Secretário de Educação de Caém participa de sessão na Câmara de Vereadores

15 de outubro de 2021, 09:29

Ronaldo Alves destacou os investimentos da administração com a educação municipal (Foto: Ascom/PMC)

A sessão ordinária desta quinta-feira (14), da Câmara de Vereadores de Caém, foi marcada pela presença do secretário de Educação, Ronaldo Alves, que apresentou o balanço das ações, investimentos e resultados da secretaria durante os últimos meses.

O responsável pela pasta destacou os investimentos da administração com a educação municipal, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, o retorno gradual às aulas presenciais, as intervenções físicas (reformas), transporte escolar, capacitações, entre outros.

Antes de iniciar sua participação, o secretário distribuiu entre os vereadores um relatório fotográfico com imagens e informações de como a nova gestão encontrou o setor educacional e as dificuldades enfrentadas para melhorar os ambientes físicos e burocráticos da secretaria, o que dificultou o início dos trabalhos. “O prefeito Arnaldo Oliveira tem dado provas de que a educação é uma das prioridades do seu governo. Temos recebido todo o apoio possível para que consigamos oferecer o melhor para classe estudantil e os profissionais em educação do nosso município”, destacou Ronaldo, apresentando como exemplo do compromisso do chefe do Executivo as reformas já realizadas, as que estão por realizar e o diálogo direto e aberto com a categoria.

Segundo Ronaldo, a Secretaria de Educação tem a missão de garantir o direito educacional aos caenenses, por meio de uma educação com equidade e qualidade, plural e inclusiva, traduzindo-se em transformação social, ‘e isto é que vem sendo seguido em Caém. Na ocasião foram mostradas também as principais metas e ações que deverão ainda ser realizadas durante o ano vigente.

O secretário terminou sua participação agradecendo aos vereadores pelo espaço cedido ressaltando a importância do diálogo entre as duas instituições para que a educação do município avance cada vez mais e se colocou à disposição de todos. Os parlamentares por sua vez agradeceram também a presença do secretário e ressaltaram a importância da presença do gestor da educação do município.

O presidente do Legislativo Municipal, Pablo Piahuy, elogiou a atitude do secretário de Educação de Caém em solicitar um espaço para discorrer sobre assuntos de relevância para o município e dirimir dúvidas a respeito das ações que vêm sendo desenvolvidas pela pasta. “Gostaríamos de agradecer a presença do secretário Ronaldo Alves, em mais uma demonstração da união entre o Poder Legislativo e a Secretaria de Educação do nosso município. Tal atitude só tem a contribuir com a melhoria dos trabalhos e a relação entre o Legislativo e o Executivo.

Principais sintomas físicos e mentais da abstinência de nicotina

A síndrome de abstinência de nicotina provoca inúmeros sintomas nos ex-fumantes. Contudo, explica um artigo publicado no portal Melhor Com Saúde, esses efeitos colaterais variam em intensidade dependendo da pessoa. 

O fato da nicotina ser uma droga muito viciante faz com que o hormônio conhecido como dopamina seja liberado no cérebro – este hormônio é responsável por aumentar a sensação de prazer e bem-estar. E como tal, o organismo reage negativa e violentamente à ausência da droga.

Ainda assim, a síndrome de abstinência de nicotina não representa qualquer risco para a saúde. Estima-se que os sintomas associados à condição afetam até 85% dos ex-fumantes. 

Os sintomas desta síndrome variam, mas, sem dúvida alguma, o mais comum é a vontade de fumar que pode surgir na presença de múltiplos estímulos, como por exemplo ver outra pessoa fumar, ou inclusive sem uma causa aparente.

Os principais sintomas da síndrome de abstinência da nicotina são os seguintes, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

Sintomas físicos

Aumento do apetite
Tosse
Boca seca
Dor de cabeça
Tontura
Fadiga
Coriza (inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo)
Dor de garganta, na língua ou gengivas
Sensação de aperto no peito
Ganho de peso
Frequência cardíaca mais lenta ou bradicardia
Obstipação
Hipotensão

Sintomas mentais

Ansiedade, inquietação e irritabilidade
Dificuldade em se concentrar
Insônia e dificuldade para dormir bem
Raiva e frustração
Depressão
Desânimo
Mau humor

Os sintomas da síndrome de abstinência da nicotina normalmente duram de 4 a 12 semanas e surgem nas primeiras 12 a 24 horas após parar de fumar. 

Os especialistas explicam que a fase mais critica são as primeiras duas a três semanas de cessação tabágica. Sendo que os sintomas começam gradualmente a desaparecer e, com o tempo o indivíduo aprende a controlar o desejo de fumar. 

VÍDEOS