Jovens negros são retirados à força de shopping na Bahia (Vídeo)

29 de dezembro de 2020, 15:52

(Foto: Reprodução)

Dois jovens negros foram retirados à força do Salvador Shopping, na Bahia, por seguranças do estabelecimento na segunda-feira (28). Em um vídeo que circula nas redes sociais, um dos jovens grita por socorro enquanto recebe um mata-leão e é arrastado por dois funcionários. As informações são do jornal Correio e do Uol.

De acordo com testemunhas, os meninos pareciam ter entre 12 e 16 anos. Nas redes sociais, a truculência dos seguranças foi criticada. Segundo o Salvador Shopping, os jovens foram levados para os corredores internos do shopping e depois para a polícia. Um deles foi liberado e outro encaminhado para a delegacia.

Um grupo de pessoas ficou no shopping acompanhando a ação dos seguranças. Ao Correio, um casal que conseguiu acompanhar a saída dos meninos do local afirmou que o jovem levado para a delegacia foi acusado de agressão.

Em nota ao Correio, o Salvador Shopping lamentou o ocorrido e disse que a conduta dos colaboradores envolvidos está em desacordo com as orientações e treinamentos da equipe. No entanto, o estabelecimento não informou qual foi o motivo da retirada dos meninos do local.

“O fato está sendo apurado internamente para a individualização das responsabilidades e aplicação das sanções cabíveis. Queremos reiterar que, em momento algum, concordamos com o que acontece nas imagens. O centro de compras reforça que vem dialogando com todos os órgãos competentes sobre o tema”, diz a nota.

Procurada pelo Uol, a Polícia Militar informou que foi acionada para atender uma ocorrência de agressão. Um dos vigilantes do shopping teria informado a equipe de que um menor teria agredido um dos seguranças. Os envolvidos foram levados para a DAI (Delegacia para o Adolescente Infrator).

Conforme a Polícia Civil, o menor levado à delegacia tinha 15 anos. Dois funcionários do shopping alegaram terem sido xingados e ameaçados pelo garoto, que também tentou agredi-los. Um Boletim de Ocorrência Circunstanciado foi registrado e o menor foi encaminhado à Promotoria da Infância e da Juventude.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS