Seminário reúne professores e coordenadores do NTE 16 para discutir a Educação de Jovens e Adultos (Fotos)

07 de maio de 2024, 11:35

Os profissionais em educação estão reunidos no auditório anexo a sede do NTE 16, em Jacobina (Foto: Ascom/NTE 16)

A equipe pedagógica d Núcleo Territorial de Educação (NTE 16), promove nesta terça (7) e quarta-feira (8), o Iº Seminário Territorial de Educação de Jovens e Adultos do Piemonte da Diamantina (Seteja – PD).

Tendo como público-alvo, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais envolvidos na EJA, o evento, que acontece no Auditório do Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, tem entre seus objetivos o de fornecer aos educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ferramentas teóricas e práticas para aprimorar o currículo, desenvolver metodologias eficazes de ensino, implementar sistemas de avaliação significativos e selecionar materiais didáticos adequados, com o intuito de promover o sucesso acadêmico e profissional dos alunos.

Iniciando com a volorização da cultura regional, os participantes foram recebidos com a apresentação do Samba de Roda de Palmeiras, da localidade que leva o mesmo nome, do município de Mirangaba.

Durante a abertura oficial a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, destacou a importância da discussão de um tema que requer atualizações constantes dos profissionais que trabalham com a modalidade de ensino, por se tratar de uma educação diferenciada tanto para o educando quanto para o educador. “A Educação de Jovens e Adultos está identificada com essa função reparadora de promover alfabetização e repor escolaridade não realizada na infância e na adolescência. A EJA apresenta especificidades, problemáticas e metodologias próprias que não só devem ser visibilizadas, como também podem inspirar práticas pedagógicas, também por isso a importância do debate e da capacitação”, ressaltou Nazaré.

Representando a Secretaria de Educação e Cultura do Estado (SEC – BA), os coordenadores estadual da EJA, Carla Nogueira e Alexsandro Batista, abordaram o currículo da metodologia de ensino, com análise, contextualização e a sua promoção, as diferenças metodológicas ente a EJA e o ensino regular, estratégias para a construção de instrumentos de avaliação autênticos e formativos, entre outros assuntos.

No segundo e último dia do Seminário serão criados Grupos de Trabalhos com professores e coordenadores, divididos com os temas ‘avaliação, currículo, material didático e metodologias’. Após apresentação em plenárias das discussões e proposições dos grupos, serão encerrados os trabalhos, com a síntese dos principais pontos discutidos ao longo do seminário.

Boas Festas!

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