Mãos secas devido a desinfetante? 4 dicas para mantê-las bem hidratadas

24 de outubro de 2020, 13:25

A necessidade de higienizar as mãos constantemente também faz com que a textura da pele fique ainda mais áspera (Foto: Reprodução)

Lavar louça, usar produtos de limpeza para a casa, e agora o uso excessivo (e necessário) de álcool em gel, acaba prejudicando a pele, principalmente as mãos. Tem as mãos ressacadas, ásperas ou rachadas? Não se desespere, infelizmente trata-se de um problema bastante comum.

Adicionalmente, as unhas também tendem a serafetadas, as cutículas muitas vezes secam, o que faz com que surjam peles em volta dos dedos.

Porém, há solução! A revista Marie Claire britânica consultou duas especialistas que sugerem algumas dicas para ajudar a manter as suas mãos bonitas e macias – durante todo o ano.

1. Faça uma máscara

“Para conquistar mãos bem hidratadas e reparar a pele, faça uma máscara de mãos à noite”, afirmaNichola Joss, especialista em cuidados com a pele, em declarações à Marie Claire .

“Aplique uma camada extra decreme para as mãos, coloqueluvas de algodãoe deixe o produto agir durante a noite toda. Isso ajudará os ingredientes do creme a penetrarem mais profundamente na pele,hidratandoereparando”.

2. A importância de esfoliar

“Se sentir as mãos secas ou ásperas, faça umaesfoliação suavepara remover a pele morta eamaciálas“, explica Joss.

A especialista sugere aplicar um pouco deesfoliante para o rostomisturado comágua quentepara uma pele super macia.

3. Proteja as mãos ao longo do dia

A especialista recomenda que tenha sempre um creme para as mãos, um na bolsa e outro em casa.

Opte por cremes que tenham FPS(Fator de proteção solar) para protegêlas, incluindo no outono e inverno.

4. Cuide das unhas

“Mãos e cutículas rachadas e ressecadas são feias, desconfortáveis e até mesmo dolorosas”, contaJess Hoffman, especialista em unhas da Sally Hansen.

“Após usar umesfoliantepara eliminar a pele morta, coloque um frasco deóleo para cutículas e unhas num recipiente comágua quente. Deixe-o lá por alguns minutos e depois massageie as unhas e cutículas com a mistura”.

No fim basta passar um creme hidratante. 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS