Por que precisamos dormir bem para manter nossa saúde?

18 de setembro de 2019, 07:28

Falta de sono pode causar vários problemas de saúde e levar à morte precoce (Foto: Reprodução)

Todos sabemos que uma boa noite de sono nos deixa sempre mais bem dispostos.

Mas, e que a falta dele pode causar vários problemas de saúde e levar à morte precoce, você sabia?

Quem diz isso é Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos.

Walker é autor do livro Why We Sleep (Por que dormimos, em tradução livre).

Segundo ele, estamos dormindo cada vez menos.

“As pesquisas da década de 40 mostram que um adulto médio dormia 7,9 horas. Agora, esse número está perto de 6,75 horas”, diz.

Mas faz diferença?

“Toda doença que parece estar nos matando no mundo moderno, do câncer ao mal de Alzheimer, infarto, diabetes, obesidade, derrame e até suicídio tem ligações significativas — e causais — com a falta de sono”, explica.Então, por que estamos dormindo menos?

Nosso relógio interno usa a claridade para programar quando estamos acordados ou dormindo.

Mas a invenção da luz artificial mudou nossas vidas – e piorou nosso sono.

Ela interfere nos nossos ciclos circadianos – como é chamado o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

A OMS recomenda 8 horas de sono por noite.

Sendo assim, Walker dá algumas dicas para uma boa noite de sono.

“Antes de mais nada, priorize seu sono. Além disso, há cinco coisas que você pode fazer”, diz ele.

Veja as dicas:

  • Durma e acorde nos mesmos horários, durante a semana e no fim de semana
  • A sociedade moderna é privada de escuridão, então, tente apagar as luzes à noite, talvez deixando apenas metade delas acesa
  • Mantenha seu quarto resfriado, a uma temperatura em torno de 18°C. Nosso corpo precisa de uma queda de temperatura para pegar no sono
  • Não fique acordado na cama; nosso cérebro acaba mal acostumado. Se ainda estiver acordado, levante-se, vá para outro cômodo, leia um livro e só volte para o quarto para dormir
  • Evite cafeína depois das 14h; isso faz você ficar acordado e impede o sono profundo. Finalmente, beber álcool durante a noite não é bom. É sedativo. O álcool apenas ‘te derruba’

“O sono insuficiente está por trás de várias causas de morte, leva à morte prematura”, acrescenta.

Com informações BBC e G1

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

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