Ourolândia: Professor Mário é agraciado com o Título de Cidadão Ourolandense

23 de setembro de 2020, 19:33

A honraria foi uma indicação do vereador Moisés de Lima, ex-aluno do homenageado (Foto: Divulgação)

 

Em sessão solene realizada no último dia 11, na Câmara de Vereadores de Ourolândia, o professor de História e multicultura e atual diretor do Colégio Estadual daquele município, Jacimário Alves da Silva, conhecido como Mário de Rosa, foi agraciado com o Título de Cidadão Ourolandense, como reconhecimento aos serviços prestados à educação e à cultura da cidade.

A honraria foi uma indicação do vereador Moisés de Lima, ex-aluno do homenageado. O professor Mário é casado com Rosa Maria e tem dois filhos, Robson e Mariana Vitória. Em 2009, concorrendo com mais de 60 projetos, Mário teve um dos seus trabalhos premiado, ficando na primeira colocação do ‘Prêmio Servidor Cidadão do Estado da Bahia,’ por ser o idealizador do Marco Movimento de Arte Cultura, que reúne teatro, poesias, músicas, desfiles com bonecos gigantes e até mesmo corrida de rua, evento realizado anualmente há 13 anos.

Nos intervalos das aulas e nas horas vagas o professor Mário trabalha com aulas de teatro para seus alunos, o que incentivou na criação do grupo teatral Castro Alves que já realizou apresentações em diversas cidades.

“Agradeço a todos os ourolandenses que me receberam de braços abertos, principalmente nossos alunos e seus pais. Agradeço também ao nosso ex-aluno e atual vereador Moisés pela indicação desta homenagem que muito nos orgulha, o de nos tornarmos cidadão ourolandense. Aos demais vereadores que aprovaram este importante título, muito obrigado”, agradeceu Mário, ressaltando que abraçou a causa da cultura na cidade que aprendeu a gostar.” Não possuímos condições financeiras, mas temos nosso trabalho que é a educação e a cultura, e nada mais justo que dividir e repassar o aprendizado para jovens e adultos que comungam com amor às causas educacional e cultural. Obrigado a todos”.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS