Projetos artísticos revelam os talentos das escolas públicas baianas
23 de outubro de 2024, 13:43
(Foto: Gervásio Lima)
*Por Gervásio Lima –
“Um espetáculo, brilhante, magnífico, encantador, extraordinário, surreal, genial, sucesso, surpreendente, inacreditável…” Essas são algumas das expressões usadas pelo público para definir as apresentações artísticas promovidas pelos ‘Projetos Artísticos e Culturais’, realizados em todo o Estado pela Secretaria de Educação da Bahia, a partir dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE’s). A iniciativa, além de ser um componente curricular, é uma oportunidade para os jovens alunos da rede pública de ensino exporem talentos até então incubados, impressionando um público que muitas vezes não tem ideia do que se passa depois dos portões das escolas públicas.
Não tem como não se emocionar ao assistir a uma peça teatral cujo enredo são histórias da vida real, a partir de situações inspiradas no cotidiano de suas famílias e vivenciadas pelos próprios alunos. A capacidade de produção se expande e emociona, com trabalhos fascinantes, realizados não somente por meio do teatro, mas também dos documentários, das músicas, da literatura e das artes plásticas.
Faltam adjetivos para descrever a sensação de prazer ao conhecer o projeto e perceber a capacidade artística e cultural dos meninos e meninas que agora vivem a realidade de estudar em um ambiente em tempo integral, com direito não apenas a uma educação de qualidade, mas também a alimentação e práticas artísticas e esportivas em modernos espaços, que lhes proporcionam aprendizado, lazer e socialização.
É acalentador saber que tudo isso está acontecendo, e, ainda melhor, envolvendo indivíduos que há muito tempo eram excluídos de determinadas ações que quase sempre eram exclusivas para a classe mais abastada. A inclusão é uma realidade, viva! Alunos, professores e a educação pública da Bahia, presentes.
*Jornalista e Historiado
Boas Festas!