Tradutor de libras e psicopedagoga reforçam a equipe do Atendimento Educacional Especializado de Caém
23 de fevereiro de 2024, 14:41
Ronaldo Alves, Idália dos Santos, Arnaldinho Oliveira e Breno Lima (Foto: Ascom/PMC)
O secretário de Educação de Caém, Ronaldo Alves esteve no gabinete do prefeito Arnaldo Oliveira para apresentar os novos componentes da equipe multifuncional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município, o tradutor de libras Breno Lima Santos e a psicopedagoga Idália dos Santos. Os novos profissionais irão atuar na sede e no interior.
A atual gestão de Caém tem dado uma atenção diferenciada ao atendimento educacional especializado, a partir da educação inclusiva.
O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. O público-alvo são especificamente as crianças com deficiências e transtorno do espectro autista, que dispõem de um serviço de apoio que oferece meios e modos que efetive o aprendizado dos estudantes.
Conforme Idália, o trabalho gestado pela Secretaria Municipal de Educação tem entre seus objetivos o de proporcionar benefícios para a população que precisa de um olhar e de uma visão diferenciada, a partir do contato também entre os profissionais do AEE, a família e os pacientes (alunos). “A família às vezes não consegue entender ou lidar com as deficiências por isso se torna importante o trabalho da equipe multidisciplinar que tem a tarefa de promover a inclusão e colaborar para uma sociedade igualitária e justa”, salientou.
O tradutor Breno Lima destaca também a importância da equipe, para ele a atitude do prefeito em juntar vários profissionais neste trabalho diferenciado e direto para dar esse suporte às famílias é uma atitude mais que inclusiva, humana. “Uma gestão onde existe esta sensibilidade com a inclusão faz com que a comunidade venha ganhar. Quando consegue se comunicar melhora as conivências. É uma maneira de transmutar costumes. Uma gestão inclusiva é uma gestão diferenciada e acessível”, disse.
O secretário Ronaldo Alves ressalta que a Secretaria de Educação tem fortalecido o atendimento à educação especial. A equipe multidisciplinar tem como objetivo melhorar o desempenho no processo ensino-aprendizagem e garantir saúde física, psicológica e social dos estudantes, esta forma, melhoramos a acessibilidade, inclusão e evolução individual dos jovens e crianças com necessidades especiais da nossa rede municipal”, ressaltou o secretário.
Boas Festas!