Mel com canela. Remédio natural ou grande mito urbano?

26 de agosto de 2020, 18:55

Várias afirmações sobre a mistura de mel e canela parecem boas demais para ser verdade (Foto: Reprodução)

Omel e a canela são dois ingredientes naturais com múltiplos benefícios comprovados para a saúde. Porém, algumas pessoas afirmam que, quando esses dois ingredientes são combinados, podem curar quase todas as doenças.

Mas estas afirmações sobre a mistura de mel e canela parecem boas demais para ser verdade… E, na realidade, nenhum estudo científico demonstrou até hoje que esta combinação pode ser benéfica. Mas, é claro que mal não faz!

Aqui estão algumas das alegações populares, mas não comprovadas, sobre a junção de mel e canela:

Cura a gripe comum. O mel e a canela têm fortes propriedades antibacterianas, mas a maioria das gripes é causada por vírus.

Trata a acne. Embora as propriedades antibacterianas de ambos os ingredientes possam ser benéficas para a pele propensa a acne, os estudos não exploraram a capacidade da mistura para o efeito.

Alivia a dor da artrite. O mel e a canela reduzem a inflamação, mas não há prova de que a aplicação desses alimentos na pele pode reduzir a inflamação nas articulações.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS