Ministério Público Eleitoral contesta mais de 800 candidaturas no país

31 de agosto de 2022, 09:34

Nomes como Daniel Silveira, Eduardo Cunha e Roberto Jefferson estão entre os que tiveram a candidatura impugnada (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) contestou, até o momento, o registro de mais de 800 candidaturas das eleições de outubro deste ano. O número diz respeito a registros para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital.

O balanço parcial divulgado nesta terça-feira (30) inclui dados das impugnações feitas pelo Ministério Público em 21 unidades da Federação. 

Para a disputa das eleições, os candidatos precisam atender requisitos previstos na legislação, além de não estarem enquadrados nas causas de inelegibilidade, como as previstas na Lei da Ficha Limpa. 

A maior parte dos pedidos de impugnação foram feitos a candidaturas para os cargos de deputado estadual e federal. O estado com o maior número de impugnações foi São Paulo, com 225 contestações, sendo seguido por Paraíba, com 96, Mato Grosso, com 55 e Rio Grande do Norte, com 50.

Entre os nomes conhecidos que tiveram a candidatura contestada, estão o ex-deputado federal Eduardo Cunha, o ex-governador do Rio Wilson Witzel e o deputado federal Daniel Silveira. Além deles, o candidato à presidência Roberto Jefferson também teve a candidatura impugnada. 

Ig Último Segundo

Boas Festas!

VÍDEOS