Prefeitura de Caém alinha ações do Projeto Sertão Vivo e convoca comunidade para Oficina Municipal
29 de julho de 2026, 07:15

A reunião aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Caém (Foto: Reprodução)
Foi realizado na tarde desta terça-feira (28), em Caém, uma reunião para discutir o fortalecimento da agricultura familiar e a resiliência climática de Caém. O encontro que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal contou com a presença da técnica do projeto Sertão Vivo, Rejane Magalhães Borges Maia,que fez a apresentação formal e discutiu o alinhamento das diretrizes da iniciativa no município.
O projeto Setão Vivo tem como foco principal apoiar as comunidades rurais no desenvolvimento de sistemas produtivos resilientes, segurança hídrica (como a implantação de cisternas e tecnologias de irrigação) e transferência de conhecimento para a convivência com o semiárido.
Durante a conversa foi destacada a relevância de Caém captar esse tipo de investimento, que gera impacto direto na segurança alimentar, na sustentabilidade e na geração de renda para o homem e a mulher do campo.
Caém assume um papel de destaque regional ao ser o único município do Território Piemonte da Diamantina contemplado nesta etapa do programa. O Sertão Vivo é uma ação estratégica do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), em parceria com o BNDES, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Verde para o Clima (GCF).
Representando o governo municipal, participaram da reunião a secretária interina de Agricultura e Meio Ambiente, Lucinea Barbosa, a diretora de Cultura, Mabel e o secretário de Administração e Planejamento, Creso Júnior.
Oficina Municipal
Como desdobramento imediato dessa articulação, a Prefeitura de Caém convida presidentes de associações, lideranças comunitárias, agricultores familiares e a sociedade civil para a Oficina Municipal do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais na Bahia – Sertão Vivo.
O encontro será o espaço fundamental para debater as demandas locais e desenhar as ações que serão implementadas nas comunidades caenenses.
EVENTO: Oficina Municipal do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais na Bahia – Sertão Vivo.
QUANDO: 04 de agosto de 2026 (terça-feira)
Horário: Das 8h30 às 12h
Local: Auditório Manoel Gonçalves Moreira
Endereço: Av. Otávio Mangabeira – Caém-BA
Publicidade
VÍDEOS