Seminário sobre inclusão e equidade reúne representantes educacionais de toda a região em Jacobina

24 de setembro de 2024, 17:07

O evento que teve como público alvo, gestores, professores e coordenadores pedagógicos de unidades de ensino dos municípios de abrangência do NTE 16 (Foto: Ascom/NTE)

A garantia de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e a abordagem e a importância de envolver, valorizar a presença de todos os estudantes, independente de seus contextos e características pessoais, reconhecendo os benefícios da diversidade e aprender a conviver com a diferença, foram as principais pautas do o Seminário “Inclusão e Equidade” que aconteceu durante todo o dia desta terça-feira (24), no auditório/teatro do Colégio Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), em Jacobina.

O evento que teve como público alvo, gestores, professores e coordenadores pedagógicos de unidades de ensino dos municípios de abrangência do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16), contou com representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), unidades escolares e da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), que abordaram sobre práticas exitosas dentro da proposta da alfabetização.

A convidada, mestra em Crítica Cultural, Lúcia Fabiana da Silva palestrou sobre o “Letramento Racial no contexto da alfabetização: leitura, escrita e oralidade”, enquanto Crizeide Miranda Freire (doutoranda e professora universitária), Naiane Rocha Mendes (mestra em Educação e Diversidade e especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial) e Jamile Silva Rocha (mestre em Educação e Diversidade), discutiram sobre a “Educação Inclusiva na contramão do capacitismo e da exclusão”.

Conforme a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, inclusão e equidade na educação são elementos essenciais para uma educação transformadora, que visa combater a exclusão e desigualdades.

“Integrar os princípios da equidade e da inclusão na escola é discutir a garantia do direito à educação de todas as pessoas, especialmente daquelas que historicamente tiveram esse direito violado”, salientou Nazaré, completando que as políticas desenvolvidas para as pessoas com deficiência têm contribuído com a inclusão social e com a mudança da mentalidade acerca dessa questão. “Consideramos importantes os avanços obtidos na educação especial a partir da análise do princípio de igualdade e equidade”, concluiu.

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