de R$ 60 milhões em obras já concluídas e conta com outros R$ 15 milhões em investimentos em execução. Flávio ressaltou ainda a futura licitação de um novo trecho da BA-466. "Mais um trecho da BA-466 será licitado agora, com investimento superior a R$ 30 milhões. Esse é o compromisso do governador com a nossa cidade", declarou.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Enquanto Salvador fecha escola, Governo da Bahia amplia rede de tempo integral, destaca Lídice

26 de junho de 2026, 13:30

Deputada Federal Lídice da Mata (Foto: Chico Ferreira)

A deputada federal Lídice da Mata criticou a decisão da Prefeitura de Salvador de fechar a Escola Municipal Paulo Mendes de Aguiar, no Rio Sena, mesmo após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pela manutenção da unidade em funcionamento. Para Lídice, o episódio revela uma contradição no discurso do grupo liderado por ACM Neto, que costuma usar a educação como bandeira de crítica ao Governo do Estado. Segundo a deputada, enquanto a gestão municipal encerra atividades de uma escola pública, Salvador enfrenta desafios nos índices de alfabetização infantil, estando entre os piores do Brasil. A decisão do prefeito Bruno Reis ocorreu após a administração municipal reduzir o número de estudantes da unidade e, posteriormente, alegar falta de demanda para justificar o fechamento. O caso chamou atenção porque o MP-BA apontou ausência de estudo prévio de viabilidade e recomendou a anulação do ato administrativo. Na avaliação de Lídice da Mata, o contraste está na política adotada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que vem ampliando a rede estadual de ensino em tempo integral, com a inauguração de centenas de escolas por toda a Bahia. “Enquanto Bruno Reis, do grupo de ACM Neto, fecha portas da educação, Jerônimo abre novos caminhos para os estudantes”, afirmou. A deputada também questionou a narrativa de eficiência da gestão municipal e ironizou a situação: “É curioso ACM Neto defender a educação nos palanques e, na prática, seu afilhado político, Bruno Reis, fechar uma escola pública justamente quando a população mais precisa de investimentos e oportunidades”. Foto: Chico Ferreira

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Prefeito de Lagedo do Tabocal denuncia montagem e acusa adversários de tentar enganar a população

26 de junho de 2026, 13:22

Marquinhos Sena afirma que imagem manipulada foi usada para criar narrativa falsa sobre sua posição política e reafirma apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (Foto: Reprodução)

O prefeito de Lagedo do Tabocal, Marquinhos Sena, denunciou em suas redes sociais a circulação de uma imagem manipulada digitalmente com o objetivo de distorcer sua posição política. Segundo o gestor, a montagem inseriu na fotografia uma pessoa que não fazia parte do registro original, criando uma narrativa falsa e tentando induzir a população ao erro. Na sua postagem, o prefeito inseriu a expressão #FakeNewséCrime. A reação do prefeito atinge diretamente a estratégia de adversários ligados ao grupo de ACM Neto, que tentaram usar a imagem adulterada para sugerir uma mudança de alinhamento político. Marquinhos classificou a iniciativa como uma tentativa de manipulação da opinião pública e repudiou o uso de montagens para confundir o debate político. “A fotografia divulgada não corresponde ao registro original. A comparação entre as imagens demonstra claramente que houve alteração digital, com a inserção de uma pessoa que não fazia parte da fotografia”, afirmou o prefeito. “Meu posicionamento sempre foi claro e transparente. Mantenho meu apoio ao governador Jerônimo Rodrigues e ao Governo do Estado da Bahia. O caso ocorre em meio ao acirramento da disputa política na Bahia, com aumento da circulação de conteúdos editados, montagens e peças digitais usadas para constranger lideranças municipais e fabricar contradições públicas. Para Marquinhos, a tentativa de manipulação não altera sua posição política nem sua relação institucional com o governo estadual. O prefeito também citou a Resolução TSE nº 23.732/2024, que reforçou as regras de combate à desinformação e ao uso de conteúdos manipulados capazes de induzir o eleitor a erro. Para ele, a democracia exige responsabilidade, respeito à verdade e debate baseado em fatos. “Seguirei trabalhando com seriedade, transparência e respeito à população, sem me desviar daquilo que sempre guiou minha vida pública: compromisso, coerência e verdade”, afirmou Marquinhos.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

“Vamos cuidar da tradição pra não deixar o São João virar uma festa que acabou” (VÍDEO)

26 de junho de 2026, 12:40

*Por Josias Gomes - Antes do fim, as festas tradicionais começam a mostrar o esvaziamento da sua essência. Muito disso acontece quando desprezamos o patrimônio humano que rege todo movimento cultural. No Nordeste, temos visto cidades que estão progressivamente excluindo os artistas da terra da programação do São João. As nossas músicas juninas, que tanto valorizam o meio rural, as comidas e bebidas típicas, todo o cenário junino que reúne o sagrado e o profano e, sobretudo, a nossa gente, o sotaque e o jeito de ser, passam a ser ofuscadas por músicas que exaltam a traição, a cachaça sem fim, um hedonismo vazio. Existe quem goste, e eu respeito. Mas reforço: “cada galo em seu quintal”. Esses artistas que não dialogam com a cultura junina têm o ano inteiro para se apresentar nessas cidades; não é justo que eles sejam as estrelas principais de uma festa que tem suas próprias raízes e legado. A participação popular é fundamental nesta luta em defesa do São João tradicional. Mirem no exemplo do carnaval de Salvador, a maior festa de rua do mundo. Por um curto espaço de tempo, outros artistas de fora tentaram ocupar a centralidade da festa. Mas o povo resistiu, e os artistas encontraram um meio-termo, em que figuras de outros gêneros musicais se apresentam de forma colaborativa na festa, a maioria como convidados de Bell, Ivete, BaianaSystem, Carlinhos Brown, blocos afros, dentre outros. *Devoto de Padim Ciço e orgulhoso de ser nordestino

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

“Bruno Reis virou cabo eleitoral de ACM Neto e deixou Salvador abandonada e completamente suja”, afirma Osni

26 de junho de 2026, 12:31

Deputado criticou a grande quantidade de lixo acumulado nas ruas da cidade após o prefeito de Salvador vencer a eleição e passar a se dedicar à campanha de ACM Neto (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Osni Cardoso fez duras críticas, nesta sexta-feira (26), à gestão de Bruno Reis pela negligência da Prefeitura Municipal com a limpeza urbana da capital baiana. Com bairros e avenidas tomados por lixo acumulado, o parlamentar petista afirmou que "Bruno Reis virou cabo eleitoral de ACM Neto e deixou Salvador abandonada e completamente suja". Para Osni, Bruno Reis passou a se dedicar à campanha de ACM Neto e transformou a Prefeitura numa espécie de gabinete eleitoral do herdeiro carlista. "Em vez de governar, Bruno Reis trabalha para a campanha de ACM Neto ao Governo da Bahia. No São João, por exemplo, quando a cidade estava completamente suja com a paralisação dos garis, o prefeito estava em campanha para o seu chefe dançando forró no interior. Falta prioridade com o povo que deu o seu voto de confiança e está sendo traído", afirmou. "A verdade é que, depois de vencer a disputa para a Prefeitura de Salvador para o seu segundo mandato, Bruno Reis se descuidou totalmente da gestão. É uma vergonha o estado em que a cidade se encontra, completamente suja. Até a área nobre, onde o grupo de ACM Neto concentra sua atenção, está imunda. É só andar pelas ruas de Salvador para se deparar com lixo em todos os lugares", criticou o petista, ao relembrar que, nesta sexta-feira, dias após o término da paralisação nacional dos garis, Salvador permanece imunda. A omissão da gestão confirma que não existe preocupação do grupo de ACM Neto nem com Salvador nem com seus moradores. Segundo o parlamentar, falta compromisso, dedicação e respeito com o povo soteropolitano. "Esse abandono reflete a lógica carlista de governar baseada em interesses particulares e privados. Depois eles querem vender a ideia de que são bons gestores e ainda falam em aplicar esse modelo na Bahia. Mas o povo baiano dará a resposta nas urnas e, mais uma vez, vai eleger o governador Jerônimo Rodrigues, que tem compromisso e cuida do nosso povo", concluiu.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Aliado de ACM Neto reconhece avanço de Jerônimo na segurança e elogia parceria com Governo da Bahia; assista

26 de junho de 2026, 10:07

Prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil), aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, elogiou a parceria com o Governo da Bahia (Foto: Reprodução)

O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil), aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, elogiou a parceria com o Governo da Bahia e atribuiu ao trabalho conjunto a melhora dos índices de segurança pública no município. A declaração foi dada durante evento realizado na segunda-feira (25), que contou com a presença do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT). "Destaco a importância dessas parcerias, a exemplo da que nós temos com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. A cidade de Barreiras agradece muito à secretaria pelo trabalho que desenvolve aqui e em toda a nossa região", afirmou o prefeito. A declaração reforça que, embora a oposição utilize a segurança pública como um dos principais temas de crítica ao Governo da Bahia, prefeitos de diferentes grupos políticos reconhecem publicamente os avanços obtidos na área e a importância da parceria com a gestão estadual para melhorar os indicadores de seus municípios. Otoniel ainda ressaltou que a cooperação entre a prefeitura e o governo estadual contribuiu para que Barreiras alcançasse posição de destaque no ranking de segurança pública. “Recentemente saiu o ranking, e Barreiras é o segundo município mais seguro do Estado da Bahia. Isso é muito importante para os comerciantes, para os investidores e para todos que vivem aqui", disse o prefeito, ao citar o estudo IPS Brasil 2026. Segundo ele, o avanço na segurança fortalece o desenvolvimento econômico da cidade. "Essa parceria dá bons frutos em prol de Barreiras, especialmente para o comércio. Nós sabemos o quanto a segurança pública é fundamental para atrair investimentos e garantir mais tranquilidade à população", completou.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

São João da Bahia 2026 bate novo recorde, com 2 milhões de turistas e receita de R$ 2,5 bilhões

25 de junho de 2026, 16:32

O São João de Irecê bateu recorde de público (Foto: Gervásio Lima)

A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), de novo recorde no fluxo turístico dos festejos juninos no território baiano, foi confirmada. Em 2025, o São João da Bahia recebeu 1,8 milhão de visitantes, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia, até então, as maiores marcas históricas. Em 2026, a festa ganhou mais força e recebeu 2 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, gerando uma receita de R$ 2,5 bilhões. “A cada ano, o Governo do Estado amplia os investimentos no São João por toda a Bahia, levando a recordes consecutivos na circulação de turistas e incremento da economia. Em 2026, os resultados comprovam que a nossa estratégia é eficiente, quando garantimos infraestrutura, segurança e atrações. Baianos, brasileiros e estrangeiros celebraram as tradições juninas, juntos, numa demonstração da força do nosso São João globalizado, o maior do Brasil”, comemora o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. Em Salvador, destaque para a presença de muitos estrangeiros, principalmente, da América do Sul e da Europa, que optaram pelo São João do Pelourinho. A Rodoviária da Bahia, em Águas Claras, registrou movimento de 380 mil pessoas, nos últimos sete dias. No mesmo período, o aeroporto da capital confirmou mais de 267 mil assentos em voos domésticos e internacionais; e cerca de 740 mil veículos circularam pelas rodovias BA-093 e BA-099, entre as de maior fluxo. Nos municípios de Esplanada e Camaçari (Costa dos Coqueiros), os hotéis e pousadas tiveram ocupação acima de 90%. Já Santo Antônio de Jesus (Caminhos do Jiquiriçá), Ibicuí (Caminhos do Sudoeste) e Lençóis e Mucugê (Chapada Diamantina) registraram 100% de ocupação hoteleira. “A cada ano, o São João cresce em nosso município, recebendo turistas e movimentando a economia, na sede e região da praia de Baixio. Nesta edição, o apoio do governo estadual foi fundamental para o sucesso da festa”, disse o secretário de Turismo de Esplanada, Ricardo Nobre. Na região da Chapada, locadoras de veículos tiveram as frotas zeradas. “Durante a festa junina, alugamos todos os carros que tínhamos à disposição para os clientes. A procura maior foi de turistas do sul do país, mas gringos também usaram nosso serviço”, relatou Marília Souza, da Diamantina Locadora. A festa teve a apresentação de grandes nomes da música nordestina e do forró autêntico, além de revelações. Foram mais de 300 atrações, somente em Salvador, e shows que animaram 355 municípios do interior, garantidos pelo Governo do Estado, por meio da Setur-BA e Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo). Artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gomes, Natanzinho Lima, Alceu Valença, Maraia & Maraisa e Solange Almeida atraíram multidões. O São João da Bahia também mostrou sua diversidade de atrativos, com características peculiares. Entre as manifestações que chamaram a atenção, estiveram o Desfile de Carroças, em Irecê (Caminhos do Sertão), que arrastou os forrozeiros pelas ruas da cidade; e o Desfile de Canhões e Fogos de Artifício, tradição secular dos clubes juninos de Barra (Caminhos do Oeste), em homenagem aos combatentes baianos na Guerra do Paraguai. Pesquisa - Durante o São João, a Setur-BA realizou a etapa junina da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, com equipes em Salvador e mais 21 municípios, nas 13 zonas turísticas do estado. Foram coletadas informações sobre o perfil do visitante, meios de transporte e hospedagem, gasto médio, tempo de permanência na cidade, entre outros itens, além da avaliação dos serviços procurados pelos turistas. “É uma pesquisa de grande alcance, qualificada, com pesquisadores bilíngues, cujos dados irão produzir indicadores de desempenho das atividades turísticas, com impactos econômicos. Ela é aplicada nas principais festas populares e outros eventos que atraem grande público, para que possamos planejar futuras ações das políticas públicas no turismo baiano”, explicou o secretário Bacelar. Fonte: Ascom/Setur-BA

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

25 de junho de 2026, 16:18

(Foto: Vitor Barreto/ Ascom SSP)

As Forças Policiais da Bahia registraram queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026, promovidos na capital baiana e em mais 282 municípios da Região Metropolitana de Salvador e do interior. Os furtos apresentaram diminuição de 52,4%, saindo de 710 ocorrências em 2025, para 338 este ano. Os roubos saíram de 580 casos computados no ano passado, para 304 registros em 2026, contabilizando redução percentual de 47,6%. Não houve crime grave contra a vida registrado nos circuitos das festas juninas. Vinte e sete mil policiais, peritos e bombeiros seguem reforçando as ações em todo o território baiano, contando com o suporte de 2.800 câmeras. A Operação São João 2026 continua até o dia 30 de junho. Ascom/SSP

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Bahia transfere capital para Cachoeira e inicia celebrações do 2 de Julho

25 de junho de 2026, 14:56

Pela primeira vez na história, Executivo, Legislativo e Judiciário mudam sedes juntos

Nesta quinta-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo, tornou-se simbolicamente a capital da Bahia. Essa transferência temporária acontece há 19 anos para homenagear a importância histórica do município na Independência do Brasil. Foi em Cachoeira que, em 25 de junho de 1822, a população iniciou os primeiros confrontos contra as tropas portuguesas que garantiram a emancipação do país e culminaram em 2 de Julho. "É o quarto ano meu no governo e quatro anos aqui simbolizando a transferência do governo, demarcando, portanto, o momento em que a gente começou a caminhada pela Independência do Brasil na Bahia", destacou o governador Jerônimo Rodrigues ao lado do vice-governador Geraldo Júnior e da primeira-dama Tatiana Velloso, que recebeu o título de cidadã cachoeirana. Ele celebrou a união institucional da data, que também contou com a presença inédita de outros poderes estaduais. O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, celebrou o momento e destacou o crescente destaque das comemorações: “nós temos aumentado a visibilidade desses temas no sistema de educação, especialmente em parceria com o programa da Secretaria de Educação, Rotas da Independência, no qual cada uma das cidades que têm o acontecimento ligado à Independência do Brasil recebe atividades festivas e cívicas. E o envolvimento cada vez maior das instituições, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, denotam a importância crescente que esse fato tem para a história da Bahia e do Brasil”, finalizou o gestor da pasta. O mestre em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRN), Fábio Batista Pereira, reforçou que o 25 de Junho é uma data marcante para este território. "É uma data do povo de Cachoeira, do povo de São Félix, mas acima de tudo do povo do Recôncavo", explicou, lembrando que Cachoeira rompeu com Portugal aclamando o príncipe regente. União dos Poderes Pela primeira vez, os poderes Judiciário e Legislativo da Bahia vão transferir simbolicamente suas sedes para Cachoeira. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, exaltou a integração inédita: "A Assembleia hoje se une ao Tribunal de Justiça e ao Governo do Estado. São os três poderes aqui em Cachoeira, reverenciando a força do Recôncavo, a força desse povo". O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, José Rotondano, também marcou presença e ressaltou que a iniciativa cumpre a missão de aproximar a instituição dos cidadãos. "O Poder Executivo já fazia isso e eu propus à presidente da Assembleia Legislativa que nos uníssemos para trazermos a sede dos nossos poderes para Cachoeira, em reverência à história", declarou. Ao final da Sessão Solene no Anexo da Câmara de Vereadores, montado para a cerimônia, a placa de transferência dos Três Poderes foi descerrada no palco, encerrando o evento com um hino de Cachoeira, uma homenagem a cidade que teve papel ativo na expulsão definitiva das tropas portuguesas em 1823. Repórter: Dandara Amorim/GOVBA

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Pai de Dinho do Mamonas Assassinas bate-papo com o jornalista Gervásio Lima, fala da trajetória da banda e dos 30 anos da morte do filho

25 de junho de 2026, 14:21

Hildebrando Leite e Gervásio Lima (Foto: Enzo Vieira)

