Setembro amarelo: peça teatral aborda o tema da saúde mental de forma descontraída

30 de setembro de 2020, 09:10

Vídeos com profissionais da saúde também foram divulgados para os funcionários da JMC Yamana Gold durante o mês de setembro (Foto: JMC)

(Da assessoria) – A saúde mental é um tema que está sempre em debate devido a sua importância. Em tempos de pandemia, o assunto tem sido frequentemente abordado devido a situação de isolamento social em que as pessoas foram obrigadas a se colocar. Este mês é marcado pelo setembro amarelo, campanha criada com o intuito de alertar e informar as pessoas sobre o suicídio.

Como parte das ações dos setores de Saúde e Recursos Humanos da JMC Yamana Gold, para este ano a empresa divulgou, em suas redes sociais, vídeos com psicólogos, psiquiatras e enfermeiros abordando os cuidados com a saúde mental. Para fechar o mês também foi divulgada uma mini série com a peça “Cadê a Alegria” com artistas do grupo Estação Arte de Jacobina que também trataram o tema de forma leve e descontraída.

A peça conta a história de três palhacinhos em que um perde a alegria e não consegue mais atuar. Ao longo da atuação ele descobre que a alegria não está nos bens materiais e sim dentro das pessoas. A depressão é tratada de forma leve, alertando para a necessidade pela busca de ajuda da família e dos amigos. Sorrisos e muita alegria permeiam as cenas que tratam a mensagem de esperança na cura dessa dor.

“A JMC, além de tantas iniciativas positivas para o Setembro Amarelo, criou o programa Mente Viva que oferece atendimento psicoterápico aos colaboradores. Isso é muito importante principalmente por causa dessa fase do coronavírus onde ocorre o isolamento social e ficamos mais propensos a distúrbios da ansiedade e depressão”, finaliza Pedro Falcão, Médico do Trabalho.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS