João Clarindo: 30 anos dedicados ao futebol amador

12 de fevereiro de 2020, 11:12

João Clarindo dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

2014 ficará marcado por toda a vida de João Clarindo dos Santos. Neste ano, após 30 anos em atividade, o ‘mestre da arbitragem jacobinense’ como é chamado por amigos e admiradores encerrou sua brilhante carreira como árbitro amador de futebol. Rígido no cumprimento das regras do jogo, responsável e respeitado, essas eram algumas das qualidades do comprometido e atuante ‘Juiz Clarindo’.

A quantidade de jogos que atuou como árbitro principal ou assistente (bandeirinha) é incontável, mas as lembranças de vários jogos que marcaram sua trajetória não se apagam; entre os momentos marcantes, conforme relata João Clarindo, está a sua participação como assistente no amistoso entre a seleção de Jacobina e o Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, em 1987, quando a equipe carioca venceu por 1×0 o time local. Outro momento marcante, segundo o desportista, foi sua presença na reinauguração do Estádio José Rocha (1986), quando foi um dos convidados de honra do então prefeito Carlito Daltro, responsável pela obra.

Dedicado, foi aluno destaque no Curso de Árbitro Amador realizado em 1992, pela Federação Baiana de Futebol (FBF), quando conquistou o primeiro lugar entre os participantes.

Com mais de 50 finais de campeonatos em diversas cidades em seu currículo, João Clarindo passou boa parte dos seus finais de semana apitando algua partida de futebol em Jacobina ou na macrorregião. A sua fama de excelente árbitro passou a ser conhecida em toda a Bahia, ao ponto do jacobinense ser convidado pór municípios de outras regiões para atuar em partidas de importantes de campeonatos amadores, como a final do municipal de Jequié, em 1993, quando apitou o jogo onde o Atlético venceu o Flamengo por 3×0.

No último dia 8 de fevereiro, João Clarindo completou 68 anos de vida. Jacobina e os admiradores do futebol amador parabenizam esta figura que contribuiu intensivamente com o esporte do interior da Bahia por mais da metade da sua vida.

Parabéns João Clarindo!

Assinado: Futebol amador baiano.

DIVULGUE A NOTÍCIA

Justiça multa Facebook em R$ 6,6 mi por compartilhar dados de usuários

OMinistério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) decidiu multar o Facebook em R$ 6,6 milhões por compartilhamento indevido de dados de usuários cadastrados na rede social. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 30.

A multa, aplicada pelo Departamento de proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do MJSP, acontece após investigação que identificou “prática abusiva” por parte da empresa de tecnologia, que teria deixado vulneráveis dados de 443 mil usuários.

Segundo nota publicada no site da pasta, “o caso começou a ser investigado após notícia veiculada pela mídia, em 4 de abril de 2018, informando que os usuários do Facebook, no País, poderiam ter sofrido com o uso indevido de dados pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica”, que ganhou notoriedade global por ter trabalhado na campanha presidencial de Donald Trump, nos Estados Unidos, e também para a campanha do Brexit, como é conhecido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Pelo Twitter, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, destacou a decisão do ministério e afirmou que “as redes revolucionaram a forma pela qual nos comunicamos e expressamos, mas há questões sobre privacidade a serem consideradas”. O Facebook tem dez dias para recorrer da decisão.

VÍDEOS