Não repetir o mesmo erro é fundamental

19 de julho de 2024, 12:59

(Foto: Gervásio Lima)

*Por Gervásio Lima –

Indecisões, trapalhadas, bate-cabeças, vaidades e até mesmo maldades fazem parte da bagunçada ‘gramática política’, no período pré-convenções partidárias, em diversos municípios. O ‘agora é ele ou ela’ tem mudado frequentemente para ‘agora já não é mais ele, nem ela’; o ‘agora vai’ para ‘não foi’, e assim por diante.

Ao contrário do objetivo principal da escolha eleitoral, a consulta popular tem dado lugar a um jogo onde as peças do tabuleiro se movem de acordo com as vantagens oferecidas aos que estão jogando, em detrimento da vontade do eleitor.

Desprovidos de respeito, caráter e outras atitudes que se espera do processo, indivíduos já apresentam o que pode vir a ser o seu ‘modus operandi’, caso consiga transformar  o desejo em realidade.

O que começa errado, continua errado e quase sempre acaba errado. Uma atitude muito importante, que para muitos não é valorizada, o direito do exercício da cidadania através do voto, é talvez uma das principais demonstrações de responsabilidade dos que prezam a coletividade e a harmonia social no seu habitat.

Uma ação impensada, que poderia ser das mais plausíveis e democrática, pode se transformar em um aterrorizante pesadelo e desastre para os que sonham com o bom funcionamento dos serviços essenciais, como saúde e educação; sem perseguições e sem gaiatices.

Depois do “pirilililiI” da urna eletrônica, já era. Se a consciência e a certeza de que realmente avaliou a vida pregressa dos escolhidos prevalecerem, certamente  não haverá arrependimentos e decepções.

É necessário evitar e, se possível, banir da vida pública estelionatários eleitorais; aqueles que agem apenas de acordo com as suas conveniências, bem como os que, desprovidos de empatias e de liderança nata, acreditam que a condição financeira é suficiente para engabelar o ‘votador’.

Errar é humano, mas não repetir o mesmo erro é fundamental.

Forte é o povo!

*Por Gervásio Lima – Jornalista e Historiador

Boas Festas!

VÍDEOS