Arnaldinho agradece pessoalmente ao governador a pavimentação asfáltica entre o distrito de Gonçalo e a BR 324

06 de junho de 2022, 16:21

O prefeito de Caém, Arnaldinho, esteve com o governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (6) (Foto: Ascom/PMC)

Dois dias após o Governo da Bahia anunciar a pavimentação asfáltica entre o distrito de Gonçalo e a BR 324 (Novo Paraíso), o prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho) e o vice-prefeito Silmar Matos, foram convidados para participar da agenda do governador Rui Costa no município de Capela do Alto Alegre na manhã desta segunda-feira (6). “Toda a população de Caém está em festa com a notícia da autorização da licitação que irá escolher a empresa que irá realizar a tão sonhada pavimentação asfáltica entre Gonçalo e Paraíso. Não poderíamos deixar de agradecer pessoalmente este grande feito ao governador Rui Costa”, agradeceu Arnaldinho durante o evento que participou com o governador. O prefeito destacou a importância da obra para a população do município, principalmente de Gonçalo, que irá poder escoar o que é produzido na localidade e em seu entorno, como produtos derivados do leite e os oriundos da agricultura familiar. “A estrada do Gonçalo, como é chamado o trecho que será asfaltado, sempre recebeu nossa atenção, e mesmo com nossas limitações financeiras estamos realizando manutenções. Mas graças a Deus e aos nossos representantes na esfera política estadual e federal, iremos realizar esta grande obra que era esperada há muito tempo pela população. Parabéns comunidade de Gonçalo e muito obrigado governador Rui Costa”, comemorou. O chefe do Executivo do Caém ressaltou também sobre outras intervenções já autorizadas e em fase licitatória pelo Governo do Estado, como a construção da creche da localidade de Várzea Queimadas, na região de Piabas, que terá capacidade para 120 crianças. O equipamento modelo ocupará uma área de 2 mil e 50 metros quadrados, contará com 6 salas, secretaria, administração, cozinha, vestiários, trocadores e jardim de inverno. O valor total da obra será de 2 milhões e 45 mil reais. No distrito de Piabas acontecerá a revitalização do conjunto de praças situadas na via principal da localidade, que receberá uma arquitetura moderna e nova iluminação. Ainda em Piabas, a partir de um convênio entre a Prefeitura de Caém e o Ministério de Desenvolvimento Regional, está sendo executada a obra de pavimentação de diversas ruas. Serão mais de 4 mil e 500 metros quadrados de pavimentação. Na sede do município, a população e os desportistas local comemoram a reforma total do Estádio Municipal, que passará a contar com gramado natural com irrigação, iluminação de LED, novos alambrados, sanitários, entre outros benefícios.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Ararinhas-azuis serão soltas de volta na natureza no interior da Bahia

04 de junho de 2022, 17:05

Em março de 2020 desembarcaram em solo brasileiro 52 ararinhas originárias de criatórios na Alemanha e na Bélgica, sendo 26 machos e 26 fêmeas (Foto: Reprodução)

O próximo dia 11 de junho será considerado um marco para o repovoamento das ararinhas-azuis no Brasil. Um grupo dessa ave rara, ameaçada de extinção, vai ganhar liberdade para voar nos céus do País. Nesse dia, um grupo de oito dessas aves, juntamente com quatro araras maracanãs, será solto em Curaçá, município localizado no Vale do São Francisco, na Bahia. A região abriga um Centro de Reprodução e Reintrodução da ave, administrado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). As ararinhas-azuis são originárias do sertão baiano. Elas foram consideradas “criticamente em perigo ou provavelmente extintas”, conforme definição do órgão de preservação ambiental, desde o ano 2000, quando foram vistas pela última vez na natureza. Segundo Eduardo Araújo, coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul (PAN), do ICMBio, a extinção da espécie está ligada ao tráfico de animais e à perda do seu hábitat. São fatores que, ainda hoje, influenciam diretamente na extinção de alguns animais. A reintrodução das aves no bioma natural está prevista no PAN. É fruto de uma concentração de esforços entre o instituto brasileiro e instituições ambientais internacionais, que mantinham exemplares da ave em cativeiro. Em março de 2020 desembarcaram em solo brasileiro 52 ararinhas originárias de criatórios na Alemanha e na Bélgica, sendo 26 machos e 26 fêmeas. Desde aquela época, vivem em Curaçá, onde estão sendo preparadas para o retorno à natureza. Cerca de um ano depois da chegada desse grupo nasceu o primeiro filhote de ararinha-azul em Curaçá. Outros dois nasceram posteriormente, totalizando, no momento, 55 aves da espécie, na Bahia. De acordo com Araújo, assim como as aves, o ambiente também está sendo totalmente adaptado para recebê-las. Os treinamentos aos quais as ararinhas vêm sendo submetidas visam a ensiná-las a buscar o próprio alimento, à defesa de predadores e ao desenvolvimento em “aversão à presença humana”, evitando assim a ação de traficantes. Ugo Vercillo, diretor da organização Blue Sky Caatinga, também responsável pelo manejo com as ararinhas, conta que em janeiro deste ano as aves foram transferidas para uma espécie de aviário maior, onde experimentam uma vida semelhante à que terão quando estiverem livres. “Nesse local, elas são aclimatadas, podem alçar voos maiores, pousar em árvores, e convivem com outras aves. Além disso, são estimuladas a experimentar uma variedade de alimentos que encontrarão disponíveis na natureza”, explica. Eduardo Araújo acredita que os três primeiros meses depois da soltura, serão os mais difíceis, por causa do processo de adaptação. Mas, segundo ele, durante esse período, elas terão a oportunidade, inclusive, de voltar ao cativeiro, para se alimentar e passar a noite, caso desejem. No dia 11 ocorrerá o que se chama de “soltura branda”, quando os animais não são “expulsos” para a natureza. “A porta do aviário será aberta, com oferta de alimento na área externa, para estimulá-las a sair, mas elas poderão permanecer ou retornar, caso se sintam inseguras”, diz Ugo Vercillo, acrescentando que esse é um protocolo de soltura utilizado em todo o mundo. PRESERVAÇÃO Auxiliar na preservação das espécies é uma tarefa que pode ser feita por qualquer um, com o simples ato de compartilhar uma foto. Plataformas como o iNaturalist ou WikiAves incentivam que os usuários compartilhem fotos ou cantos de aves com uma rede de naturalistas, biólogos e cientistas. Isso permite que espécies raras ou em extinção, por exemplo, sejam reconhecidas e mapeadas – o que pode contribuir para projetos semelhantes aos adotados no País e para a pesquisa científica. Estatísticas da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), ligada à ONU, mostram que quase 1 milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção no planeta.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Alcimar Monteiro, Batista Lima e Targino Godim são algumas das atrações do São Pedro de Caém (Fotos)

04 de junho de 2022, 11:43

O prefeito Arnaldinho anunciou as atrações durante o lançamento oficial dos festejos juninos nesta sexta-feira (3) (Foto: Ascom/PMC)

"Estamos próximos de celebrar um dos melhores momentos festivos da região. Oficializamos na noite desta sexta-feira a realização da nossa tradicional festa de São Pedro que acontecerá nos próximos dias 1, 2 e 3 de julho", anunciou o prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), durante evento realizado na Praça Desembargador Souza Dias, nesta sexta-feira (3). Som ao vivo com sanfoneiro, barracas com comidas típicas, bandeirolas, balões e até uma foqueira fizeram parte da ornamentação do local onde o prefeito anunciou para a população e à imprensa, as principais atrações do São Pedro e dos festejos juninos das comunidades de Gonçalo e Piabas, no interior do município. Além dos artistas locais e regionais, estarão presentes no São Pedro de Caém, artistas de renome nacional como Alcimar Monteiro, Batista Lima, Targino Godim e Capitão do Reino e Forropiar. No Arraiá do Itapicuru, no distrito de Gonçalo, no dia 18 de junho, a animação ficará por conta da Banda Capitão do Rino, Welton Campos e Cowboy Forrozeiro. Já em Piabas o festejo acontecerá no dia 24 de junho e terá como atrações a banda Forropiar, Paulo dos Teclados, Cowboy Forrozeiro e Agno Flash.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Prefeitura de Caém apresentará as atrações das festividades juninas do município nesta sexta-feira (3)

03 de junho de 2022, 09:40

A Prefeitura de Caém realiza na noite desta sexta-feira (3), o lançamento oficial dos festejos juninos do município. Depois de dois anos sem acontecer, por conta dos protocolos sanitários da pandemia da Covid, as festividades estão retornando gradativamente. O prefeito Arnaldo Oliveira (Arnaldinho) anunciará para a comunidade local e regional, com a participação das emissoras de rádio, as realizações dos arraiás das comunidades de Piabas e Gonçalo e o grande evento da sede, a famosa festa de São Pedro. Além dos artistas locais e regionais, estarão presentes no São Pedro de Caém, artistas de renome nacional como Alcimar Monteiro, Batista Lima, Targino Godim e Capitão do Reino e Forropiar. No Arraiá do Itapicuru, no distrito de Gonçalo, no dia 18 de junho, a animação ficará por conta da Banda Capitão do Rino, Welton Campos e Cowboy Forrozeiro. Já em Piabas o festejo acontecerá no dia 24 de junho e terá como atrações a banda Forropiar, Paulo dos Teclados, Cowboy Forrozeiro e Agno Flash. O lançamento das festividades juninas de Caém acontecerá a partir das 19 horas, desta sexta-feira (3), na Praça Desembargador Souza Dias (Praça da Prefeitura). O evento contará com a participação de sanfoneiro.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Senado aprova fixar na Constituição salário mínimo de R$ 4.750 para enfermagem

02 de junho de 2022, 16:06

O piso foi aprovado pelo Senado (em novembro do ano passado) e pela Câmara dos Deputados (em maio) (Foto: Reprodução)

O Senado aprovou nesta quinta-feira, 2, em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/2022) que visa dar segurança jurídica ao piso salarial nacional de R$ 4.750 de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto segue para a Câmara dos Deputados. No primeiro turno foram 71 votos a favor e nenhum contra. No segundo turno, 72 a favor e nenhum contrário. O piso foi aprovado pelo Senado (em novembro do ano passado) e pela Câmara dos Deputados (em maio) na forma de um projeto de lei (PL 2.564/2020), de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), com relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros-RN). O texto aprovado prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. Ao inserir na Constituição o piso, a intenção é evitar uma eventual suspensão do piso na Justiça, sob a alegação do chamado "vício de iniciativa" (quando a proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição Federal lhe atribua competência para isso). A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) fez uma homenagem aos mais de 700 profissionais da enfermagem mortos durante a pandemia da covid-19. Ela lembrou que o piso terá efeito tão logo seja sancionado pelo presidente da República, ainda que esteja em andamento a discussão sobre a fonte de recursos no Orçamento. "Teremos nas próximas semanas alternativas para que municípios e estados tenham as condições orçamentárias para o pagamento desses valorosos profissionais", afirmou. O relator da proposta, senador Davi Alcolumbre (União-AP), rejeitou as emendas apresentadas e pediu aos senadores que retirassem os destaques, para acelerar a aprovação. Ele afirmou que há várias opções em debate para encontrar os recursos orçamentários que garantam o pagamento do piso, mas não especificou quais. "Essa nova despesa não recairá sobre os ombros dos Estados, dos [hospitais] filantrópicos e dos municípios brasileiros", disse. "É lamentável que a PEC não aponte a fonte de investimento para o custeio do piso, que deve trazer custo anual de R$ 9,4 bilhões apenas às gestões municipais, resultando na desassistência à população, que enfrenta os efeitos do já desfinanciado Sistema Único de Saúde (SUS), com impactos em atendimentos no âmbito da Atenção Básica, como vacinação e cuidados à população mais vulnerável", criticou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que criticou não votarem a emenda da associação que colocava como sendo de responsabilidade também da União o pagamento do piso. Agência Estado

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Professores da rede pública de Caém participam de Seminário Avaliativo

02 de junho de 2022, 15:06

O evento que aconteceu nas instalações da Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler (Foto: Ascom/PMC)

A Secretaria de Educação de Caém, através do Serviço de Coordenação Pedagógica, realizou o I Seminário Avaliativo em Rede. O evento que aconteceu nas instalações da Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler contou com a participação dos profissionais das unidades escolares da sede do município e teve como tema: "Avaliar perpassa por um mergulho em si mesmo". O principal objetivo da atividade, que aconteceu no último dia 31, foi discutir sobre as avaliações diagnósticas e as possíveis intervenções pedagógicas. Conforme o secretário de Educação de Caém, Ronaldo Alves, a avaliação diagnóstica é um instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem capaz de proporcionar uma visão a partir da leitura da realidade, orientando a reflexão e a ação pedagógica, um guia para os encaminhamentos adequados para a aprendizagem, já as intervenções pedagógicas são interferências feitas quando se percebe dificuldades no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno e seu objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver suas competências e habilidades. “Foi um momento significativo para a qualidade da educação da rede municipal de ensino de Caém”, salientou o secretário. Ronaldo destacou ainda que o Seminário Avaliativo faz parte do reordenamento da rede para o atendimento às novas demandas de ensino e aprendizagem neste momento pós pandemia, em consonância com o plano de recuperação da aprendizagem, os programas e projetos educacionais implantados, como: o Primeira Infância, Tempo de Aprender, Brasil na Escola, PROERD, Capoeira, Esporte e a Plataforma Educacional que está sendo implantada no município, tudo isso vem  qualificando as ações educacionais. “Colaborar para que os processos de gestão sejam orientados de forma a contribuir com a aprendizagem dos alunos é a intenção maior. O sentido de toda ação na Secretaria de Educação e nas escolas deve ser a aprendizagem”, disse Ronaldo, ressaltando que os investimentos da gestão municipal na educação, aliado ao envolvimento dos profissionais que atuam na rede de ensino, estão atingindo seu principal objetivo, a melhoria na qualidade do ensino oferecido aos alunos. “Profissionais atualizados e valorizados atuam de forma decisiva na melhoria do ensino público municipal e a gestão atual tem possibilitado isso ”, concluiu. O Seminário também acontecerá nos núcleos dos Distritos de Gonçalo e Piabas.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Deputado bolsonarista defende colocar professora em ‘paredão’ de fuzilamento

02 de junho de 2022, 14:04

Éder Mauro (PL-PA) ofendeu professora por usar a imagem de Jesus Cristo em uma prova escolar, com a frase "Bandido bom é bandido morto" (Foto: Reprodução)

O deputado federal bolsonarista Éder Mauro (PL-PA) sugeriu nesta quarta-feira, 1, durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, na Câmara dos Deputados, que uma professora fosse colocada em um "paredão" de fuzilamento por usar a imagem de Jesus Cristo em uma prova escolar. Durante a fala, Mauro apontou que o ator Mário Gomes teria denunciado uma professora por usar meme em uma prova feito com a obra "Cristo Crucificado", do artista espanhol Diego Velásquez, no qual foi escrito sobre a imagem: "Bandido bom é bandido morto". O ator, que teria um filho na turma da professora, abriu um boletim de ocorrência contra a docente por intolerância religiosa. Na comissão de Direitos Humanos, o parlamentar sugeriu colocar a docente em um "paredão de fuzilamento", forma de execução usada durante a guerra, proferiu ofensas contra a docente e defendeu que os direitos da maioria fossem prevalecidos. "Esta jumenta empoderada e comunista deveria ter sido colocada em um tribunal, num paredão, para que ela não levasse esse seu entendimento para a nossa juventude, que está em formação de caráter. Por isso, eu quero dizer aqui nesta Comissão de Direitos Humanos e Minoria que nós parássemos de ver o direito de minoria. Que nós nunca deixemos de ver o direito da maioria dos brasileiros que não quer esses valores errados", disse o deputado na sessão. O deputado bolsonarista chegou a dizer que a professora, que não teve sua identidade revelada, "envergonha a classe dos professores". Ao compartilhar o vídeo em suas redes sociais, o deputado cortou a parte em que fala sobre o paredão de fuzilamento. No mesmo texto, o parlamentar chamou as vítimas da chacina que deixou 23 mortos na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, de "bandidos" e defendeu o armamento da população, defendendo que "a maioria brasileira é a favor", sem trazer dados estatísticos sobre a afirmação.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Justiça interdita loja de crepes eróticos e proíbe venda a menores

02 de junho de 2022, 13:14

A fachada da creperia La Putaria, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma medida que proíbe a creperia La Putaria, em Ipanema, Zona Sul do Rio , a vender alimentos com formato de genitálias humanas e partes do corpo humano a menores de 18 anos. A decisão inclui também a proibição de letreiros e da exposição dos produtos em locais e vitrines de fácil visualização pelos consumidores no exterior dos estabelecimentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de União (DOU) desta quarta-feira (1º). Com uma proposta curiosa, a creperia La Putaria forma filas diárias para a venda de waffles e crepes em formato de órgãos sexuais. Só em uma rede social, o perfil soma cerca de 160 mil seguidores. "O Brasil é o único país do mundo onde existem esses problemas. Há cópias semelhantes na Europa e em outros países da América Latina. Em nenhum deles acontece, porque as pessoas são adultas e não usam isso para visões políticas. É algo triste e inédito em 2022. Nossos advogados estão analisando essa censura anti-liberdade de expressão", lamenta o austríaco Robert Kramer, que trouxe a marca para o Rio ao lado da namorada, a empresária Juliana Lopes, e completa: "Nós não vendemos para menores de 18 anos, então essa proibição não nos afeta nem ao nosso negócio."A medida é assinada pela diretora substituta Laura Tirelli, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e destaca que o estabelecimento precisa fixar cartazes informando sobre a restrição de acesso à loja, na Rua Visconde de Pirajá, bem como de venda dos produtos a menores de 18 anos. O texto inclui outras lojas no país, como o Ki Putaria, em Salvador (BA); Assanhadxs Erotic Food, em São Paulo e La Pirokita, em Maringá (PR). O La putaria tem unidades também em Lisboa, em Portugal, e em Belo Horizonte (MG). No Rio, o letreiro aparece coberto em algumas publicações compartilhadas nas redes sociais nesta quinta-feira. Kramer, no entanto, explica que o fato deve-se a uma reforma após a placa ser danificada, iniciada antes da proibição. Segundo antecipou o blog do jornalista Ancelmo Gois, a decisão foi publicada após a Secretaria do Consumidor ser acionada pela Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI-Ipanema) em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade do Rio. Para justificar a decisão, o documento cita a "implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores, em especial dos hipervulneráveis, em prol da tutela dos princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor, ligados à tutela do direito à vida, à saúde e à segurança", além de estabelecer multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento das regras, assim como da não apresentação da justificativa em até cinco dias a partir da notificação. Exemplos de crepes da La Putaria, que abrirá em Ipanema "La Putaria nem é uma palavra portuguesa, mas espanhola e pode significar muitas coisas. 99% das pessoas riem e acham engraçado. É triste que 1% esteja usando seu tempo para tentar nos fechar em vez de se concentrar em questões reais, como desigualdade, corrupção e crime", afirma o austríaco. Depois de formar filas de clientes em Lisboa, onde moram, Juliana e Kramer resolveram trazer a marca para o Brasil. Inauguraram a primeira loja em Belo Horizonte, cidade natal de Juliana, em janeiro deste ano, e enfrentaram polêmicas on-line, principalmente por causa do nome, que logo cessaram. Aqui no Rio, a abertura da unidade ocorreu há quase um mês, em 1º de maio. Agência O Globo

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Botijão de gás consome até 13% do salário mínimo, maior nível em 16 anos

02 de junho de 2022, 09:36

Em maio, o botijão de gás mais caro do Brasil foi encontrado pela ANP na cidade de Caçador (SC), a R$ 160 (Foto: Reprodução)

Quem ganhou um salário mínimo (R$ 1.212) em maio teve que comprometer até 13,2% de sua renda mensal para comprar um botijão de gás de 13 kg, cujo preço máximo está em R$ 160 desde março. Esse percentual é o maior patamar atingido em 16 anos, desde 2006, quando o valor mais alto do botijão correspondia a 15% do salário mínimo da época (R$ 300). Para fazer esse levantamento, o UOL usou como base os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que faz pesquisas semanais de preços dos combustíveis desde 2001, e do histórico de valores do salário mínimo mantido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em maio, o botijão de gás mais caro do Brasil foi encontrado pela ANP em Caçador (SC), a R$ 160. O preço equivale a 13,2% do salário mínimo atual, que está em R$ 1.212. É o maior percentual alcançado desde os meses de janeiro, fevereiro e março de 2006, quando o botijão mais caro custava R$ 45 nas cidades de Alta Floresta (MT) e Tarauaca (AC), ainda de acordo com a ANP. Ganhando um salário mínimo da época (R$ 300), o consumidor gastava até 15% de sua renda mensal para comprar um botijão de gás. Promessa não cumprida Em 2019, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu cortar o preço do gás de cozinha pela metade — uma redução que viria a partir da abertura desse mercado no Brasil. Desde então, porém, o preço do botijão já acumula alta de mais de 60%. Para especialistas ouvidos há duas semanas pelo UOL, a promessa foi um erro e não levou em consideração o papel social do gás de cozinha, que merecia uma política de preços diferente daquela adotada para outros derivados de petróleo. O governo não comentou o assunto. Salário mínimo sem aumento real Somado à alta dos preços do gás de cozinha, há ainda o fato de que o salário mínimo não tem se valorizado como antes. Até 2019, o salário mínimo era corrigido com base na inflação do ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e na variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Essa fórmula tinha o objetivo de garantir que o mínimo tivesse aumento real — ou seja, acima da inflação — todos os anos. Mas a partir de 2019, primeiro ano de Jair Bolsonaro na Presidência, o cálculo passou a levar em conta somente a inflação, descartando as variações do PIB. Com isso, o salário mínimo não tem aumento real (acima da inflação) há três anos. UOL

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Prefeita baiana contrata Gusttavo Lima por R$ 704 mil para realizar sonho pessoal

02 de junho de 2022, 09:18

A prefeita do município de Teolândia, Maria Baitinga de Santana, disse que a apresentação do sertanejo é a realização de um sonho (Foto: Reprodução)

O município de Teolândia, no Sul baiano a 271 km de Salvador, vai gastar R$ 1,2 milhão para bancar uma festa com artistas depois de ter sofrido com a chuva e no momento em que a população ainda enfrenta os efeitos do desastre natural. Só com o cachê de Gusttavo Lima, serão R$ 704 mil. A prefeita da cidade, Maria Baitinga de Santana (PP), conhecida como Rosa, disse que o sonho dela é conhecer o cantor sertanejo. “Gente, eu sempre tive um sonho, gosto demais, e vamos para a Festa da Banana de 2022 com o nosso embaixador… Quem é, gente? Gusttavo Lima! Gusttavo Lima, minha gente, com a fé em Deus“, afirmou a prefeita ao anunciar a contratação, em junho do ano passado, durante uma transmissão nas redes sociais para premiação do Rei e da Rainha da Festa da Banana 2022, atrações que fazem parte do evento. No total, será R$ 1,2 milhão com cachês para pagar artistas de sertanejo, forró e “arrocha” que se apresentarão no evento. São R$ 80 mil para Marcinho Sensação e R$ 170 mil para Unha Pintada. Principal evento do calendário da cidade de Teolândia, localizada a 140 km de Ilhéus, a festa acontecerá entre 4 e 13 de junho deste ano. O sonho da prefeita se realiza no domingo, 5, quando Gusttavo Lima subirá ao palco num show de uma hora e meia. A festa é bancada pela prefeitura, mas conta também com dinheiro de patrocinadores. A prefeitura não informou a fonte dos recursos para pagar os artistas. Considerando o valor gasto com as apresentações, é como se cada um dos 15 mil moradores da cidade gastasse R$ 80,28 só com os artistas. Ao mesmo tempo, a cidade ainda sofre com os transtornos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a região do sul da Bahia em dezembro passado. A cidade enfrentou duas enchentes, que destruíram estradas e deixaram moradores desabrigados. O valor para pagar o cachê dos artistas é maior do que o destinado para conter os danos das fortes chuvas. Os cachês não são os únicos gastos da prefeitura de Teolândia para realizar a Festa da Banana. Só de fogos de artifício serão adquiridas mais de 900 caixas, além da montagem dos palcos e da infraestrutura para o evento. Um morador da cidade, sob condição de anonimato, disse que o município “não tem condições” de contratar um show como o de Gusttavo Lima. Segundo ele, a cidade tem outras prioridades, como investimentos em saúde e educação, além de não ter se recuperado dos estragos causados pelas chuvas. Em dezembro passado, o governo federal destinou R$ 1,14 milhão para “ações de resposta” à chuva na cidade baiana. O dinheiro saiu do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado à época por Rogério Marinho, hoje pré-candidato ao Senado pelo PL do Rio Grande do Norte. A liberação foi feita por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no dia 29 de dezembro. Naquele momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi criticado por não ter ido pessoalmente à região, que amargou pelo menos 27 mortes, 523 feridos e mais de 62 mil pessoas desalojadas. O gasto de dinheiro público para bancar o cachê de artistas da música sertaneja se tornou objeto de polêmica após uma discussão entre o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, e a artista pop Anitta. Em um show, Zé Neto criticou a artista e disse não depender da Lei Rouanet para fazer shows, apesar de já ter feito apresentações bancadas com recursos públicos. Reportagens e internautas começaram a levantar os gastos de prefeituras do interior do Brasil com os cantores de música caipira. O episódio ficou conhecido como “CPI do Sertanejo” nas redes sociais – embora as chances de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso sejam remotas. O caso também entrou na mira de órgãos de controle, como o Ministério Público em Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro. Conforme o Estadão revelou, outro caso envolvendo o artista foi a destinação de uma emenda parlamentar de quase R$ 2 milhões pelo pré-candidato à Presidência André Janones (Avante) para uma festa com Gusttavo Lima em Ituiutaba (MG), sua cidade natal, a uma semana da eleição. O cantor negou que tenha participado de ilegalidades. Procurada pela reportagem, Rosa Baitinga confirmou a contratação e o motivo pela escolha: “Porque gosta, o pessoal daqui gosta muito dele”, disse a prefeitura. A gestora não respondeu se os recursos são próprios ou de outra fonte, como transferência federal ou emenda parlamentar, mas declarou que a festa tem “vários patrocinadores” porque a prefeitura sozinha não consegue bancar o evento. “Teolândia não está nessa confusão, não”, afirmou, ao negar irregularidades e dizer que não falta dinheiro para o combate aos efeitos da chuva. “Não está faltando, não, graças a Deus”. Teolândia A cidade no Sul baiano tem quase 15 mil habitantes, um baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de apenas 0,591 (quanto mais perto de 1,000 melhor) e receita anual de R$ 51.511.716,39 sendo que apenas R$ 3.399.509,83 de arrecadação própria. Ou seja, um terço dos impostos municipais vai ser gasto com o cantor. Bahia On

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

WhatsApp vai dar opção de editar mensagens enviadas

02 de junho de 2022, 09:04

A funcionalidade está neste momento sendo desenvolvida, mas já há fotografias (Foto: Reprodução)

O WhatsApp está testando a capacidade de os utilizadores conseguirem editar mensagens e corrigirem erros após  terem sido enviadas pelo app, conta o site WABetaInfo. A publicação juntou até algumas fotografias da funcionalidade (abaixo), indicando que estará acessível quando os utilizadores pressionarem por algum tempo uma mensagem. A funcionalidade poderá ser encontrada ao lado das opções ‘Detalhes’ e ‘Copiar’. Sabe-se que esta implementação e teste está  decorrendo na versão beta do WhatsApp para Android, sendo que a versão iOS também a receberá. Todavia, ainda não é claro se os utilizadores serão notificados para o fato de uma mensagem ter sido editada. Teremos com certeza mais informações assim que o WhatsAapp providenciar mais detalhes à medida que se aproxima o lançamento desta funcionalidade na versão global.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Mineradora pretende se instalar em Caém para explorar manganês

01 de junho de 2022, 15:30

O prefeito Arnaldinho destacou a importância da busca de parcerias para alavancar a economia local (Foto: Ascom/PMC)

O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), recebeu na manhã desta quarta-feira (1º), a visita de representantes da Eldorado Mineração, para tratar sobre o interesse da empresa em implantar uma mineradora no município para explorar manganês. Com o apoio de um tradutor, um dos envolvidos no projeto, o vietnamita, Dine Nhât Tien, que esteve acompanhado dos empresários e sócios da Eldorado, Thiago Bogea e Ricardo Holanda, em conversa com o prefeito Arnaldinho, destacou o potencial mineral da região e dos planos da empresa para a cidade. O prefeito Arnaldinho destacou a importância da busca de parcerias para alavancar a economia local, com geração de emprega e investimentos em áreas que considera essenciais para a melhoria da população, como o a educação, a saúde e o social. O chefe do Executivo de Caém fez alguns questionamentos sobre a forma da atividade da extração, passivo ambiental, mão de obra e sobre os investimentos que a empresa pretende realizar na cidade. Conforme Thiago Bogea, o empreendimento se encontra na fase de organização documental, na pré-implantação. Após receber todas as certidões dos órgãos fiscalizadores, principalmente da esfera ambiental, a segunda etapa será de implantação, o que espera que aconteça até o final do segundo semestre deste ano. Thiago informou ainda que a mineradora deverá disponibilizará um número de vagas superior a 300 e que irá priorizar mão de obra local. “Recebemos com entusiasmo a notícia do interesse desta mineradora se implantar em nosso município. Esperamos que após cumprir todos os trâmites documentais, principalmente com as licenças necessárias, possamos dar início a um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa cidade, com a chegada de oportunidades de emprego e renda para a população”, disse o prefeito. Participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores de Caém, Pablo Piahuy, o vereador Kenhu Goleiro, os secretários municipais Rafael Muricy (Agricultura e Meio Ambiente) e Creso Júnior (Planejamento e Administração) e o chefe de gabinete Joilson Andrade.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Publicidade

VÍDEOS