Seis maneiras de utilizar vinagre na limpeza da casa

18 de novembro de 2019, 11:02

O vinagre é extremamente versátil. Além de ser um ótimo tempero, a substância também é ótima para limpar o chão ou vidros ou para eliminar o cheiro de mofo (Foto: Reprodução)

Com alta concentração de ácido acético, o vinagre funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã ou de sidra. A revista Cláudia revela como tirar melhor proveito do produto na limpeza da sua casa.

1. Para limpar os vidros

Vai necessitar apenas de vinagre e água. Acrescente duas colheres de sopa de vinagre em dois litros de água morna. Borrife e seque com um pano.

2. Para limpar tapetes

Aplique uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água e borrife sobre o tapete. Para remover manchas e sujeira, coloque na mistura um pouco de bicarbonato de sódio. Borrife diretamente na mancha, deixe agir por dez minutos e escove novamente. Depois é só deixar secar. 

3. Para acabar com o mofo

Remova aquele odor desagradável do armário limpando-o com um pano embebido numa mistura de três litros de água quente com duas colheres de sopa de vinagre branco.

4. Para limpar rejunte dos azulejos

Aplique vinagre puro com uma escova no rejunte do azulejo. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água.  Sai tudo!

5. Para limpar espelhos

Dissolva uma tampa de vinagre em quatro de água quente e limpe essas superfícies. 

6. Para limpar o chão

Acrescente uma xícara de chá de vinagre a um balde com água e limpe o chão normalmente. Deixe secar. Não se preocupe com o cheiro, este desaparecerá naturalmente. 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS