Lacen confirma variantes da Covid-19 em Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Campo Formoso e Euclides da Cunha

15 de maio de 2021, 19:53

(Foto: Reprodução)

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 25 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes residentes de 88 municípios baianos. Um boletim sobre o sequenciamento foi divulgado nesta sexta-feira (14), mostrando resultados da análise dos casos de abril, confirmando a predominância das variantes mais agressivas em todo estado, sobretudo da P.1 (Manaus).

O trabalho de sequenciamento vem sendo feito há oito meses e detectou 21 linhagens do coronavírus em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), a P.2 (Rio) e a B.1.1.7 (Reino Unido).
Segundo o Boletim da SESAB foram detectados casos de Variantes do Covid – 19 nos Municípios de Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Pindobaçu, Campo Formoso e Euclides da Cunha.

Durante o período de 18 de setembro até o dia 16 de abril de 2021, a equipe do LACENBA realizou o sequenciamento de 225 genomas completos do SARS-CoV-2, provenientes de pacientes com sintomas de infecção por COVID-19, dos noveNúcleos Regionais de Saúde da Bahia.

Boas Festas!

VÍDEOS