Quatro refeições, 2h de sol: veja como é a rotina dos presos golpistas

08 de fevereiro de 2023, 10:45

Cerca de 920 bolsonaristas ainda continuam detidos um mês após os atos golpistas (Foto: Reprodução)

Um mês após os atos golpistas de 8 de janeiro , em Brasília, cerca de 920 bolsonaristas dos 1.398 detidos durante os ataques aos Três Poderes da República ainda continuam presos em penitenciárias do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, outras 19 pessoas foram transferidas para o 19º Batalhão de Polícia Militar e 459 foram liberadas mediante o uso de tornozeleira eletrônica, portanto, seguem sendo monitoradas pela polícia.

Os presos foram divididos. As mulheres detidas foram para a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia, já os homens foram levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, de segurança máxima. No presídio, eles dividem a rotina com os demais presos: 4 refeições diárias, duas horas de banho de sol e visitas limitadas.

Segundo a Seape, os presos têm direito a 4 refeições diárias:

Café da manhã: pão com manteiga ou margarina e um achocolatado

Almoço: 650 gramas, sendo 150g de proteína, 150g de guarnição, 150g feijão (90g de grão e 60g de caldo) e 200g de arroz e um suco de caixinha

Jantar: 650 gramas, sendo 150g de proteína, 150g de guarnição, 150g feijão (90g de grão e 60g de caldo) e 200g de arroz

Ceia: sanduíche e uma fruta

Eles tambpem recebem kits de higiene pessoal e coletiva, que são mensalmente renovados, colchões e outros materiais individuais.

Os kits de higiene individual são compostos por:

Um creme dental

Uma escova de dente

1 kg de sabão em pó

Dois rolos de papel higiênico

Um desodorante

Um sabonete líquido

Ainda conforme o Seape, na Penitenciária feminina as presas receberam ainda dois pacotes de absorventes, 500ml de shampoo e 500ml de condicionador.

As celas têm torneiras e acesso à água para consumo e higienização 24 horas por dia.

Visitas e banhos de sol


Em todas as unidades prisionais os detentos e detentas têm cerca de duas horas diárias de banho de sol nos pátios.

Já às visitas, são controladas. Os presos dão o nome de até 9 familiares e um amigo para se cadastrar e ficarem aptos a os visitarem. No entanto, segundo a Seape, somente é permitida a entrada de duas pessoas por visita. Os encontros de duas horas ocorrem de 14 em 14 dias.

Celas

As  celas onde ficam os presos têm:Uma pia

Um chuveiro com água fria

Um vaso sanitário

O banheiro é aberto para quem passa no corredor, sem privacidade para os presos realizarem suas necessidades. As portas das celas são chapeadas e há algumas aberturas, tipo, ventanas, que permitem iluminação e ventilação “mediana” no local. As camas são de concreto e há colchões.

Último Segundo