Prefeitura de Caém inicia a construção do Plano Municipal de Turismo
09 de agosto de 2024, 12:08
O complexo de cachoeiras da Charneca é uma das principais atrações naturais de Caém (Foto: Gervásio Lima)
A Prefeitura de Caém e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), firmaram parceria para a construção do Plano Municipal de Turismo. O projeto tem como objetivo promover ações para a implantação e exploração sustentável do setor turístico do município, a partir de planejamentos e políticas públicas, envolvendo todos os setores da sociedade.
O plano conta com três etapas até a sua conclusão, entre elas estão as identificações dos potenciais e dos atores, a elaboração de um diagnóstico e finalizando com o prognóstico.
Uma das etapas para a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Caém aconteceu nesta quarta-feira (7), no auditório da Estação Cultural, com a apresentação do cronograma de ações, pela diretora de Cultura e Turismo da cidade, Mabel Mota e os consultores, Rejane Mira, Carla Oliveira e Ernesto Ribeiro, da empresa Cria Rumo Consultoria.
Nesta primeira etapa será feito também um diagnóstico com visitas de campo e escuta entre os diversos atores.
Conforme Ernesto Ribeiro, um dos principais objetivos na construção do plano é envolver a comunidade, trazendo esses atores para dentro do processo de elaboração do plano que é da cidade, uma ferramenta que irá nortear todo o processo que consiste com ela. Daí a importância do primeiro momento, o de sensibilizar a população para a construção coletiva.
“É preciso entender que o mais importante são as histórias, são as pessoas, pois elas fazem a diferença como interprete do patrimônio onde vivem, sendo inclusive responsáveis pela identidade e suas peculiaridades”, salientou.
A busca por melhorias e o desenvolvimento do município é uma característica da atual gestão de Caém, que tem a frente Arnaldo Oliveira Filho (Arnaldinho), como prefeito. O fomento ao turismo, por exemplo, tem sido trabalhado durante o seu governo como um vetor de transformação social. Um dos primeiros trabalhos na área foi o estudo e divulgação dos seus atrativos, pouco tempo depois de sua posse. Através de parceria com o Sebrae, a Prefeitura Municipal vem realizando uma série de ações para identificar quais as áreas com maiores potenciais de exploração turística de forma responsável e sustentável, procurando sempre trabalhar o tema em consonância com a natureza.
Em parceria com o Sebrae, o município tem realizado capacitações para comerciantes e a comunidade local para se construir instrumentos, mecanismos e estruturas de planejamento para o advento da ‘indústria do turismo’ e consequentemente atender os requisitos exigidos para que o município entre no mapa turístico do Brasil.
Apesar de ser a menor cidade em população, localizada no Piemonte da Diamantina (entrada da chapada norte), Caém se destaca em toda a região por sua diversidade turística, seja ela rural, de aventura, histórica, cultural, gastronômica e religiosa, o que tem despertado a curiosidade dos amantes do ecoturismo.
Boas Festas!