Número de casos suspeitos de Covid-19 cai para 3 no Brasil
16 de fevereiro de 2020, 00:35
Os pacientes monitorados pelas autoridades de saúde estão nos Estados de São Paulo (2) e Rio Grande do Sul (1) (Foto: Reprodução)
Caiu para 3 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, informou neste sábado (15.fev.2020) o Ministério da Saúde. Até esta 6ª feira (14.fev), 4 pacientes eram monitorados por suspeita de terem contraído Covid-19 – nome científico atribuído à nova doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Os pacientes monitorados pelas autoridades de saúde estão nos Estados de São Paulo (2) e Rio Grande do Sul (1). Até o momento, nenhum caso de Covid-19 foi confirmado no Brasil e 45 suspeitas foram descartadas.
Um dos pacientes com suspeita de infecção foi identificado neste sábado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se de 1 homem adulto, morador da capital paulista, que tem histórico de viagem à China – de onde o novo coronavírus se espalhou.
O outro paciente com suspeita de Covid-19 no Estado é de Campinas. Os 2 estão em isolamento domiciliar e, segundo as autoridades paulistas de saúde, seus familiares foram orientados a usar máscaras e a seguir outros protocolos de prevenção.
As autoridades sanitárias paulistas também estão preocupadas com a chegada de 1 navio, ao Porto de Santos, que iniciou viagem a partir de Cingapura e passou por portos chineses no último mês. Duas pessoas que estão a bordo apresentaram sintomas de gripe durante a viagem, mas já se recuperaram, segundo informações da TV Globo.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) irá inspecionar a embarcação assim que ela atracar, o que está previsto para ocorrer na 2ª feira (17.fev). Todas as pessoas a bordo serão examinadas ao chegar ao Brasil.
Também neste sábado (15.fev), o Ministério da Defesa divulgou boletim informando que o grupo de brasileiros e parentes repatriados da China e que estão isolados em quarentena em uma base militar em Anápolis (GO) foram submetidos a novos exames clínicos. Todos seguem sem apresentar nenhum sintoma de Covid-19. Caso o quadro permaneça inalterado, o grupo deve ser liberado no dia 27 de fevereiro.
Boas Festas!