Manifestantes amarram prefeito em protesto contra ‘má gestão’

01 de março de 2018, 13:10

(Foto: © Reprodução/ Facebook)

Segundo o prefeito, caso se tratou de “uma total confusão, uma tergiversação [distorção] da informação”.

Como castigo por sua suposta má gestão, Javier Delgado, prefeito de San Buenaventura, cidade boliviana situada ao norte de La Paz, teria sido amarrado no último fim de semana. Conforme relata o G1, a notícia de que ele teria sido amarrado “pelas pernas” por manifestantes circulou no jornal local “El Deber”.

Segundo as palavras do prefeito ao periódico, o caso se tratou de “uma total confusão, uma tergiversação [distorção] da informação” de pessoas que queriam revogar o seu mandato. Delgado acusa os manifestantes de defenderem interesses pessoais e políticos.

“El Deber” divulgou uma foto que mostra o prefeito sentado no chão, com as pernas amarradas em uma estrutura de madeira, chamada de “cepo”. O castigo já teria sido experimentado pelo prefeito em outras duas ocasiões, em 2015 e 2016, em assentamento indígena – da etnia Tacana, da Amazônia boliviana – no povoado de Tumupasa.

“Tenho o vídeo em que eles me pedem desculpas em público. Trata-se de uma intransigência por má informação, por desinformação intencionada”, comentou o prefeito ao jornal boliviano, em trecho reproduzido pelo G1. . “[Foi um castigo] mais que físico, moral”.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS