Notícias Winnie Mandela não consegue recuperar casa familiar de Nelson Mandela

19 de janeiro de 2018, 16:58

O Supremo Tribunal de Apelações da África do Sul arquivou nesta sexta-feira um processo movido por Winnie Madikizela-Mandela, ex-esposa de Nelson Mandela, e que queria assumir a casa familiar do Prêmio Nobel da Paz.

Em seu testamento, onde não cita Winnie Madikizela-Mandela, Nelson Mandela, morto em 2013, pediu que sua casa em Qunu (leste) fosse “usada por toda a vida por sua família, para preservar a unidade do clã Mandela”.

Winnie Madikizela-Mandela afirma que a casa pertencia a ela, de acordo com a jurisprudência local, já que era ela que a comprou em seu nome em 1989, quando Nelson Mandela estava preso e o casal ainda estava casado.

“Uma pessoa razoável (…) teria reivindicado o direito de propriedade antes da morte de Mandela. Esperar por ele morrer é extremamente prejudicial para (…) seus herdeiros, já que sua versão dos eventos não é plausível”, considerou o juiz Jeremiah Shongwe.

Nelson Mandela, líder da luta contra o apartheid, passou 27 anos nas prisões do regime racista antes de se tornar o primeiro presidente negro do país em 1994.

Após a sua libertação da prisão, foi recebido como herói por sua esposa Winnie e por milhares de seus apoiantes.

Os excessos desta mulher de forte caráter, de discurso violento, rapidamente a afastaram de seu marido. O casal, casado em 1956, se divorciou em 1996.

Nelson Mandela legou seus bens à sua última esposa Graça Machel, seus filhos e netos, bem como colaboradores, escolas e seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC). Ele não deixou nada para Winnie.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS