Link informando que beneficiários do Bolsa Família ganharão R$ 470 por causa do coronavírus no WhatsApp é falso

17 de março de 2020, 16:12

Resumindo: a história que aponta que beneficiários do Bolsa Família podem ganhar um bônus de R$ 470 do governo federal se compartilharem um link no WhatsApp é falsa (Foto: Reprodução)

Em meio a toda onda de informações falsas relacionadas ao novo coronavírus, só estava faltando uma promoção falsa para roubar os dados das pessoas. Não falta mais. E, no caso de hoje, os golpistas resolveram enganar beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com mensagens que estão circulando no WhatsApp, o governo federal resolveu garantir a beneficiários do Bolsa Família um saque de R$ 470 para a compra de produtos de limpeza e máscaras. Para ganhar o benefício, a pessoa teria que entrar em um site. Leia a mensagem que circula online:

Todos os benefíciarios do Bolsa Família tem direito ao saque no valor de *R$470,00* para comprar produtos de limpeza e mascaras para prevenir o *CORONAVÍRUS!* *AGENDE SEU SAQUE:* [site]

Ao entrar no site, a pessoa se depara com uma página com um design amador e a informação de que, para ter acesso ao benefício, a pessoa teria que responder a três perguntas e compartilhar o link do site com amigos no WhatsApp. Leia a mensagem do site:

Para ajudar a COMBATER O CORONAVÍRUS, você benefíciario do Bolsa Família, tem direito ao saque no valor de R$470,00 para comprar produtos de LIMPEZA e MASCARAS para proteger sua Família! AGENDAMENTOS LIBERADOS ATÉ HOJE!

Responda as perguntas abaixo: Você é benefíciario do Bolsa Família? Sim Não Você já fez o saque no valor de R$470,00 ? Sim Não Você gostaria de fazer o agendamento do seu saque? Sim Não SALDO DISPONÍVEL P/ SAQUE: R$470,00

Para que outras pessoas possam sacar o benefício, você tem apenas 1 etapa para cumprir. 1. Clique no botão COMPARTILHAR abaixo e compartilhe em 3 GRUPOS e 7 AMIGOS! 2. Depois que você compartilhar, você poderá confirmar o agendamento do seu saque! COMPARTILHE NO STATUS Este procedimento é obrigatorio!

Beneficiários do Bolsa Família ganharão R$ 470 por causa do coronavírus em site no WhatsApp?

A mensagem se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que o governo federal liberou esses R$ 470 para quem tem Bolsa Família e compartilhar um link com amigos no WhatsApp? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem em questão, já vimos sobre o que se tratava. Na realidade, a mensagem segue o enredo daquele velho golpe que só serve para roubar dados de internautas. Mesmo que você siga todos os passos, no final, nada acontece.

Recentemente, falamos de três boatos muito parecidos que usavam como isca benefícios do governo: do falso Bolsa Escola, 13º salário do Bolsa Família e do auxílio-gás. Há até um vídeo sobre um dos assuntos. Assista:

Mesmo com esse histórico de boatos, resolvemos verificar se o governo havia liberado essa verba extra do Bolsa Família por causa do novo coronavírus. Como era de se esperar, nada encontramos a respeito do assunto.

O que há é uma proposta de ampliação do Bolsa Família. Mas nem está confirmada a informação tampouco há detalhes sobre como seria essa ampliação. Há também, no DF, um “bônus” para quem recebe o Bolsa Família para garantir a alimentação de crianças que não irão às escolas por 15 dias. Nenhuma das duas propostas tem como requisito o compartilhamento de links.

Resumindo: a história que aponta que beneficiários do Bolsa Família podem ganhar um bônus de R$ 470 do governo federal se compartilharem um link no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma isca para golpistas roubarem dados no WhatsApp.

Boatos.org

Os 7 alimentos que são ladrões de energia

Você provavelmente já ouviu falar e leu bastante sobre alimentos e suplementos que aumentam sua disposição e te deixam mais animado para encarar um treino ou até mesmo as tarefas do dia a dia. Mas também existe o outro lado dessa moeda. Não faltam vilões neste mundo na nutrição: os alimentos que são ladrões de energia e podem atrapalhar bastante sua rotina na corrida ou até mesmo se tornar um obstáculo numa prova.

Esses “ladrões” de energia atuam de diferentes maneiras no organismo. Em alguns casos, oferecem tanto açúcar que, num primeiro momento, essa elevada taxa de glicose resulta em mais disposição, mas, logo em seguida, a insulina liberada para normalizar essa glicose faz justamente o caminho contrário. E aí o cansaço chega com tudo.

Também tem aqueles alimentos que dão tanto trabalho para o sistema digestivo que muitos nutrientes são desviados para ajudar nesse processo, fazendo com que eles faltem na produção de energia em outras funções do organismo. Resultado: o corpo logo sente essa queda de disposição.

Para te ajudar a evitar esse cansaço causado pela má alimentação, acionamos três especialistas para fazer uma lista dos maiores ladrões de energia, suas principais armas e como combatê-las. Confira!

Os ladrões de energia 

Carboidratos simples

Alimentos com farinhas brancas vão roubar energia se consumidos em excesso. “Em um pré-treino, por exemplo, são aliados, mas viram vilões se não houver uma atividade física depois”, pondera Mayara Ferrari, nutricionista funcional esportiva. “Isso acontece porque a quantidade de açúcar no sangue fica muito elevada e o pâncreas libera mais insulina para quebrar todos esses carboidratos. Isso pode causar uma grande redução de açúcar no sangue, resultando em fadiga e falta de energia.”

Sal

Aquele sal extra para dar mais gosto à comida pode te deixar mais cansado. Em quantidade exagerada, o sal aumenta a pressão arterial e deixa o organismo mais desidratado porque mais água é necessária para compensar. “Ele prejudica o funcionamento adequado do organismo, que ficará a todo momento buscando esse equilíbrio. Isso dará uma sensação de cansaço e fadiga. Esporadicamente um pouco de sal não tem problema, mas abusar dele diariamente ou usar em grande quantidade é bastante prejudicial”, adverte Mayara.

Alimentos gordurosos e frituras

A gordura em excesso dificulta a digestão e atrapalha a chegada dos nutrientes à corrente sanguínea. “Como possuem uma digestão mais
lenta, eles fazem com que a circulação se concentre na região abdominal por mais tempo. Isso causa uma sensação de letargia e sonolência durante a digestão, que pode passar de três horas. E isso não é bom para quem vai se exercitar, pois precisará de boa circulação nos membros”, alerta a nutricionista Lara Natacci.

Doces

A lógica nesse caso é parecida à dos carboidratos simples: como eles são ricos em açúcar, dão um pico de energia no primeiro momento porque aumentam a quantidade de glicose no sangue, mas se a pessoa não for praticar uma atividade física logo em seguida, essa disposição logo pode virar cansaço. “O organismo vai aumentar a secreção de insulina para normalizar a glicemia, que é a quantidade de glicose no sangue. Por isso, a sensação de aumento de energia deve durar pouco e dar lugar à fadiga”, reforça Lara Natacci.

Café

O café, um dos estimulantes mais populares, também pode roubar sua energia. Ele realmente gera mais disposição num primeiro momento, mas sua ação no sistema nervoso tem como um dos efeitos a fadiga. “A cafeína, no cérebro, obstrui os efeitos da adenosina, substância que ajuda na transferência de energia e na promoção do sono, dando o efeito estimulante”, explica André Lemos, médico nutrólogo. “Por outro lado, também inibe a degradação da acetilcolina, que aumenta o estímulo muscular. E a consequência disso são o cansaço e a debilidade”, completa.

Corantes e conservantes

Presentes em muitos produtos industrializados, como nuggets, embutidos (salame, presunto, mortadela, peito de peru) e salsichas, eles
modificam o funcionamento adequado do organismo, que tenta repor o que os corantes “tiram” no processo de digestão. “Eles causam uma cascata de processos inflamatórios e oxidantes. Para reverter essa situação, disponibilizamos muitas vitaminas e minerais, fazendo com que o restante do organismo não funcione adequadamente”, destaca Mayara.

Refrigerante

O refrigerante é um dos “ladrões de energia” mais temidos. Alguns maratonistas e ultramaratonistas o utilizam durante provas quando já estão acostumados a seus efeitos, inclusive psicológicos, mas, para o organismo, eles não têm nada de “bonzinhos”. Isso porque o refrigerante, em geral, tem tudo em excesso: açúcar, sódio e corantes. Assim, desencadeia todos os processos já descritos de uma só vez. Além disso, estudos apontam que o refrigerante ainda pode atrapalhar o padrão de sono, prejudicando o descanso e interferindo na disposição.

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