Prefeitura de Jacobina inicia atendimento noturno em postos de saúde

23 de março de 2020, 21:28

(Foto: Ascom/PMJ)

(Da assessoria) – Na noite desta segunda-feira (23), foi dado início a uma ação da Secretaria Municipal da Saúde em duas unidades satélites no município de Jacobina. A iniciativa visa referenciar os atendimentos no período das 17h às 22h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 12h.

Inicialmente a equipe da UBS Ladeira Vermelha esteve atendendo na Semusa (Caeira) e a Equipe da UBS da Bananeira no Posto de Saúde da Matriz.

Segundo a enfermeira Helen Mesquita, coordenadora da equipe que atuou na Semusa, a proposta é uma medida preventiva que amplia a oportunidade dos serviços da atenção básica, acolhendo os casos suspeitos do no coronavírus durante a noite.

“Nossa unidade de referência contra o COVID-19  é a UPA que, dispõe de uma estrutura de urgência e emergência, recebendo casos graves, aqueles que apresentem dispnéia, ou seja falta de ar excessiva, porém, os casos com sintomas gripais devem procurar os PSFs e as unidades satélites que estão atendendo a partir do dia de hoje em horário estendido, atentando que, as pessoas que apresentarem os aspectos suspeitos entrarão em quarentena de 7 a 14 dias a depender do caso, é a partir de então, serão monitorados pelas equipes de saúde do município”, ressaltou Helen.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS