Saiba onde usar e não usar o vinagre na hora da limpeza

06 de fevereiro de 2018, 09:03

Vinagre é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante

 

O vinagre é um ótimo produto para a faxina por ser desengordurante, eliminar odores e funcionar como agente antisséptico e desinfetante. Também facilita a vida de quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. No entanto, não é bom usá-lo assim em qualquer ocasião. O UOL fez uma lista de onde usar e de onde não usar o vinagre. Veja:

NÃO USAR

Mármore – O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. Faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado –e torcido– e seque”, disse o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

Piso de porcelanato – O vinagre pode causar manchas e tirar o brilho. Use água e sabão neutro.

Madeira envernizada ou encerada – O vinagre pode danificar a textura dos materiais. Use um pano seco de microfibra. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.

USAR

Monitores e telas – “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, disse a personal organizer Luísa Gabriela Monte ao site.

Madeira sem brilho – Para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, disse Pedro Henrique Araújo da Silva ao site.

Tecidos – Para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, não exposto diretamente à luz do sol.

Onde também usar o vinagre:

Ajuda a desengordurar o fogão; pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas; ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa; acaba com outros odores, como o de cigarro.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS