Terremoto ocorrido em Jaguarari nesta quarta-feira (24) é o maior já registrado na região norte da Bahia

25 de julho de 2024, 08:56

(Foto: Divulgação)

O maior tremor de terra já registrado na região norte da Bahia é sentido por moradores do distrito de Pilar, em Jaguarari. Segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (LabSis – UFRN), responsável pelo monitoramento sísmico do nordeste brasileiro, a magnitude foi de 3,6 na Escala Richter.

O evento que aconteceu no início da noite desta quarta-feira (24), foi sentido em toda a localidade e assustou seus moradores. Apesar de ter sido considerado forte, não há informações de danos estruturais.

De acordo o LabSis, Jaguarari é o município com o maior número de ocorrências sísmicas do Nordeste nos últimos dois anos e que em apenas um ano houveram mais de 2 mil microtremores, tendo Pilar como epicentro em sua maioria. O órgão informou ainda que, apesar de existir detonações para extração de cobre no local, foi um tremor natural.

“Estamos realizando estudos para identificar as causas dos eventos sísmicos que vêm ocorrendo com frequência na região. O SisLab se mantém na área monitorando as ocorrências”, disse Eduardo Menezes, geofísico da UFRN”.

Depois do tremor desta quarta-feira, já foram registrados mais dois na mesma área, sendo um de magnitude de 1,7 e o último, na manhã desta quinta-feira (25) de 1,8 Rh.

Maiores abalos sísmicos do Nordeste:

Pacajus, no Estado do Ceará, tremor de magnitude 5,3 Rh, em 1980

João Câmara, no Rio Grande do Norte 5,1 Rh, em 1986

Na Bahia a maior ocorrência sísmica foi na cidade de Amargosa em 2017, com 4,3 Rh.

Boas Festas!

VÍDEOS