Milhares de candidatos participam do Enem neste domingo (3), em Jacobina; com destaque para o apoio da SEC/BA aos estudantes da rede pública estadu

03 de novembro de 2024, 15:06

A aluna Kalinne Victória do Colégio Estadual em Tempo Integral Arnaldo Oliveira, de Caém, chega no local da prova 'esbanjando' confiança (Foto: Notícia Limpa)

Os portões de acesso aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 foram fechados e, às 13h30 (horário de Brasília), começaram as provas do primeiro dia em todo o Brasil, neste domingo (3). O Enem é aplicado ao mesmo tempo em todo o país. Por essa razão, o cronograma de aplicação da prova segue o horário oficial de Brasília para os alunos de todos os estados. No primeiro dia de aplicação do Enem, os participantes responderão a 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa.

Em Jacobina a movimentação nas imediações dos locais de provas já era percebida pouco depois do início da manhã. Muitos participantes chegaram cedo para não perder o horário, como a estudante Alana Dias. Segundo ela, a ansiedade a fez sair de casa antes das dez horas para evitar atraso.

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC), através dos núcleos territoriais de educação (NTE’s), distribuiu kits para os estudantes da rede estadual de ensino. Os kits incluem itens como canetas, garrafas de água, camisetas com a frase “Tô com você no Enem”, material motivacional e informações úteis para o dia da prova.

Alunos das unidades escolares dos municípios pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16), receberam, além do kit, lanches e água mineral, e tiveram o transporte para os locais das provas em Jacobina garantidos. Conforme a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, cerca de 30 ônibus foram locados para transportar os alunos.

A diretora que esteve em alguns locais de provas e recepcionando participantes durante a manhã, destacou o que chamou de ‘força tarefa’ por parte de professores, coordenadores e gestores das escolas para proporcionar maior organização e tranquilidade aos alunos. “O NTE e as unidades escolares trabalharam em conjunto para que os alunos se sintam apoiados e tranquilos na hora do exame. Sabemos da importância do Enem para os alunos, principalmente para os que tem o exame como a principal forma de acessar um nível superior, tanto nas universidades públicas como nas particulares”, disse Nazaré, destacando o compromisso da Secretaria Estadual de Educação em oferecer um ensino de qualidade e humanizado.

ENEM – Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Alunos chegam para fazer a prova em um dos locais de prova em Jacobina

Estudantes do Colégio Arnaldo Oliveira da cidade de Caém

Ônibus locado pela Secretaria de Educação da Bahia deixa participantes no CEDBC, em Jacobina

Participante recebe kit com lanche e água mineral distribuído por representantes do NTE 16 na entrada do local de prova

A Diretora do NTE 16, Nazaré Costa e a diretora do CEDBC, Magna Cristina Maia deram as boas vindas aos participantes na entrada da unidade escolar

Boas Festas!

VÍDEOS