Enquanto participava da festa de São João de Irecê, o jornalista Gervásio Lima teve a satisfação de conhecer e bater um papo com Hildebrando Alves Leite, o pai de um dos mais, se não for o mais, conhecido e famoso filho da cidade, o saudoso Dinho do Mamonas Assassinas, morto há 30 anos de acidente aéreo. O acidente do grupo Mamonas Assassinas ocorreu no dia 2 de março de1996. O jatinho em que a banda viajava colidiu contra a Serra da Cantareira, na região norte da cidade de São Paulo, vitimando todos os cinco integrantes do grupo (Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli), além de tripulantes e funcionários. Do dia do acidente, até hoje, todo brasileiro, que nasceu em meados da década de 90, conheceu a irreverente Mamonas Assassinas, uma banda que tinha fãs de crianças, a adolescentes e adultos, pelo carisma e os figurinos que usavam nas apresentações. O bate-papo aconteceu na última segunda-feira (22), em São Grabriel, cidade localizada a 10 km de Irecê. Fui apresentado ao pai do lendário Dinho, que se encontrava na residência de parentes, pelo ex-prefeito de Irecê e ex-deputado estadual, Zé das Virgens. Figura solícita e simples Hildebrando falou das suas origens e principalmente do seu filho prodígio. Ao falar sobre o acidente, Hidelbrando demonstrou tristeza, mas disse que já conseguiu superar a ausência do seu filho. “Você tem que aprender a ser obediente com as coisas que não é do seu alcance, tudo que vem de Deus você não tem que compreender, mas entender, mas é difícil até hoje”, disse, citando a saudade que sentiu ao assistir apresentação da banda ‘Mamonas o Legado’, que aconteceu em Irecê na terça-feira (23). “Ver a alegria das crianças, dos seus pais e avós ao ouvir as músicas do Mamonas conforta a gente, mas a saudade acompanha no dia a dia, isso nunca muda”, completou. Além do impacto da tragédia e o legado deixado pelo grupo, o pai do autor de ‘Pelados em Santos’ contou também sobre o acervo que possui, de roupas, adereços e outros itens usados pelo grupo e principalmente pelo seu filho. “O acervo fica em Guarulhos, tudo que o Dinho usou em shows e o que ele usou antes de show, nós temos guardado, inclusive a Brasília Amarela". Hildebrando falou ainda da alegria em visitar a região onde ele e Dinho nasceram, “eu nasci aqui, eu sou daqui, o Dinho nasceu também e foi embora para São Paulo, foi criado lá, mas eu não, fui nascido e criado aqui. Quando fui embora eu já tinha 19 anos e o Dinho era bem novinho, mas continuou visitando a região até no mês do acidente, quando tinha 24 anos”. Perguntado sobre se tivesse como voltar ao tempo, qual o conselho que daria, nem só para seu filho Dinho, mas para todos os jovens que viveram naquela época e os que vivem nos dias atuais, ele lembrou do início da trajetória do líder dos Mamonas para responder: “O Dinho sempre falava que havia sido renegado em vários ambientes sobre a alegação que não tinha público, ele sempre dizia que o impossível não existe e que a pessoa tem que acreditar no sonho. E tudo que ele fazia para a juventude era para que a juventude não se envolvesse com droga, né? Então, ele sempre explicava, até o nome é feio, droga, quer dizer, não é uma coisa que presta. Então, o conselho que eu dou é que se você tem um sonho, não desiste. Vá em frente, porque foi assim que ele venceu, é assim que todos que tiverem a perseverança vai vencer, isso serve para qualquer área, no comércio, como artista; pode ser o que for, não pode desistir. Você tem que ter fé e acreditar em você mesmo. Como minha avó dizia, quem tem vontade, já tem a metade; então você tem que correr atrás da outra metade”. Sobre quem seria o ‘chuchuzinho’ de uma das músicas mais famosa da banda, Hildebrando disse que era uma homenagem para Mirela então namorada de Dinho, mas que a relação havia acabado após a mesma se recusar a ir ao seu encontro quando chegava de viagem no aeroporto. “Ao terminar o namoro Dinho se engraçou pela Valéria, mas em pouco tempo se desengraçou, porque é assim, ele estava entre os cinco homens mais bonitos do mundo na época, segundo uma revista. Então a Mirella perdeu para a Valéria. Eu sempre disse, a culpada foi ela, porque tem aquele ditado Cavalo selado não passa duas vezes. A Valéria até hoje me chama de pai, me pede a benção e está sempre com a gente”, relatou. Jacobina - Hildebrando tem passagens por Jacobina, onde morou 1957. Segundo ele, o seu pai construiu o campo do Leader Esporte Clube. O Rio do Ouro e o antigo local que funcionava a feira livre, no centro da cidade estão em sua memória.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Amizade vai além de ser amigo

25 de junho de 2026, 10:52

Robéria Santana e Gervásio Lima (Foto: Reprodução)

Gostar é diferente de considerar e ter apreço, é um sentimento que reúne inúmeras formas de interpretação sentimental e está ligada ao respeito recíproco e da troca mútua de carinho e afeição. Amizade é o mais profundo dos significados da palavra amigo, é a essência que mantém relações e aproxima pessoas, uma família que cuida e sente a dor do outro. Amizade é geralmente verdadeira e priovidencial sem precisar de provas, enquanto o amigo é uma incógnita, que geralmente justifica momentos. Amizade é viver, compartilhar situações positivas e negativas no cotidiano, é diferenciar os vínculos afetivos, é um sentimento abstrato e a construção conjunta, onde se engloba, entre outras coisas, a segurança e o cuidado. Ter a certeza da amizade de um amigo ou amiga faz bem para o coração e alimenta a alma. Especial não significa limitação, mas a maneira de como é reconhecido por atitudes e comportamentos, é amar o próximo como a si mesmo, colocando à frente atitudes solicitas e recíprocas para o bem e sempre combatendo o mal. Minha amiga, especial, Robéria Santana, obrigado pela amizade e o aconchego familiar. Gervásio Lima e família

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Publicidade

VÍDEOS