O egocentrismo é o principal alimento do narcisista
05 de novembro de 2024, 14:54
(Foto: Gervásio Lima)
*Por Gervásio Lima –
Esperar que o outro faça aquilo que mesmo com a habilidade que se imagina possuir não consegue fazer, é transferir responsabilidade com a clara confissão de incapacidade. Tal comportamento beira a covardia e é típico dos que veem a falta de humildade como uma característica positiva.
O acompanhamento do processo de determinada tarefa não quer necessariamente dizer que a opinião daquele indicado para supervisionar, mesmo que utilizando do seu aprendizado teórico e prático, é o suficiente.
É essencial respeitar o outro, entendendo que limitações são apenas uma fase do aprendizado.
O hoje é um complemento do amanhã e o resultado do ontem. A vida é uma novela de autoria e roteiros individuais. Evitar atalhos desconhecidos pode evitar prejuízos. Seguir em frente, sem invadir sinais e aceitando regras, é uma demonstração de cidadania, comportamento inerente aos que procuram viver em sociedade. Os que defendem o coletivo como verdadeira arma para fazer valer direitos.
Analisar antes de avançar é um importante passo para espantar decepções e possíveis arrependimentos. A sombra de uma ação indesejada assusta, um planejamento elaborado para beneficiar apenas um indivíduo, idem.
O egocentrismo é o principal alimento do narcisista, pessoa que foca predominantemente no poder e na aparência, em vez de focar na empatia e na valorização do próximo.
“Nada perde o seu valor por ser simples. Muito pelo contrário, a simplicidade é a essência de tudo que realmente é grande” – Edna Frigato
*Jornalista e Historiador
Boas Festas!