O palhaço da vida real

16 de abril de 2024, 11:14

(Foto: Gervásio Lima)

*Por Gervásio Lima. –

Determinados comportamentos atingem um nível de ridicularidade tão grande quanto o tamanho de uma verdadeira ‘anta’. O modo de agir é um acusador natural do que se pode esperar de alguém que usa a sátira como uma premissa, uma forma de caçoar tanto os que estão próximos quanto os que estão longe. Um palhaço de piadas prontas, sem graça, mas repletas de gracejos.

O humor faz parte do relacionamento humano, é uma forma de demonstrar empatia, alegria e outros sentimentos que proporcionam o bem. Este é o bom humor, uma característica das pessoas que vivem de maneira leve, cultivam atitudes de cortesia, são hábeis em desenvolver emoções positivas, recordam com frequência bons momentos e procuram transmitir serenidade e esperança.

Chacotear a vida alheia, inclusive a dos que lhe confiaram o direito de representá-los, é uma brutalidade sem tamanho, quiçá uma traição típica do ingrato, dos incautos e insolentes, que veem seu semelhante como um instrumento manipulável, como marionete.

Para aqueles que conhecem e sabem usar a capacidade positiva da internet, principalmente das redes sociais, não é difícil diferenciar o lobo do cordeiro. Basta uma simples pesquisa, ‘dar um google’, para conhecer ou obter informações daquilo ou daquele que se tem curiosidade. Tomando, claro, os devidos cuidados para não ser vítima de fake news.

Se o boi tivesse noção da proporção do seu tamanho frente ao do vaqueiro, não estaria sujeito a chicotadas, ao uso de canga e nem seria marcado com ferro quente.

Se o pobre fica rico quando está bêbado, o rico fica pobre quando precisa do pobre para ficar mais rico.

A jiboia, após a alimentação, hiberna por um bom tempo, mantendo-se em estado de letargia para digerir a presa. Para ficar protegida durante a hibernação, busca locais isolados.

O bom é saber que o perigo de ser atacado por um animal que hiberna é praticamente nulo se forem respeitadas as regras da natureza.

Bicho que hiberna não morde

*Jornalista e historiador