Prefeitura de Caém divulga projetos de audiovisual classificados pela Lei Paulo Gustavo

09 de janeiro de 2024, 15:37

O Complexo das Cachoeiras do Rio Charneca são algumas das atrações naturais do município (Foto: Ascom/PMC)

A Prefeitura de Caém, através da Diretoria de Turismo e Cultura, selecionou os projetos proponentes de editais municipais da Lei Paulo Gustavo, na categoria produção e amostra de audiovisual e ações de formação, em áreas diversificadas como cultura, turismo, atividades produtivas e história do município.

Um dos projetos selecionados a ‘mostra de cinema negro’ buscará apresentar uma curadoria primorosa e única de filmes africanos e da diáspora negra que é de fundamental importância para o debate da presença Africana nas comunidades quilombolas do município. Serão exibidos dois filmes para uma previsão de 200 expectadores, sendo esses composto principalmente do público negro e quilombola.

O “CineCaém: Audiovisual”, uma iniciativa independente, visa a formação e capacitação de jovens estudantes do ensino médio de escolas da rede pública para fazer cinema e produtos audiovisuais a partir da promoção de oficinas gratuitas e presencial. O propósito é oferecer uma programação democrática, acessível e inclusiva.

Uma das justificativas dos projetos é de que até então o audiovisual sequer existia como setor cultural e artístico expressivo em Caém, ‘portanto, promover atividades formativas se torna urgente, pois a falta de estímulo criativo, principalmente durante o período escolar, torna o cinema algo distante e desconsiderável, inviabilizando sonhos e perspectivas’.

No projeto de formação, a capacitação de jovens para produções audiovisuais irá atender 30 jovens, estudantes do ensino médio de escolas públicas da rede municipal de ensino.

Ainda na parte de produção, um documentário que retrata a história de Caém irá trazer uma narrativa do passado, os primeiros moradores, os contos e os ‘causos’ dos mais velhos. O projeto terá duração de 40 minutos, com entrevistas de moradores que tenham vivenciado a cultura e as tradições do município. Este projeto tem a finalidade de proporcionar uma valorização as belezas e o respeito pela cidade, um forma de mostrar para a população um maior conhecimento da história da cidade, reconhecendo também a importância de cada pessoa como parte integrante na formação da sua cultura.

Outro trabalho que será produzido é o que conta a história da agroecologia local, a partir das vivências de quem protagoniza a produção e o acesso a alimentos saudáveis enquanto preserva a natureza. Serão mostrados os conhecimentos, práticas e modos de vida de indivíduos e comunidades envolvidos com um modelo de produção social, livre de agrotóxicos e baseado nas relações cidadãs.

O documentário percorre para dar visibilidade aos agricultores familiares que produzem comida saudável no campo, nas comunidades, periferias e assentamentos de terra, cuja produção é fundamental para garantir o equilíbrio do meio ambiente e a segurança alimentar e nutricional da população. O documentário realizará uma expedição pelos principais pontos turísticos de Caém, destacando as paisagens, a culinária e as tradições culturais do município, uma forma de conhecer a importância do turismo para a cidade e seus moradores.

Lei Paulo Gustavo (LPG) – Tem como objetivo ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência da pandemia do COVID-19. Trata-se do maior recurso destinado à cultura que o Ministério da Cultura (MinC) que está sendo transferido para estados e municípios, promovendo a pluralidade cultural como uma força empreendedora, econômica e geradora de empregos, incentivando a interação entre diversas expressões culturais para transformar o setor cultural em condutor de desenvolvimento social e econômico.

Os festejos do São Pedro é uma das principais atrações culturais do município de Caém