Saiba como prevenir e tratar o problema das frieiras

11 de novembro de 2019, 09:44

O aparecimento de frieiras durante os meses mais frios ou mais quentes é bastante comum (Foto: Reprodução)

As frieiras são lesões da pele que aparecem devido a uma ação física sobre os vasos sanguíneos superficiais. As frieiras caracterizam-se pela manifestação de sintomas bastante desconfortáveis, como bolhas, fissuras e inchaço e afetam, normalmente, as extremidades do corpo como as mãos, o nariz, as orelhas e os pés.

Frieira é o termo usado para designar as micoses, que são infecções causadas por fungos. Estes fungos são encontrados em todos os lugares da natureza e nos seres humanos.

Se suspeita que pode ter frieiras, saiba que deve consultar um médico quando a pele começar a ficar pálida ou esbranquiçada e com a presença de bolhas, se os sintomas como a vermelhidão e a dor se agravarem, se tiver febre, dor intensa ou dificuldade na mobilidade da região afetada.

Como prevenir as frieiras

1 – Hidrate a pele diariamente.

2 – Cuide bem das regiões mais desprotegidas do seu corpo contra umidade. 

3 – Secar bem o corpo após o banho, principalmente os pés, virilhas e axilas.

4 – Utilize roupas e calçado confortáveis e que possam arejar a região.

Como tratar as frieiras

Além das medidas preventivas, o tratamento das frieiras pode incluir a toma de medicamentos com ação vasodilatadora. Esta medida só pode ser aplicada pelo médico e com receita médica, e é aplicada em casos mais graves de frieiras, quando os cuidados básicos diários não estão fazendo qualquer efeito na redução dos sintomas. Lavar e secar bem as roupas e meias podem ajudar também.

Boas Festas!

VÍDEOS