Prefeitura e Bahia Pesca realizam curso de piscicultura em Caém (Fotos)

24 de novembro de 2021, 15:33

A aula prática do curso aconteceu na Fazendo Caboclo, na zona rural de Caém, onde o proprietário e piscicultor Gilmar Rodrigues da Silva possui quatro viveiros com tilápias, tambaquis e pirarucus (Foto: Notícia Limpa)

Melhorar a produção no campo e promover o desenvolvimento da piscicultura no município, este foi o principal objetivo do curso de introdução à piscicultura que aconteceu nesta terça (23) e quarta-feira (24), em Caém. O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores, foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado, a partir da Bahia Pesca.

Dividido em duas etapas o treinamento contou com explanações teóricas e aula de campo, onde os participantes puderam ver na prática o que foi ensinado através de aulas demonstrativas. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre sistemas de cultivo, escolha das espécies, tamanho das aguadas, preparação dos viveiros e qualidade da água, dentre outros temas.

“A capacitação sempre foi uma das principais áreas de minha atuação. Acreditamos que a oportunidade de se aprender parte do ensino, da preparação, e oferecer isso àqueles que querem desenvolver alguma atividade faz parte dos atributos de uma gestão pública”, salientou o prefeito de Caém Arnaldo Oliveira, completando que a Prefeitura de Caém não medirá esforços para buscar meios para o desenvolvimento do município, a partir de ações que garantam o aumento de renda e a melhoria de vida da população. “Estaremos buscando junto às secretarias, órgãos e instituições do Estado, parcerias que beneficiem nosso povo; este é o nosso papel como agente político. Agradecemos a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ao Governo da Bahia e aos participantes pela excelente capacitação”, finalizou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Caém, o vereador Pablo Piauy, que prestigiou o encerramento da atividade. destacou a iniciativa do município em provocar a capacitação. Para Pablo a iniciativa é um ponta pé inicial para que em um futuro não muito distante os produtores e a população caenense possam colher os frutos. “As mudanças partem dos incentivos e das promoções de atividades que favoreçam o indivíduo. O aprendizado sempre será um dos principais caminhos para o sucesso”, disse o vereador.

O instrutor do curso, o engenheiro de pesca e gerente de operações da Bahia Pesca, Eduardo Soares Batista, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Caém em buscar meios para beneficiar a população. Surpreso com a potencialidade do município, por ter um excelente manancial, Eduardo disse não ter dúvidas de que a piscicultura poderá ser uma das principais fontes de rendas de muitas famílias. “Parabéns a todos os envolvidos na realização do treinamento. Levarei para a Bahia Pesca a boa impressão que tive de Caém e da vontade de aprender dos participantes do curso. Tenho certeza que a piscicultura será uma das principais atividades deste município”, ressaltou.

Boas Festas!

VÍDEOS