Veja truques para manter os alimentos frescos por mais tempo

15 de abril de 2020, 07:56

Siga estas dicas e terá alimentos saudáveis e frescos por mais tempo em sua geladeira (Foto: Reprodução)

Asua alface costuma estragar em dois ou três dias? Os morangos ficam com bolor muito rápido?

A Cosmopolitan reuniu alguns truques que vão fazer com que os seus alimentos saudáveis se mantenham frescos durante mais tempo.

1. Coloque papel de cozinha na alface. Colocar algumas folhas de papel de cozinha na gaveta ou no saco da alface vai absorver a umidade e impedir que esta se estrague tão rápido.

2. Não separe as bananas antes de comê-las. Manter as bananas no cacho o máximo de tempo possível antes de comê-las é um dos truques para evitar que fiquem escuras. Envolva a parte onde as bananas estão unidas (pedúnculo) com plástico aderente e separe as bananas apenas quando for comê-las. Isto fará com que durem cerca de três a cinco dias a mais.

3. Coloque uma maçã no saco das batatas. As maçãs produzem gás etileno, que mantém as batatas mais frescas e mais firmes, fazendo com que durem mais algumas semanas.

4. Mas mantenha as maçãs longe de outras frutas e vegetais. O gás etileno pode ser bom para as batatas mas é mau para quase todo o resto. Por isso, mantenha as maçãs longe da fruteira.

5. Lave os frutos vermelhos no vinagre. Os frutos vermelhos são basicamente um dos tipos de fruta mais caros e também os que mais rapidamente se estragam. Pode prolongar a vida destes frutos dando um banho numa xícara de vinagre e três de água antes de os colocar na geladeira. Assim, irá matar os fungos do bolor e as bactérias que os estragam. Mas, certifique-se de que os seca completamente antes de guardá-los.

6. Trate as ervas como se fossem um buquê. Guarde as ervas frescas num copo de água (tal como faria com as flores). Quando este método já não estiver resultando, corte as ervas delicadamente e congele-as em azeite – pode usar um recipiente vazio que usa para fazer cubos de gelo.

7. Mantenha os cogumelos num saco de papel. Os sacos de papel conservam muito melhor os cogumelos do que as habituais embalagens de plástico. Nestes sacos ficam limpos e secos e por isso duram mais tempo.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS