Método de acupuntura auxilia no tratamento de doenças patológicas femininas

14 de maio de 2021, 21:17

A prática oferece inúmeros benefícios para patologias dolorosas (Foto: Reprodução)

A acupuntura se trata de um método que vem sendo utilizado com o intuito de melhorar a imunidade e auxiliar no tratamento de problemas emocionais e físicos. A prática desta técnica garante efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, sendo geralmente  recomendadas pelos próprios médicos, a fim de restaurar o equilíbrio adequado do corpo.  

Para as mulheres, o uso da acupuntura como tratamento é uma ótima solução para aquelas que possuem patologias dolorosas, principalmente quando estão relacionadas às cólicas menstruais, dores pélvicas e dores associadas à endometriose.

Além disso, a técnica também pode ser utilizada para amenizar os efeitos causados pela Tensão Pré-Menstrual, diminuindo até mesmo mastalgias – dores nas mamas durante a fase que antecede o ciclo menstrual. 

Outro benefício dado pela ação da acupuntura é o tratamento de sintomas da menopausa, especialmente contra os calores e a sudorese noturna. As aplicações também agem contra o ressecamento vaginal – o que é bem comum durante esse período .

O procedimento também pode ser feito para a regulação do ciclo menstrual e para a melhora da ovulação.

A técnica costuma ser indicada em patologias ginecológicas, reforçando o tratamento clínico ginecológico convencional, sendo definida conforme o diagnóstico dado durante a realização de uma avaliação. 

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, o Dr. Luciano Curuci, Ginecologista e médico Acupunturista do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, relatou que toda pessoa pode se submeter à acupuntura, independente de sua idade ou patologias prévias associadas. 

Luciano também ressalta que, além do procedimento ajudar em problemas como a cólica menstrual e dores pélvicas, ele auxilia casos de cefaléia menstrual, fluxos menstruais aumentados (menorragia), síndrome dos ovários policísticos, anovulação crônica, dispareunia (dor nas relações sexuais), insônia, sintomas do climatério (menopausa), náuseas e vômitos na gestação e também nas lombalgias que acometem 70% das gestantes.

Desta maneira, vemos que a prática deste método está sendo cada vez mais utilizada em questões que envolvem à saúde, garantindo o bem-estar e leveza durante o tratamento de determinados diagnósticos.

Boas Festas!

VÍDEOS