‘Vaca magra’ é instalada em frente à Bolsa de Valores, em SP
09 de dezembro de 2021, 13:52
A obra faz parte de uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro (Foto: Reprodução)
Uma escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da Bolsa de Valores (B3), no Centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9). A estátua foi colocada no mesmo local que há alguns dias era exibido um “touro de ouro”.
A obra faz parte de uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro. Em sua conta nas redes sociais, ela postou uma foto e escreveu: “Vaca Magra chega em São Paulo”.
A escultura ficou exposta por pouco tempo no local. Por volta das 11h, um produtor responsável pela intervenção levou a escultura embora antes que ela fosse apreendida pela polícia.
A ação, chamada “vacas magras”, já foi realizada em outras cidades, como Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria de Educação do Ceará. A ideia é chamar atenção para a seca no Nordeste e o aumento da extrema pobreza no país.
A vaca magra da B3 foi colocada no mesmo lugar onde havia sido instalado, em novembro, o Touro de Ouro. A estátua, que causou polêmica, foi posteriormente foi removido pela Prefeitura por falta de autorização e por ser de cunho publicitário.
O touro
O touro de ouro foi inaugurado no último dia 16 de novembro e teve como padrinho o empresário e influenciador digital Pablo Spyer, conhecido na internet como “Vai tourinho”, que é o seu bordão na internet. Spyer, que ocupou o cargo de diretor de importantes corretoras no Brasil, hoje é sócio da corretora XP na empresa que leva o nome do seu bordão.
O touro é o símbolo do mercado financeiro em todo o mundo, pois simboliza os períodos de alta das bolsas já que o ataque dele é de baixo para cima. Do outro lado fica o urso, que ataca de cima para baixo, representando os períodos de queda dos ativos de renda variável.
A peça mais simbólica, o “Charging Bull feito pela artista ítaloamericano Arturo Di Modica, fica localizado em Nova York e fez com que diversos touros fossem espalhados pelo mundo.
Mas a instalação do touro em frente à Bolsa em São Paulo não agradou movimentos sociais, que consideram o momento econômico inapropriado, já que o País está com a inflação e o desemprego em alta e é esperada uma recessão para o ano que vem. Com isso, o touro amanheceu diversos dias avariado com mensagens de reprovação ou lembrando da situação econômica, como a palavra “fome”, até que ele foi retirado do local.
Itatiaia
Boas Festas!