Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán é condenado à prisão perpétua nos EUA

17 de julho de 2019, 12:19

(Foto: Divulgação)

O líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi condenado à prisão perpétua nesta quarta-feira (17) pela Justiça Federal dos Estados Unidos.

O juiz Brian Cogan decidiu que, além da prisão perpétua, El Chapo também foi sentenciado a entregar US$ 12,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões).

A expectativa é que ele cumpra a pena na Instalação Máxima Administrativa Penitenciária dos Estados Unidos, no estado do Colorado, conhecida como ADX, a mais restritiva no país.

El Chapo foi preso em 2016 e extraditado do México para os EUA em 2017, onde ficou isolado em uma prisão solitária por possuir um histórico de fugas de cadeias mexicanas.

Segundo a agência Reuters, momentos antes de ser anunciada sua sentença, EL Chapo falou que o período em que passou na prisão dos EUA “foi uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia”. Ele afirmou ter sido submetido a tratamento “cruel e desumano”.

As provas do processo contra ele foram coletadas desde a década de 80 e mostram que o cartel de Sinaloa contrabandeou drogas para os EUA durante os 25 anos em que Chapo esteve ativo.

Boas Festas!

VÍDEOS