Saúde do Trabalhador é tema de encontro com servidores da Infraestrutura de Caém

21 de setembro de 2023, 14:58

O público alvo foram os colaboradores da área de Infraestrutura da Prefeitura Municipal (Foto: Ascom/PMC)

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), da Secretaria Municipal de Caém, a enfermeira Candice Lima, realizou na manhã desta quinta-feira (21), um encontro com colaboradores da área de Infraestrutura da Prefeitura.

Entre os principais objetivos da reunião estiveram a Educação em Saúde e orientações sobre o preenchimento da Ficha do O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), documento do Ministério da Saúde para notificar acidentes de trabalho, e a importância de realizar a notificação.

A importância da prevenção através da identificação de riscos e vulnerabilidades também foram abordados, de modo a fornecer subsídios para o planejamento, execução e avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando a eliminação ou controle dos mesmos.

A Visat é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), e consiste num conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e constitui de saberes e práticas sanitárias, articulados intersetorialmente.

“A Visat tem como um de seus objetivos implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, com o propósito de disponibilizar e difundir conhecimento sobre a saúde do trabalhador com transparência e acessibilidade às informações buscando atuar como agente facilitador na descentralização das ações por meio da interação com a Rede de Atenção à Saúde, a articulação interinstitucional e instiga o fortalecimento do controle social”, ressalta Candice.