MEC divulga lista dos aprovados na primeira chamada do Sisu 2018

29 de janeiro de 2018, 09:50

Ao todo, são oferecidas 239.716 vagas, distribuídas em 130 instituições de ensino em todo o País; matrículas terão início nesta terça e vão até o dia 7

 

 

Puderam se inscrever no Sisu 2018 os estudantes que fizeram as provas do Enem e que não tiraram zero na redação
Os estudantes que se candidataram às vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018) já podem descobrir, a partir desta segunda-feira (29), se passaram na primeira chamada . Isso porque a lista foi divulgada hoje pelo Ministério da Educação (MEC).
A divulgação da lista de aprovados na primeira chamada do Sisu 2018 foi feita na página do programa pela internet. Ao todo, são oferecidas 239.716 vagas distribuídas em 130 instituições em todo o País.

As instituições de ensino que têm convênio com o sistema de seleção são universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Além disso, é importante que os candidatos aprovados se atentem ao período de matrícula, que começa nesta terça-feira (30) e vai até o dia 7 de fevereiro.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC , utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Puderam se inscrever no Sisu os estudantes que fizeram as provas do Enem no ano passado e obtiveram nota acima de zero na redação. No processo, foi necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

O MEC também deve divulgar hoje o balanço do número de candidatos inscritos este ano. As inscrições começaram no dia 23 de janeiro e foram encerradas à meia-noite de sexta-feira (26).
De acordo com o MEC, mais de 1,9 milhão de estudantes já haviam efetivado suas inscrições desde a abertura do prazo até o meio-dia da sexta .

Lista de espera
Também nesta segunda-feira, os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do programa, que aceitará inscrições até o dia 7 de fevereiro. Os alunos que estiverem na lista de espera do Sisu 2018 serão convocados diretamente pelas instituições de ensino a partir do dia 9 de fevereiro. Com informações da Agência Brasil.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS