‘Rachado’, PT de Jacobina apresenta seus pré-candidatos em evento na Câmara de Vereadores

24 de maio de 2024, 10:18

(Foto: Divulgação)

Conforme um card que está circulando nas redes sociais, nesta sexta-feira (24), acontecerá o ‘lançamento das pré-candidaturas’ do Partido dos Trabalhadores (PT) de Jacobina, e o evento ocorrerá na Câmara de Vereadores, às 18:30h.

Na ilustração do material aparece as fotos das principais lideranças da sigla no Estado (presidente Lula, governador Jerônimo Rodrigues, senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa), além das imagens também do deputado federal Afonso Florence, da deputada Neuza Cadore e no centro, em tamanho diferenciado, o do empresário Luciano Vieira.

De acordo a uma resolução da Executiva Estadual do PT, a decisão do Diretório Municipal do partido em não indicar um nome para vir compor com a chapa majoritária que tem como cabeça o atual prefeito da cidade, foi invalidada; a partir daí, parte da militância local apresentou o nome de Luciano Vieira para a disputa da vaga de vice-prefeito de uma candidatura do Partido Comunista do Brasil (PC do B), cuja prioridade é estabelecida pela Federação Partidária.

No card, que não deixa claro que será apresentada a pré-candidatura, como vice-prefeito, de Luciano, consta ainda que serão anunciados os ‘vereadores do time de Lula e Jerônimo’, mas nos quatro cantos do município todos sabem da aproximação da pré-candidata a prefeita de Jacobina, Mariana Oliveira, com o governador e sua base governista.

Mariana, que até pouco tempo era a presidente do Diretório Municipal do PT, justificou a sua transferência para o Partido Socialista do Brasil (PSB) para garantir a sua candidatura, o que não seria possível se continuasse por conta da federação dos partidos, onde o partido do atual timoneiro da cidade tem prioridade em indicar o cabeça de chapa.

Aliado histórico do PT na Bahia, o PSB é uma das principais siglas da base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Nomes como o da deputada federal e atual vice-líder do Governo Lula da Câmara dos deputados, Lídice da Mata, o do secretário de Desenvolvimento Econômico e deputado eleito, Ângelo Almeida, já declararam apoio a pré-candidatura de Mariana Oliveira.