Prefeitura de Caém pede conscientização aos moradores para evitar queimadas ambientais

01 de dezembro de 2023, 10:02

O secretário do Meio Ambiente de Caém, Sidney dos Reis, acompanha os brigadistas em mais uma ação para debelar um foco de incêndio no município (Foto: Ascom/PMC)

Com o aumento da intensidade do calor e dos dias secos, as queimadas estão se tornando frequentes em Caém. Por conta disto, a Prefeitura de Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) pede que a população se conscientize sobre a gravidade do problema, chamando a atenção daqueles que provocam as queimadas.

Conforme o secretário da Seama, Sidney dos Reis Pereira (Didi), muitos lavradores ainda utilizam a prática de atear fogo em áreas de plantio para limpeza e preparo da terra e nos chamados aceiros, sendo esta a principal causadoras das queimadas.

“Além de ser uma prática criminosa, o ato não limpa os terrenos. As queimadas representam perigos para as pessoas e para o meio ambiente, prejudicando a saúde, empobrecendo o solo, aumentando a mortalidade dos animais, causando incêndios em residências, acidentes de trânsito, entre outros”, disse o secretário, destacando a determinação do prefeito Arnaldo Oliveira (Arnaldinho) para que a secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil do município  acompanhe toda a situação e apoie a equipe do corpo de bombeiros militar e os brigadistas voluntários.

“Prepostos da Prefeitura têm trabalhado para combater os focos de incêndios ambientais dando apoio aos brigadistas voluntários e colocando secretarias municipais à disposição para ajudar nos trabalhos”, concluiu Didi.

Boas Festas!

VÍDEOS