Na pior campanha da sua história o Jacobina é rebaixado do Baianão de Futebol

24 de julho de 2020, 08:27

Com time montado de última hora, o Jacobina é derrotado pelo Doce Mel na Arena Cajueiro, em Feira de Santana (Foto: Reprodução)

O time do Jacobina se despediu na tarde desta quinta-feira (23), da elite do Campeonato Baiano de Futebol. Em jogo disputado no Estádio Arena Cajueiro, em Feira de Santana, o plantel jacobinense sucumbiu diante da equipe do Doce Mel, representante da cidade de Ipiaú, com um elástico placar de 4 X 0.

Depois de um período de mais de 4 meses paralisado por conta da pandemia de Coronavírus, a Federação Baiana de Futebol (FBF), decidiu pelo retorno da competição estadual com jogos realizados sem as presenças das torcidas e com outras medidas de prevenção. Tal decisão não foi aprovada por unanimidade, mas como disse um dirigente de clube, ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’, assim aconteceu e a bola rolou com todos os jogos realizados no mesmo horário (16h), desta quinta-feira.

A diretoria do Jegue da Chapada chegou a buscar o adiamento da volta da competição mas teve seu pedido negado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O time alegava a dificuldade em montar uma equipe com condições de competir de última hora. Em entrevista à uma emissora de rádio o vice-presidente do Jacobina, Rafael Damasceno lamentou a forma que a FBF se comportou e as exigências impostas.

Fundado em 1 de dezembro de 1993, o Jacobina Esporte Clube (JEC), estreou na 1a. divisão do Baianão depois de vencer a Copa Interclubes, em 1994. Rebaixado no mesmo ano, o JEC voltou para a elite do futebol do Estado em 2014, permanecendo até este ano, quando realizou a pior campanha da sua história. Considerada a torcida mais animada por várias temporadas, sendo inclusive premiada pela FBF, a ‘Jegue de Ouro’ ainda não se pronunciou oficialmente sobre o rebaixamento.

O Jacobina voltará a campo às 16h deste domingo (26), em jogo contra o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, apenas para cumprir tabela.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS