Partido aponta graves irregularidades e pede suspensão de pesquisa da Séculus

03 de março de 2026, 15:00

(Foto: Divulgação)

O Avante acionou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia pedindo a suspensão imediata da pesquisa registrada sob nº BA-09740/2026, realizada pela Seculus Consultoria e Assessoria. A legenda aponta o que classifica como graves irregularidades metodológicas, estatísticas e financeiras e solicita liminar para impedir a divulgação do levantamento.

Na ação, o partido afirma que a pesquisa não detalha quais cidades e bairros foram pesquisados, nem quantos entrevistados foram ouvidos em cada localidade. Sustenta que a ausência dessas informações compromete o plano amostral exigido pela resolução do TSE e abre margem para direcionamento de resultados, o que poderia ferir a transparência do processo eleitoral.

O Avante também questiona o questionário aplicado aos eleitores e a forma de apresentação dos nomes dos pré-candidatos. Segundo a representação, haveria diferença de proporção gráfica no disco exibido aos entrevistados, com destaque para o nome de ACM Neto em relação ao de Jerônimo Rodrigues, o que poderia influenciar a escolha do eleitor.

Em 2022, o Instituto Séculus errou todas as pesquisas divulgadas para o Governo da Bahia. Em todos os levantamentos feitos, ACM Neto (União Brasil) aparecia com ampla vantagem sobre Jerônimo Rodrigues (PT).

Publicidade

VÍDEOS