O perigo das fake news foi o tema da Live do Dia da Imprensa da JMC/Yamana Gold

01 de junho de 2021, 22:00

Profissionais de imprensa de Jacobina participaram da Live que discutiu, entre outras coisas, o perigo da fake news na comunicação (Foto: Reprodução)

A empresa de mineralização JMC Yamana Gold de Jacobina realizou nesta terça-feira (1), o Dia da Imprensa com debate sobre o papel da comunicação e o perigo das fake news, através de evento virtual com participação de jornalistas, radialistas, blogueiros e outros profissionais da comunicação.

A gerente de jornalismo da rádio Sociedade da Bahia, a paulista Silvana Oliveira, e a atriz e apresentadora do programa Mosaico Baiano, Maria Menezes, foram as convidadas para o bate-papo virtual.

Este é o segundo ano em que a JMC realiza o Dia da Imprensa de forma online, em virtude da pandemia da Covid-19. Ano passado o convidado foi o radialista e apresentador da rádio A Tarde FM, Jefferson Beltrão.

Num momento descontraído o evento de confraternização à distância e individual reuniu profissionais da Imprensa escrita, falada e televisiva de Jacobina.

Os participantes interagiram com os convidados/palestrantes e puderam emitir opiniões sobre os temas do evento e fazer questionamentos. O comunicador Maurício Dias da emissora de rádio Clube FM, destacou que o Brasil é considerado um dos países que mais produz fake News, o que pode está relacionado a questões culturais, indo de encontro às outras sociedades com outras bases de formação que reagem com maior contundência e exigência  a tais práticas criminosas.

Gervásio Lima, do site NOTÍCIA LIMPA, questionou o papel do ‘jornalista de verdade’ na busca da informação real. Para o jornalista, com toda a tecnologia e facilidade de acesso às informações repassar o que não foi pesquisado em um simples acesso a uma ferramenta de consulta e pesquisa confiável da Internet é considerado um ato irresponsável e uma clara demonstração de mau profissionalismo.

Boas Festas!

VÍDEOS