Yamana Gold patrocina projeto na Bahia que resgata história do país

04 de março de 2020, 17:41

O projeto foi apresentado para professores e alunos no Auditório do CEU, em Jacobina (Foto: Ascom/Yamana Gold)

Professores e estudantes do 8º ano da rede pública de ensino podem se inscrever no projeto “Era Uma Vez… Brasil”

Há 12 anos, a Yamana Gold contribui para o desenvolvimento sociocultural e geração de emprego e renda, reafirmando cotidianamente seu compromisso com a cidade de Jacobina (BA). Nesse sentido, a empresa se tornou patrocinadora do projeto “Era uma vez…Brasil” (EUV). O objetivo da iniciativa é resgatar as origens da formação do nosso país e fornecer subsídios para que os educandos possam valorizar e compreender a influência dos indígenas, europeus e africanos na formação do povo brasileiro. Neste ano, na Bahia, a iniciativa é realizada em Salvador, Mata de São João e, pela primeira vez, em Jacobina.

A partir desta semana, os estudantes matriculados na 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública de Jacobina, assim como os professores de História, poderão se inscrever pelo site www.eraumavezbrasil.com.br. A primeira etapa – Fatos Históricos vai qualificar professores de História para estimular seus alunos com novos olhares sobre a História do Brasil e 100 alunos serão selecionados para participar da segunda etapa – Campus. A previsão de divulgação dos selecionados é até o início de julho.

Na segunda etapa, os alunos ficarão acampados e terão a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinas de audiovisual. Eles também participarão de vivências com povos das etnias indígenas e afro-brasileiras.

Os alunos que mais se desenvolverem ao longo da segunda etapa serão selecionados para a terceira – Intercâmbio Cultural, que os levará, por 10 dias, em novembro, para Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. Os selecionados poderão percorrer os caminhos de Dom João e reviver o trajeto da Corte Portuguesa antes de sua chegada ao Brasil, além de visitar escolas portuguesas para trocar experiências com estudantes da mesma idade, sobre a História e as características que unem os dois países. Depois do retorno, ocorrerá a quarta etapa – “Era uma vez… Comunidade”, que desafia os participantes a utilizarem as vivências do EUV para desenvolver um projeto para sua comunidade, transformando-o em agente de transformação social.

“Procuramos sempre participar de projetos que valorizem a cultura nacional e que tragam conhecimento para a população local. O ‘Era uma vez…Brasil’, com certeza, vai colaborar com os estudantes e professores da cidade, além de possibilitar uma vivência mais real do que foi a história do país”, ressalta o gerente geral da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), Edvaldo Amaral.

Projetos sociais
A Yamana Gold já beneficiou mais de 176 mil pessoas e investiu mais de 4 milhões em projetos na cidade de Jacobina. Ao todo são desenvolvidos 19 projetos com foco na área social, cultural e de geração de emprego e renda. Acreditando no potencial da cidade, a empresa apoiou mais de 280 iniciativas de projetos externos.

Sobre a Yamana
Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa. No Brasil, a unidade da Yamana é a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia.

 

 

Boas Festas!

VÍDEOS