Torcedores do Bahia reclamam do serviço na Fonte Nova em rodada dupla; clube se pronuncia

09 de março de 2020, 09:21

Não foi apenas o resultado de empate por 0 a 0 entre Bahia e Doce Mel pelo Campeonato Baiano que deixou o torcedor do Esquadrão insatisfeito na Arena Fonte Nova (Foto: Divulgação/Bahia)

Entrada da torcida pelo Portão Norte além da oferta de comes e bebes nos bares do estádio tiveram qualidade bastante questionada pelos presentes

Isso porque, em meio a rodada dupla de partidas do Tricolor onde o time abriu o dia batendo o Confiança pela Copa do Nordeste, houveram muitas reclamações de torcedores tanto sobre o acesso ao estádio pelo Portão Norte como também a qualidade e velocidade do serviço de comidas e bebidas nos bares do estádio.
 

Em meio a essa onda de apontamentos, o Bahia emitiu uma nota oficial fazendo o agradecimento da ampla presença de público para os dois jogos da equipe e se posicionando sobre as reclamações citadas.

Confira abaixo a nota oficial

O Esporte Clube Bahia vem a público agradecer o apoio sempre fiel da Nação Tricolor, que colocou quase 30 mil pessoas para os jogos contra Confiança e Doce Mel neste sábado (7), e também cobrar providências em relação ao tratamento oferecido a esses torcedores no estádio.

Recebemos uma série de reclamações tanto sobre o acesso pelo Portão Norte (Ladeira da Fonte), quanto em relação ao serviço promovido pelos bares após a realização da primeira partida.

É inadmissível que ainda hoje parte dos tricolores precise passar por situações de aperto e empurra-empurra para entrar na Fonte, inclusive muitas crianças e idosos, assim como alimentos em desconformidade, fim de itens do cardápio, bebidas quentes e demora excessiva nas filas.

Embora tenha se tratado de uma rodada dupla, com tempo de permanência bem maior dentro da praça esportiva, já havia expectativa de casa cheia e ótimo público.

O Esporte Clube Bahia e a Arena Fonte Nova sempre trabalham em parceria para aprimorar a operação e a experiência dos jogos e buscarão soluções junto ao Comando da Polícia Militar e à empresa terceirizada que opera os bares, de acordo com as circunstâncias específicas de cada responsável.

Os 7 alimentos que são ladrões de energia

Você provavelmente já ouviu falar e leu bastante sobre alimentos e suplementos que aumentam sua disposição e te deixam mais animado para encarar um treino ou até mesmo as tarefas do dia a dia. Mas também existe o outro lado dessa moeda. Não faltam vilões neste mundo na nutrição: os alimentos que são ladrões de energia e podem atrapalhar bastante sua rotina na corrida ou até mesmo se tornar um obstáculo numa prova.

Esses “ladrões” de energia atuam de diferentes maneiras no organismo. Em alguns casos, oferecem tanto açúcar que, num primeiro momento, essa elevada taxa de glicose resulta em mais disposição, mas, logo em seguida, a insulina liberada para normalizar essa glicose faz justamente o caminho contrário. E aí o cansaço chega com tudo.

Também tem aqueles alimentos que dão tanto trabalho para o sistema digestivo que muitos nutrientes são desviados para ajudar nesse processo, fazendo com que eles faltem na produção de energia em outras funções do organismo. Resultado: o corpo logo sente essa queda de disposição.

Para te ajudar a evitar esse cansaço causado pela má alimentação, acionamos três especialistas para fazer uma lista dos maiores ladrões de energia, suas principais armas e como combatê-las. Confira!

Os ladrões de energia 

Carboidratos simples

Alimentos com farinhas brancas vão roubar energia se consumidos em excesso. “Em um pré-treino, por exemplo, são aliados, mas viram vilões se não houver uma atividade física depois”, pondera Mayara Ferrari, nutricionista funcional esportiva. “Isso acontece porque a quantidade de açúcar no sangue fica muito elevada e o pâncreas libera mais insulina para quebrar todos esses carboidratos. Isso pode causar uma grande redução de açúcar no sangue, resultando em fadiga e falta de energia.”

Sal

Aquele sal extra para dar mais gosto à comida pode te deixar mais cansado. Em quantidade exagerada, o sal aumenta a pressão arterial e deixa o organismo mais desidratado porque mais água é necessária para compensar. “Ele prejudica o funcionamento adequado do organismo, que ficará a todo momento buscando esse equilíbrio. Isso dará uma sensação de cansaço e fadiga. Esporadicamente um pouco de sal não tem problema, mas abusar dele diariamente ou usar em grande quantidade é bastante prejudicial”, adverte Mayara.

Alimentos gordurosos e frituras

A gordura em excesso dificulta a digestão e atrapalha a chegada dos nutrientes à corrente sanguínea. “Como possuem uma digestão mais
lenta, eles fazem com que a circulação se concentre na região abdominal por mais tempo. Isso causa uma sensação de letargia e sonolência durante a digestão, que pode passar de três horas. E isso não é bom para quem vai se exercitar, pois precisará de boa circulação nos membros”, alerta a nutricionista Lara Natacci.

Doces

A lógica nesse caso é parecida à dos carboidratos simples: como eles são ricos em açúcar, dão um pico de energia no primeiro momento porque aumentam a quantidade de glicose no sangue, mas se a pessoa não for praticar uma atividade física logo em seguida, essa disposição logo pode virar cansaço. “O organismo vai aumentar a secreção de insulina para normalizar a glicemia, que é a quantidade de glicose no sangue. Por isso, a sensação de aumento de energia deve durar pouco e dar lugar à fadiga”, reforça Lara Natacci.

Café

O café, um dos estimulantes mais populares, também pode roubar sua energia. Ele realmente gera mais disposição num primeiro momento, mas sua ação no sistema nervoso tem como um dos efeitos a fadiga. “A cafeína, no cérebro, obstrui os efeitos da adenosina, substância que ajuda na transferência de energia e na promoção do sono, dando o efeito estimulante”, explica André Lemos, médico nutrólogo. “Por outro lado, também inibe a degradação da acetilcolina, que aumenta o estímulo muscular. E a consequência disso são o cansaço e a debilidade”, completa.

Corantes e conservantes

Presentes em muitos produtos industrializados, como nuggets, embutidos (salame, presunto, mortadela, peito de peru) e salsichas, eles
modificam o funcionamento adequado do organismo, que tenta repor o que os corantes “tiram” no processo de digestão. “Eles causam uma cascata de processos inflamatórios e oxidantes. Para reverter essa situação, disponibilizamos muitas vitaminas e minerais, fazendo com que o restante do organismo não funcione adequadamente”, destaca Mayara.

Refrigerante

O refrigerante é um dos “ladrões de energia” mais temidos. Alguns maratonistas e ultramaratonistas o utilizam durante provas quando já estão acostumados a seus efeitos, inclusive psicológicos, mas, para o organismo, eles não têm nada de “bonzinhos”. Isso porque o refrigerante, em geral, tem tudo em excesso: açúcar, sódio e corantes. Assim, desencadeia todos os processos já descritos de uma só vez. Além disso, estudos apontam que o refrigerante ainda pode atrapalhar o padrão de sono, prejudicando o descanso e interferindo na disposição.

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