OUROLÂNDIA: Vereadores pedem instauração de CPI para investigar prefeito por má gestão

01 de julho de 2025, 14:37

Prefeito de Ourolândia, Zé do Povo (Foto: Facebook)

A crise na Prefeitura de Ourolândia atingiu um novo patamar. Em requerimento protocolado nesta segunda-feira (30), vereadores do município formalizaram um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do prefeito José Raimundo de Souza, o Zé do Povo (União), sob acusações de má administração, desperdício de recursos públicos, entre outros problemas.

O documento, assinado pelos vereadores Jeanes Ribeiro, Cícero Soares, Sandro da Silva e Janilton Jatobá destaca: “Diante da gravidade dos fatos, da comoção social gerada e do dever constitucional de fiscalização ao Poder legislativo é imprescindível a constituição da CPI para apurar os atos do chefe do Poder Executivo Municipal, identificando responsabilidades e propondo medidas cabíveis para corrigir as irregularidades, inclusive com eventual responsabilização administrativa, civil ou penal”.

Entre os principais pontos destacados no requerimento estão:

Ausência de obras e investimentos públicos, apesar do regular recebimento de verbas federais e estaduais;

Atrasos constantes nos salários dos servidores municipais;

Situação crítica no Hospital Municipal, com relatos de falta de insumos básicos e profissionais;

Indícios de descaso com princípios como legalidade, moralidade e transparência na condução da gestão pública.

Conforme o vereador Janilton Jatobá, a proposta da CPI visa apurar os atos do prefeito, identificar responsabilidades e propor medidas cabíveis e que esse novo episódio se soma ao recente escândalo das contratações ilegais, pelo qual o prefeito foi multado pela Justiça por desobedecer a ordens judiciais e contratar sem concurso público e sofreu como consequência, o bloqueio de bens e cartões de crédito.

“Com popularidade em queda livre e acumulando processos, Zé do Povo vive o momento mais turbulento de sua gestão. A falta de planejamento, a paralisia administrativa e os seguidos escândalos transformaram Ourolândia em palco de um verdadeiro colapso político e institucional”, enfatiza o vereador Janilton.

ABAIXO, FAC-SÍMILE DO REQUERIMENTO: