Vereador Martins, de Jacobina, comemora o projeto que transforma o sisal em combustível

14 de abril de 2023, 10:25

O lançamento do projeto aconteceu no novo campus do Senai Cimatec, em Conceição do Coité (Foto: Gov/Ba.)

O vereador Martins dos Santos (PT), de Jacobina, esteve no lançamento da Pedra Fundamental do Projeto de Inovação Tecnológica para Aproveitamento do SISAL na Produção de Biocombustível, que ocorreu nesta quinta-feira (13), no município de Conceição do Coité.

O evento que aconteceu no novo campus do Senai Cimatec, onde irá funcionar o centro de desenvolvimento de tecnologias de produção industrial para exploração do potencial do Semiárido da Baia, apresentou o Projeto Brave (Brazilian Agave Vevelopment ou Desenvolvimento do Agave Brasileiro), uma parceria da Shell do Brasil e o Senai Cimatec, que pretende produzir tudo o que a agave, a planta sisaleira, pode dar: mel, fequila, biocombustíveis e outros.

Para Martins, representante de uma das principais regiões produtoras de sisal da Bahia, o entorno da localidade de Lages do Batata, o momento é históricos pois além de garantir o desenvolvimento da economia regional e incentivar a ampliação da cultura sisaleira, fortalecendo consequentemente a agricultura familiar e o setor produtivo.

“Iremos lutar para que essas pesquisas cheguem em nossa região, no Território Piemonte Diamantina, onde existe a melhor qualidade de solo da região, para que possamos desenvolver futuramente com organização a inovação tecnológica para produzir etanol através desta nova variedade de sisal. Esperamos conseguir uma unidade demonstrativa no eixo que mais produz sisal na Bahia que é entre o distrito de Lages do Batata, em Jacobina e o município de Várzea Nova”, disse o vereador.

Vereador Martins dos Santos
Alguns produtos produzidos com a fibra do sisal